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terça-feira, 17 de outubro de 2017

DESCUBRA COMO SE TORNAR UM PROFISSIONAL DE DESTAQUE NO MERCADO DE TRABALHO



Algumas habilidades comportamentais são essenciais para alcançar sucesso dentro do mundo corporativo


As constantes mudanças socioeconômicas e o surgimento de novas tecnologias modificaram o mercado de trabalho, principalmente em relação ao perfil do profissional procurado pelas empresas. Hoje, vive-se em um contexto chamado de Quarta Revolução Industrial, período de tendência à automatização, utilização de inteligência artificial e da robótica avançada, com o objetivo de acelerar e trazer melhores resultados para os processos e atividades gerais das organizações.

No entanto, a tecnologia não se sobrepõe ao contato pessoal. “A tendência é de que haja um investimento cada vez maior em processos humanizados, e, por isso, é preciso que o profissional invista em habilidades que fujam do caráter operacional”, afirma Guilherme Maynard, diretor da Prepara Cursos, maior rede de cursos profissionalizantes do Brasil.

Isso significa que apenas o conhecimento técnico não será suficiente, o profissional deverá desenvolver também suas capacidades comportamentais para que se adapte melhor ao atual cenário corporativo. O executivo aponta as características essenciais que devem ser exploradas para enfrentar os novos moldes do mercado de trabalho:

Ø  Resiliência
Com o cenário corporativo passando por grandes transições, é importante que o profissional seja flexível e consiga encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades em seu ambiente de trabalho. “Ser capaz de resistir à pressão em meio a uma situação de estresse e tensão é algo que destaca o profissional”, explica Maynard.

Ø  Criatividade
As áreas criativas tendem a ser valorizadas mesmo com tanto desenvolvimento tecnológico, já que não podem ser automatizadas. Portanto, ideias criativas e formas inusitadas de se resolver um problema serão sempre apreciadas pelo mercado.

Ø  Inteligência emocional
Algo que era pouco explorado nos últimos anos agora entra como uma das mais importantes competências profissionais. “A gestão das emoções permite que o profissional lide com o estresse e os obstáculos do dia a dia corporativo com tranquilidade, porém sem perder a vontade de ser bem-sucedido em suas atividades”, comenta Maynard.

Ø  Pensamento crítico
Ter a habilidade de se comunicar claramente, fazer questionamentos relevantes e analisar problemas e situações por ângulos diferentes são capacidades de extrema importância e procuradas pela maioria dos recrutadores e equipes de Recursos Humanos.

Ø  Proatividade
“Estar sempre disposto a ajudar e ter iniciativa são grandes qualidades no meio de trabalho. As organizações estão sempre à procura de profissionais que queiram contribuir para a performance da empresa como um todo”, diz o diretor da Prepara Cursos.

Ø  Conhecimento amplo
Todo profissional deverá ter sua área de expertise, porém, o conhecimento diversificado estimula a criatividade e a capacidade de inovação do indivíduo. “Portanto, destacam-se no mercado de trabalho aqueles que estão atualizados sobre acontecimentos não só de sua área, mas também sobre assuntos variados”, conclui o executivo.




Prepara Cursos





OITO DICAS PARA SE ORGANIZAR E ESTUDAR ONLINE



Saiba como aproveitar o melhor do ensino online para vencer no mercado e conseguir destaque entre os profissionais mais qualificados


A competitividade no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada. Para obter sucesso na busca por melhores oportunidades é necessário se manter atualizado e sempre buscar novos conhecimentos para se tornar um profissional qualificado. Neste caso, os cursos online são uma tendência tentadora.

Segundo dados do MEC/Inep, em 2016 o número de novos alunos na modalidade mais tradicional de ensino caiu 3,7% em todo o Brasil. Já no aprendizado on-line, o aumento foi de 21,4%. Há dois anos, 694.559 universitários ingressaram nessa modalidade de ensino. Em 2016, a quantidade de novos estudantes subiu para 843.181.

"Os cursos online têm sido uma ferramenta muito utilizada pelos brasileiros por diversos fatores, como a facilidade de se estudar em qualquer lugar, a qualquer momento, com baixo custo de inscrição e mensalidades, além do fato de que estudar em casa permite evitar problemas como o trânsito nas grandes cidades", afirma Sérgio Agudo, country manager brasileiro da Udemy, marketplace de aprendizado e ensino online.

O ensino à distância e online, pago ou gratuito, tornou-se um aliado de quem busca aprimoramento contínuo. Segundo Sérgio, ele permite complementar o aprendizado, seja para alcançar novos objetivos ou investir em uma nova carreira, além claro, de ampliar o horizonte de conhecimentos, porque é possível acessar vídeo-aulas do mundo inteiro, conhecer diversos professores e linhas de pensamento. "Contudo, ao escolher essa modalidade de ensino, é preciso se atentar a algumas dicas para manter o ritmo de estudos e aproveitar ao máximo os conhecimentos obtidos nas salas de aula virtuais, sob pena de comprometer o resultado final", destaca o executivo.

Confira abaixo oito dicas do especialista para aproveitar ao máximo do ensino online:


Estabeleça um objetivo

O universo dos cursos online é muito vasto, há diversas opções, das complexas às mais fáceis, de curta e longa duração, o que torna bem provável que o estudante fique confuso e sinta-se perdido ao escolher o curso ideal. Por isso, o ideal é traçar um objetivo claro para o seu aprendizado.

Por exemplo, se o objetivo for se tornar um programador web, o recomendado é que o aluno crie uma trajetória para atingir a excelência. Comece com um curso básico nessa área, caso tenha pouco ou nenhum conhecimento sobre o assunto. Feito isso, passe para um curso mais focado, seja em linguagem de programação ou design.


Escolha o curso ideal

A escolha dos cursos é outra tarefa árdua para quem decide estudar online. As opções entre plataformas e conteúdos são diversas e isso pode complicar a construção da sua carreira. No entanto, lembre-se que da primeira dica: se um objetivo foi traçado, então as decisões seguintes devem suportar a ideia principal.

Leia com bastante atenção a matriz curricular de cada curso para que, ao escolher os próximos, você saiba exatamente como irá complementar a sua formação. Procure pesquisar sobre o instrutor para conhecer melhor a experiência dele e como isso pode ajudar na condução das aulas. Além disso, certifique-se que o instrutor do curso oferecerá materiais complementares, como lista de exercícios, livros, vídeos, palestras, entre outros, que podem ajudar bastante no processo de aprendizado.


Explore o mundo

Um grande diferencial do ensino online é a possibilidade de se conectar com diferentes professores, de várias nacionalidades. Desta forma você pode conhecer a forma de pensar de outras pessoas sobre um mesmo assunto ao redor do mundo. Por isso, a dica é: explore o mundo.

Em alguns casos, o idioma pode ser uma barreira, mas muitos vídeos já possuem recursos de legendas, o que facilita o entendimento. Outro benefício de se "explorar o mundo" é que isso pode lhe capacitar no sentido de conhecer técnicas pouco exploradas em seu mercado de atuação. Imagine aprender uma ferramenta de marketing digital com um instrutor da Alemanha, que poucos conheçam no Brasil. Isso pode se tornar um diferencial importante na busca por novas oportunidades de emprego.


Defina sua rotina de estudos

É evidente que, ao adotar o ensino online, além das vantagens já ditas, é possível escolher o horário mais adequado para estudar. Há pessoas que aprendem melhor à noite, enquanto outras preferem estudar pela manhã. E esse é o grande benefício dessa modalidade de ensino: estudar quando você quiser.

Neste sentido, a grande vantagem dos cursos online é que eles permitem que o estudante flexibilize a sua rotina, definindo horários e frequência das aulas, além de intensificar os estudos quando tiver dúvidas ou assistir várias vezes às aulas que precisar.


Escolha o melhor ambiente

Geralmente as pessoas estudam em casa, mas esquecem de adequar os ambientes para obter o melhor resultado com o ensino. Por isso, a dica é escolher um local na casa em que você se sinta mais à vontade. Pode ser no quarto, na cama ou em uma mesa, como também pode ser na varanda ou na sala de jantar.

Ao escolher o cômodo, certifique-se que a conexão à Internet está boa, para que não haja pausas durante as vídeo-aulas; veja se a iluminação está de acordo para assistir as aulas e não danificar a visão; atente-se à ergonomia, escolhendo uma cadeira adequada ou uma posição confortável para evitar problemas de saúde, como dores nas costas.


Concentre-se

Apesar de poder assistir às aulas a qualquer momento, os alunos devem sempre se concentrar. Por isso, a orientação é desligar todos os dispositivos eletrônicos e evitar as distrações - como a TV ligada ou as mensagens que não param de chegar no celular. Peça aos familiares e amigos que respeitem seus horários de estudos e dê o máximo de foco ao curso.


Não se acanhe, pergunte

Nessa modalidade, um problema bastante recorrente é o aluno se envergonhar de eventualmente procurar o professor para esclarecer as dúvidas sobre o conteúdo lecionado. Por isso, não se sinta mal e abuse do contato pelos canais oferecidos, como e-mails ou chats, para tirar todas as dúvidas e aproveitar ao máximo tudo que for ensinado nas vídeo-aulas.


Mas e o networking?

Um ponto muito debatido do ensino à distância é a ausência do networking, mas isso não é um problema quando se aprende online, 100% conectado à Internet. Enquanto o ensino presencial permite o relacionamento com outros estudantes da mesma instituição - com interações quase sempre em português, por exemplo, o ensino online quebra barreiras e proporciona a troca de experiência com profissionais do mundo inteiro.

Ao acessar aulas online, você entra em um universo muito maior e pode se conectar com diferentes linhas de raciocínio e conhecer diversas técnicas, tudo sem sair do seu quarto e com a possibilidade de ampliar, ainda mais, o conhecimento obtido nas salas de aula virtuais.





Marketplaces móveis: conveniência e segurança são fundamentais para explorar mercados emergentes



Como a evolução dos aplicativos móveis vai mudar a maneira como você faz compras


A opção de pagar por um produto ou serviço usando o celular tem suas origens em Helsinki em 1997, quando uma lata de Coca-Cola foi comprada por meio de uma mensagem de texto. Seis anos depois desta data, 95 milhões de usuários de celulares fizeram ao menos uma compra com seus dispositivos. Não é novidade que os avanços em smartphones aceleraram o uso dos telefones para compras e pedidos, o que levou, inclusive, ao lançamento do Apple Pay e opções de pagamento para usuários do sistema Android. Agora, cerca de 448 milhões de pessoas usam seus celulares para pagar compras ao redor do mundo.

Para a maioria das pessoas, compras e pagamentos móveis já são consideradas mais ágeis e mais convenientes do que as aquisições feitas de forma física. Grande parte dos usuários está com seus celulares a todo momento e tal facilidade certamente incentiva a compra com "um clique", além de oferecer o benefício adicional de não precisar levar consigo um cartão de crédito ou mesmo dinheiro. Os mercados móveis mais eficazes permitem pedir e comprar uma variedade de bens e serviços. Assim como os consumidores preferem a facilidade e a seleção de sites como a Amazon, o hábito de comprar cada produto em um aplicativo de uma empresa diferente está desaparecendo rapidamente.


Os marketplaces, como denominamos as plataformas que reúnem diversos serviços em um mesmo local, também têm muito potencial para vendedores e companhias. Por exemplo: eles oferecem a possibilidade de promoções cruzadas entre diferentes serviços dentro do mesmo ambiente, além de aumentarem as oportunidades para coletar e analisar dados do perfil dos usuários. Assim, o serviço beneficia tanto os clientes quanto as empresas, já que permite uma experiência completa em um único local, ao mesmo tempo em que reduz os custos de aquisição de usuários e aumenta o tráfego. Também permite a entrega de pushes segmentados, o que significa que as empresas podem identificar e segmentar com precisão os clientes que mais desejam alcançar e esses clientes só receberão informações pertinentes a seus interesses.
Enquanto os marketplaces móveis e, consequentemente, as opções de pagamento explodiram, e a adoção de usuários está crescendo exponencialmente, observo algumas diferenças a serem apontadas em diferentes regiões e mercados. Quando olhamos o que está funcionando e o que não está, temos a possibilidade de explorar essas novas áreas de crescimento.


O mercado asiático

Se considerarmos o número altíssimo de pessoas que possuem telefones celulares na Ásia, talvez não seja surpreendente que tantos usuários na China, Índia e Coréia do Sul tenham adotado o pagamento móvel. A China continental lidera o caminho, contando com a maioria dos usuários de celulares que prefere comprar e pagar via marketplaces móveis, em detrimento de dinheiro ou cartões de crédito. Especialistas atribuem esse movimento à lenta adoção da China aos cartões de crédito, combinada à acelerada adoção do uso de aparelhos celulares, o que "criou uma tempestade perfeita para provedores de 'carteiras eletrônicas', como Alipay e Wechat Pay entrarem na briga". Tais marketplaces ou os chamados aplicativos 'one-stop shop', atualmente contam com mais de 650 milhões de usuários e, como resultado, os pagamentos do WeChat, juntamente com o Alipay, da Alibaba, dominam o mercado na região. Tal dominação ocorre pois, não somente varejistas podem instalar seus serviços facilmente dentro do WeChat, como os usuários podem planejar férias familiares, pedir um táxi ou até comprar roupas sem irem a lugar algum. Os aplicativos do mercado chinês nos mostram que os consumidores acham muito mais fácil, conveniente e rápido ter tudo o que eles precisam em um só lugar.
Em Hong Kong, as carteiras eletrônicas, juntamente com o cartão Octopus, foram abraçadas com entusiasmo. A Coréia do Sul também está adotando cada vez mais o pagamento móvel, com menos de 20% de suas compras sendo feitas com dinheiro. Os consumidores que usam seus telefones celulares para pagar suas compras relatam a conveniência de não terem que andar com suas carteiras ou se preocupar em levar dinheiro. No entanto, alguns países asiáticos ainda estão atrasados na adoção do pagamento móvel por conta de problemas de infraestrutura (Singapura) e uma atitude conservadora decorrente de medos de dívidas (Japão).


A região da América Latina e o futuro do pagamento móvel

A adoção de um marketplace móvel que ofereça vários serviços diferentes e permita que você pague por suas compras dentro do aplicativo tem sido mais lenta na América Latina. Isso pode ser atribuído ao fato de que os consumidores ainda não têm o hábito ou se sentem à vontade para adotar tal forma de pagamento ou, ainda, que eles imaginem que esses serviços ou produtos sejam mais caros. Além disso, ainda há alguma desconfiança e hesitação sobre o uso de celulares para pagar as compras online.

Motivados pela inovação e como líderes em tecnologia móvel no Brasil, a Movile quer ajudar a implementar essa cultura por aqui. Além disso, queremos dar às pessoas que nunca tentaram realizar uma compra móvel a chance de fazê-lo. Nosso primeiro passo é garantir aos consumidores que os marketplaces móveis e a experiência de pagamento não sejam apenas seguros, mas também uma opção barata e acessível.

Ao criar a Rapiddo Marketplace, pretendemos resolver vários desafios enfrentados pelos clientes atualmente. Na América Latina, temos usuários de celulares que são limitados, em termos da quantidade de espaço que possuem em seus telefones, dificultando a possibilidade de instalarem vários aplicativos. Também propomos uma experiência mais dinâmica e efetiva para as empresas, já que conectamos diferentes segmentos. Atualmente, os consumidores estão sujeitos a uma série de aplicativos e serviços divergentes. As empresas também acabam perdendo por conta desta falta de sinergia, pois não dialogam de maneira colaborativa para mirar potenciais clientes. Acreditamos que, ao fornecer uma plataforma capaz de realizar múltiplas tarefas, não só os consumidores, mas também as companhias terão maior probabilidade de aceitar a ideia de incluírem seus produtos e serviços em um marketplace e, por consequência, adotarem as opções de pagamento móvel.

Nosso objetivo é simplificar a vida das pessoas, não complicá-las ainda mais! Nós imaginamos que a Rappido seja esta ferramenta facilitadora e por lá os usuários podem realizar diversas tarefas, como comprar ingressos para filmes, pedir táxi, ler notícias e ouvir música. Essa integração será a chave para superar a resistência. Uma vez que mostrarmos aos consumidores a facilidade, conveniência e segurança deste segmento, provavelmente veremos, aqui na América Latina, a mesma taxa de adoção do pagamento móvel que já detectamos em muitas partes da Ásia.





Paulo Curio - Vice-presidente da Movile e diretor de Negócios da Rapiddo marketplaces, Paulo Curio se formou em Administração de Empresas com ênfase em TI na Universidade Estacio de Sá (RJ). Curio tem sólida experiência no mercado da internet e, durante anos, foi responsável por expandir a liderança da Movile no mercado móvel - no Brasil e no exterior. Agora tem a mesma missão com a Rapiddo.




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