Análise da GFK,
apresentada com exclusividade na Convenção 2017 da ABRAS, mostra que, mesmo com
os efeitos da crise, o mercado voltou a atingir um patamar 18% maior que em
junho de 2017
A GfK, uma das mais respeitadas empresas de pesquisa de comportamento de consumo do mundo, em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), acaba de constatar em um de seus mais recentes estudos, uma contínua evolução na confiança dos supermercadistas do Brasil para os próximos meses. De acordo com a pesquisa, a expectativa do varejista deve continuar subindo gradativamente ao longo do tempo, o que pode proporcionar novos investimentos no comércio. Além disso, a pesquisa revela também que, caso não existam alterações nas alíquotas tributárias, até o final do ano, os preços da Cesta Básica deverão ficar estáveis e com poucas oscilações em alguns produtos sazonais.
Expectativa para os próximos
6 meses
Por outro lado, alguns itens que compõem a cesta ABRASMERCADO tiveram queda de preços bastante expressiva nos últimos meses. É o caso, por exemplo, do feijão, com queda de 21,5%, do arroz, queda de 16,2%, da batata -22,7% e de quase todos os tipos de carnes. São quedas muito acentuadas e que trouxeram atenção redobrada aos varejistas.
Consumidores buscam informações
relacionadas a sustentabilidade
Outro dado importante para
futuro do setor é o fato das compras online estarem irreversivamente presentes
e cada vez mais relevantes para a vida dos consumidores. Segundo a GfK, 69% dos
consumidores realizam pesquisas online sobre os produtos, já 64% dos
consumidores dizem utilizar os serviços online para comparar preços entre
diferentes lojas, 56% usam o Google ou outras ferramentas de busca para encontrarem
o que precisa e 57% afirmam comprar pela internet em lojas especificas e de sua
confiança. “O consumidor ficou, verdadeiramente, omnichanel, utilizando todos
os recursos e canais disponíveis que a vida moderna possibilita. Varejistas
precisam se manter atualizados para atende-lo em suas necessidades. Fornecer
dados para essas decisões é a missão da GfK”, finaliza Marco.