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quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Cresce a expectativa dos supermercadistas para os próximos seis meses de 2017



Análise da GFK, apresentada com exclusividade na Convenção 2017 da ABRAS, mostra que, mesmo com os efeitos da crise, o mercado voltou a atingir um patamar 18% maior que em junho de 2017


A GfK, uma das mais respeitadas empresas de pesquisa de comportamento de consumo do mundo, em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), acaba de constatar em um de seus mais recentes estudos, uma contínua evolução na confiança dos supermercadistas do Brasil para os próximos meses. De acordo com a pesquisa, a expectativa do varejista deve continuar subindo gradativamente ao longo do tempo, o que pode proporcionar novos investimentos no comércio. Além disso, a pesquisa revela também que, caso não existam alterações nas alíquotas tributárias, até o final do ano, os preços da Cesta Básica deverão ficar estáveis e com poucas oscilações em alguns produtos sazonais. 
 
Expectativa para os próximos 6 meses

Na opinião de Marco Aurélio Lima, diretor executivo da GfK e coordenador do estudo, esses números refletem uma significativa retomada no ânimo dos empresários. “Sem dúvida, é um sinal que poderá trazer otimismo para o setor supermercadista. Devemos ter um segundo semestre mais aquecido que em 2016”, avalia o executivo.

Por outro lado, alguns itens que compõem a cesta ABRASMERCADO tiveram queda de preços bastante expressiva nos últimos meses. É o caso, por exemplo, do feijão, com queda de 21,5%, do arroz, queda de 16,2%, da batata -22,7% e de quase todos os tipos de carnes. São quedas muito acentuadas e que trouxeram atenção redobrada aos varejistas.



O estudo comprova também que mudanças genuínas no comportamento dos consumidores estão se tornando fatores bastante influentes para o futuro do mercado.    Atualmente, existe uma grande preocupação por parte do consumidor em relação ao impacto ambiental e ao que está sendo consumido. De olho nisso, as empresas estão cada vez mais atentas às suas responsabilidades ambientais, rótulos, ingredientes e saudabilidade.


Consumidores buscam informações relacionadas a sustentabilidade


Outro dado importante para futuro do setor é o fato das compras online estarem irreversivamente presentes e cada vez mais relevantes para a vida dos consumidores. Segundo a GfK, 69% dos consumidores realizam pesquisas online sobre os produtos, já 64% dos consumidores dizem utilizar os serviços online para comparar preços entre diferentes lojas, 56% usam o Google ou outras ferramentas de busca para encontrarem o que precisa e 57% afirmam comprar pela internet em lojas especificas e de sua confiança. “O consumidor ficou, verdadeiramente, omnichanel, utilizando todos os recursos e canais disponíveis que a vida moderna possibilita. Varejistas precisam se manter atualizados para atende-lo em suas necessidades. Fornecer dados para essas decisões é a missão da GfK”, finaliza Marco.




Combinação de estresse com a crise e restrição orçamentária das famílias aumentam vendas de genéricos para depressão e ansiedade



Participação de mercado dos genéricos avança 7,44 pontos percentuais em ansiolíticos e 6,34 pontos percentuais em antidepressivos no intervalo de 3 anos, puxando as vendas destas classes terapêuticas no país


O estresse com a crise brasileira combinadas às restrições orçamentárias das famílias estão impulsionando as vendas de medicamentos genéricos para ansiedade e depressão no país.

Estudo da PróGenéricos, com base nos dados do IMS Health, aponta que as vendas de genéricos para tratamento de depressão cresceram 21,02% em unidades no primeiro semestre deste ano contra igual período do ano anterior. No mesmo intervalo, as vendas do mercado total para esta classe de medicamentos avançaram apenas 13,01%. Os similares cresceram menos da metade dos genéricos: 6,23%; e as vendas de medicamentos de referência registram expansão de 4,22%. 

Num intervalo de dois anos, o crescimento é ainda mais expressivo. Comparando a evolução de vendas de antidepressivos no primeiro semestre, entre 2015 e 2017, a expansão dos genéricos neste intervalo foi de 42,72%. Os similares registram expansão de 15,78% no mesmo período, ao passo que os medicamentos de referência registram expansão de 2,58%.

Com o resultado, os genéricos avançaram na participação de mercado para esta classe de medicamentos. No primeiro semestre de 2015, os genéricos detinham 45,47% das vendas totais de antidepressivos no varejo farmacêutico. Em 2016, a participação subiu para 48,38% e fechou o primeiro semestre deste ano em 51,81%. Uma expansão de 6,34 pontos percentuais em três anos.

O fenômeno se repetiu com os ansiolíticos. O estudo da PróGenéricos indica que as vendas em unidades dos genéricos para esta classe terapêutica cresceram 8,47% no primeiro semestre deste ano frente a igual período do ano anterior. No mesmo intervalo, as vendas totais de ansiolíticos cresceram 3,32%. No caso dos similares, houve retração de -2,42%. Para os medicamentos de referência o desempenho também foi negativo: -3,59%.  

No comparativo dos primeiros semestres de 2015 a 2017, a vantagem dos genéricos fica ainda mais evidente. No acumulado dos primeiros semestres de 2015 a 2017, as vendas de ansiolíticos genéricos cresceram 20,43%, enquanto os similares recuaram – 22,57% e o similares amargaram retração de -8,89%.

Nesta classe, os genéricos também ganharam mercado. No primeiro semestre de 2015, os genéricos detinham 52,11% de participação nas vendas de ansiolíticos em unidades. Em 2016, este número saltou para 56,73% e alcançou a marca de 59,55% no primeiro semestre deste ano. Um salto de 7,44 pontos percentuais em três anos.

“É natural que haja um aumento do consumo de substâncias para tratar depressão e ansiedade em momentos como esse que o Brasil atravessa, marcado por crise econômica e política prolongadas”, diz Telma Salles, presidente da PróGenéricos. “E é natural também que os consumidores busquem os genéricos uma vez que as famílias estão com os orçamentos mais enxutos. O consumidor sabe que pode confiar nos genéricos e o preço e é media 60% mais barato”, completa a executiva.


Indicadores





PróGenéricos






Como preparar sua marca para o Black Friday?



Confira as estratégias para a empresa ter boas vendas no maior evento de varejo na internet

Ano após ano a Black Friday ganha mais espaço e força no Brasil, o que faz com que empresas invistam nesse período, aumentando a concorrência e forçando com que outras marcas intensifiquem suas promoções. A pergunta é: quais são os fatores chaves que farão minha marca se destacar das outras?

Acertando alguns pontos é possível que a venda da sua empresa seja intensificada durante o mês de novembro e se prolongue após esse período. Analisando a Black Friday de anos anteriores, a Search Optics concluiu que há dois fatores importantes para o empresário investir, são elas: comunicação eficiente e promoções vantajosas para o público alvo.

Confira as dicas que a Search Optics preparou para sua marca não perder nenhuma oportunidade na Black Friday 2017:


Tenha uma comunicação eficiente

Uma pesquisa realizada pelo Ebit mostrou que em 2016 as vendas por dispositivos móveis durante a Black Friday dobrou em relação ao ano anterior e 20% do faturamento total foi adquirido através de celulares e tablets.

Como o smartphone e outros dispositivos móveis são os principais modos de acesso do consumidor ao e-commerce, é importante que as marcas invistam em plataformas digitais, como sites responsivos e aplicativos, para que sua marca não se perca em meio as buscas que o consumidor fará por esses dispositivos.


Invista em campanhas de divulgação

A comunicação é a melhor forma de explorar esse período e se destacar dos concorrentes. Ao pensar em uma comunicação eficaz é preciso antes de tudo saber quem é seu público-alvo. A melhor forma de obter sucesso na Black Friday é apostando em três estratégias online em conjunto, sendo elas:

- Facebook ADS: O Facebook tem cerca de 1 bilhão de acessos diários. Por isso, invista em campanhas em uma das redes sociais mais acessadas pelo consumidor e aposte em uma segmentação adequada e geolocalizada, caso seu negócio se enquadre nessa categoria.

- Campanhas de Display do Google: Esse tipo de campanha é versátil e capaz de atingir cerca de 2 milhões de sites, aplicativos ou vídeos em inúmeros canais relevantes para que seus anúncios sejam exibidos e potencializados. Ao realizar uma campanha de display você pode selecionar uma série de canais com formatos diferentes para repercutirem seus anúncios, escolhendo o que mais tem relação com o seu negócio.

- Links Patrocinados: O Google é o primeiro canal de busca na hora em que o consumidor está fazendo uma pesquisa. Por meio de anúncios patrocinados, sua publicidade online pode ganhar mais destaque a cada vez que o seu cliente buscar o que sua empresa oferece. 

Seguindo as dicas acima, você terá uma cobertura online dos principais meios digitais para que suas campanhas atinjam o público-alvo em canais diversificados.  


Faça promoções reais e vantajosas

Já caiu no senso comum que muitos descontos que as empresas proporcionam durante a Black Friday são falsos, o que causa uma grande desconfiança nos consumidores em adquirir algum produto pelo e-commerce. Para não sofrer com esse ponto negativo é importante que a sua marca seja fiel à promoção realizada, pois o consumidor tem inúmeros meios de saber se a campanha oferecida é real ou não. Além disso, uma falsa promoção pode prejudicar a marca e comprometer qualquer ação futura.

Dentre tantas promoções, avisos e notificações, fazer com que a sua marca se destaque é essencial. Portanto, conheça seus consumidores, saiba o que os atraem e abuse desse ponto para que eles comprem com sua empresa. A promoção deve levar em consideração as necessidades do seu público e assim oferecer benefícios reais já que durante outros períodos do ano não seria possível usufruir. 

O ideal para que a Black Friday seja bem aproveitada é criar um planejamento prévio, assim os objetivos que a empresa deseja alcançar estarão claros e em cima deles é possível decidir claramente o público, as ofertas realmente benéficas e um plano de comunicação bem estruturado que se estendam durante todo o mês de novembro. Por isso, planeje-se para não perder as oportunidades da Black Friday 2017!





Eduardo Cortez - presidente LATAM da Search Optics e está a frente do desenvolvimento de oportunidades e estratégias com montadoras e marcas nacionais para o Brasil e América Latina. 



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