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segunda-feira, 26 de setembro de 2016

6 práticas para manter-se no controle das emoções no ambiente de trabalho




O ambiente de trabalho pode ser amigável, mas tem fortes tendências a ser hostil, como uma arena ou campo de batalha pela responsabilidade natural da atividade exercida pelo profissional, metas a serem atingidas e relacionamento interpessoal com os colegas.

Diferentes emoções transitam dentro deste ambiente e é preciso estar preparado para lidar com estes sentimentos que se cruzam, chocam e querem sobressair, caso contrário pode resultar em quadros de transtornos psicológicos e emocionais.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, no Brasil, nos últimos dez anos, a concessão de auxílio-doença devido a transtornos psicológicos e emocionais aumentou quase 20 vezes. Atualmente são a segunda maior causa de afastamento do trabalho.

A hipnoterapia, trabalho terapêutico realizado por meio da hipnose clínica, apresenta-se como uma ferramenta efetiva no desenvolvimento das capacidades mentais dos indivíduos para que possam desempenhar o papel de profissional com maior maturidade psicológica e, por fim, blindá-lo de transtornos psicológicos advindos do trabalho.

Veja 6 práticas hipnoterapêuticas que diminuem efetivamente o desgaste emocional dentro do ambiente profissional:
  • Autocontrole emocional: trabalhar o autodomínio é essencial, pois estar no controle das emoções e no centro de equilíbrio é um passo importante para evitar quadros de transtornos emocionais e psicológicos. Você pode ter mais controle do que imagina. Sempre terão pessoas ou ações que esperarão que você tenha um deslize. Mantenha-se concentrado e conectado com você mesmo. Este é o seu lugar no seu centro flexível. Manter-se no seu centro não significa ficar parado, você pode se deslocar naturalmente. Manter-se no seu centro te dá poder de si mesmo e assim a decisão fica em suas mãos. O comando está em você, cada vez mais consciente dos próprios atos e pensamentos. Uma vez no comando é você quem canaliza as emoções e decide o que te afeta ou não.
  • Blinde-se de ofensas: sistema imunológico mental. Sentir-se ofendido é uma escolha que se faz a todo instante. É aceitar o lixo e o veneno do outro e dar poder a quem não tem. O outro não tem poder sobre você. Mude você mesmo e fique indiferente a isso, descarregue o sentimento das palavras, pois um novo jeito de pensar e sentir te coloca no comando das emoções. Com este exercício você perceberá que o seu olhar diante de quem te ofende será diferente e quanto mais te ofender menor terá o valor das palavras que este indivíduo profere. Quanto mais o outro se altera, mais no próprio centro você permanece.
  • Habilidades para desempenhar papéis: desde muito cedo aprendemos a desempenhar múltiplos papéis. Há papéis que desempenhamos com mais envolvimento e outros que não fazemos muita questão. Tem aqueles que gostamos e outros que nos fazem mal. Alguns papéis pedem mais emoção e outros pedem razão! No trabalho é o papel do profissional que entra em jogo, portanto você só precisa fazer um bom trabalho e desempenhar bem a função. Nada do que acontecer será pessoal. Nenhuma das demandas externas será pessoal, quem está lá não é um indivíduo e sim o profissional. Nada pode te atingir ou impactar.
  • Neutralize pessoas tóxicas: não se envolver com pessoas tóxicas é um ato de amor com você mesmo. Não negue que o outro te faz mal e não se culpe, pois não é você que fez algo errado. As pessoas tóxicas são inteligentes, egocêntricas e quando percebem o ponto fraco do outro invadem e tentam destruir emocionalmente. Escolha sentir o que deseja sentir e ver o que deseja ver. Os mecanismos de defesa são construídos com seus sentimentos e pensamentos. Independentemente do que ouvir, siga seus sonhos. PERMITA-SE uma limpeza profunda. Quando se vive com pessoas tóxicas pode ser contagiado de alguma forma. Quando acontecer procure algo que te faz bem, em ambientes revigorantes com pessoas que te fazem bem. Busque forças, atividades que te dão prazer. Lugares especiais para você e você pode fazer isso mentalmente. Recarregue suas energias.
  • Aprenda a trabalhar em equipe: vivemos em sociedade, portanto trabalhar em equipe deveria ser natural. Precisamos uns dos outros, dependemos uns dos outros, mesmo que você não perceba. Em níveis mais profundos, a equipe transforma o indivíduo mais forte e torna possível algo que para uma pessoa sozinha seria impossível. Faça seu melhor independente do outro. Uma equipe é heterogênea, diferentes pensamentos, entregas, formas de trabalho e o desafio é transitar de forma leve entre tantas diferenças. Em que momento emperra, em que momento tudo acontece. Aprenda, se desenvolva, se integre, faça sua parte com dedicaçãoe excelência, seu papel se manterá importante e fará a diferença. Seus movimentos serão valorizados e se fortalecerão. Faça seu melhor.
  • Desenvolvendo a empatia: colocar-se no lugar do outro é um exercício que deve ser colocada em prática. Uma prática diária e frequente. Na medida em que nos relacionamos e convivemos com o outro, colocar-se no lugar dele possibilita um autoconhecimento maior. Por vezes começamos a ver o que antes não víamos de nós mesmos. Colocar-se no lugar do outro pode traçar diferentes estratégias. Uma postura empática potencializa sua inteligência emocional, uma consciência profunda de si mesmo. Mantendo-se no comando de si. Colocar-se no lugar do outro possibilita uma compreensão profunda do outro.
As emoções nos salvam, nos matam, nos aprisionam e nos libertam. Uma inteligência emocional requer domínio, equilíbrio e reto direcionamento para as emoções. É preciso assumir o comando das emoções.



Doutor Odair Comin - psicólogo, especialista em hipnoterapia e fundador da Pantrus, plataforma streaming de conteúdos terapêuticos e de alta performance. Saiba mais em: pantrus.com 


Aproveite o mês do vendedor para ampliar as vendas em todos os meses




Um grande solucionador de problemas! Este é o vendedor, uma dos profissionais mais antigos e numerosos do mundo, que tem seu dia celebrado em outubro, mais precisamente no dia 1º. É importante aproveitar esse período especial para lembrar que o mercado não existiria sem as vendas, assim como não haveria negócios sem pessoas dedicadas a esse trabalho. Ao contrário do que o senso comum prega, para ser um profissional de resultados na área, não basta apenas ter um bom papo. Uma negociação bem sucedida exige disciplina, tática e muita técnica.

Coincidência ou não, o mês do vendedor é o momento exato para a definição de novas metas e estratégias. É o momento perfeito para se criar uma relação próxima com o cliente, para se estabelecer empatia e confiança. Isso faz toda a diferença no relacionamento comercial. É importante atender o cliente de acordo com perfil, de tratá-lo como ele quer ser tratado. O diálogo fará com que se conheça melhor o comprador, então priorize a comunicação, busque fazer perguntas para identificar necessidades e, acima de tudo, saiba ouvir. Além disso, um comprador bem atendido costuma fazer boas recomendações, que, por sua vez, podem resultar em novos clientes.

Outro ponto importante é fugir do óbvio e colocar a cabeça para funcionar. Um vendedor profissional precisa criar novas oportunidades e propor soluções inovadoras. Criatividade é um elemento fundamental quando se trata de vendas. Por isso, tenha cuidado com famosos clichês, que já estão batidos e podem prejudicar, e busque alternativas para estimular os sentidos dos clientes. Faça, por exemplo, com que se imaginem desfrutando dos benefícios do produto ou serviço oferecido.

Um vendedor também precisa de alternativas para conquistar novos compradores e administrar os próprios resultados. Tente atingir um ponto de equilíbrio que beneficie todos, oferecendo mais soluções aos clientes. Utilize indicadores de resultados e monitore-se diariamente para verificar o que é necessário para atingir os objetivos almejados. A ideia é utilizar os números como um gerenciador de resultados, no qual será possível avaliar o ticket-médio das próprias negociações e ainda avaliar, por exemplo, a quantidade de fechamentos.

Por fim, vale salientar a importância do networking. Afinal, contatos são sempre bem-vindos e é importante que saibam quem e o que você é. Vender é uma forma de se relacionar e manter relações para cultivar oportunidades. Lembre-se que o conhecimento específico e as habilidades técnicas são os principais diferenciais de um profissional bem-sucedido, e busque sempre aprimorar suas qualidades. Vendedor, aproveite este fim de mês para se preparar melhor, ampliar as vendas e comemorar os resultados em todos os encerramentos de mês.



 Carlos Cruz - diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas) www.ibvendas.com.br


7 dicas imperdíveis para uma comunicação de sucesso



Você já teve a sensação de ter uma ótima ideia na cabeça e um projeto nas mãos e ao mesmo tempo um bloqueio mental e verbal para expor isso às pessoas chaves? Ou ainda, já esteve em meio a uma “DR” (abreviação moderna para “discutir a relação”) e preferiu se calar por intuir que a outra parte não seria capaz de te entender? E não para por aí.

O pior de tudo é quando você não tem opção e quase a vida toda está em jogo em um determinado momento e o seu resultado dependerá do que será dito verbalmente ou exposto de forma não verbal em um projeto, ou uma abordagem ou mesmo em milésimos de segundos que você será apresentado a uma pessoa decisiva para o seu sucesso. Terrível, eu sei.

Muitas pessoas me perguntam qual o segredo. Qual o segredo para se atingir o sucesso, o respeito, aquela reputação incrível ou ainda ser desejado em todas as rodas ou consultado para os grandes assuntos, qual o segredo? Qual o segredo para sair ileso de uma crise que começou com uma calúnia? Ou ainda como algumas companhias ou mesmo pessoas, em meio a uma situação de crise total, ainda se saem tão bem que ficam melhores do que quando entraram? Vale dizer que algumas até se tornam financeiramente bem-sucedidas, tamanha é a capacidade de aproveitar seus breves 15 minutos. Sorte? Acaso? Destino?

Treinamento. Sim, treino. Como todo bom militar, esportista ou artista, o grande momento chega após anos de preparo. Bem, agora você deve estar se questionando e dizendo a si mesmo que tal empresa ou tal pessoa teve mesmo sorte com a mídia e assim ela se fez. Será? O quanto realmente você sabe sobre essa pessoa ou empresa para ter tanta certeza? Sobre os hábitos desse personagem e os anos de obstinação em relação a algum desejo ou vontade, quanto você sabe?

A pergunta que persiste então é: como não ser refém disso tudo ou de você mesmo? E mais, até que ponto é possível controlar ações, reações e resultados? Como aproveitar tudo o que você tem em mente e potencializar as grandes ideias expondo-as de maneira clara, segura, cativante, entusiástica a ponto de quando você chega ao fim é como se ouvisse aplausos – o que pode mesmo acontecer literalmente.


1 ENXERGUE A OPORTUNIDADE
Apegar-se ao verbo e achar que tudo que você precisa é uma chance de falar pode ser uma aposta fraca. Apenas 7% do que você comunica está no campo verbal. O restante, os 93% que você comunica divide-se em 38% gestos e 55% entonação – mas isto meu amigo, se você estiver in person e nem sempre você estará. O que nos chama ainda mais para ação, para ficarmos espertos em identificar o que é que fala sobre nós e como fala?

Bem, ao invés de entender tudo isso como um problema, a sacada é entender a oportunidade que reside aí e enxergarmos o quão democrática a Comunicação pode ser com todos nós. Além de onipresente ela não leva em conta raça, cor, credo ou tipos de personalidades, pois dá a chance de todos nós nos expressarmos e bem - se estivermos ligados no que está acontecendo. Cores, gestos, texturas e palavras. Tudo comunica. A comunicação está por toda parte e em tudo que fazemos. Ela é inerente ao ser humano. Falando ou não. Nossa roupa, acessórios, nosso corpo... É impossível não se comunicar. Mesmo em sua ausência, seus traços de comportamento falam também sobre você.


2 CONSTRUA RELACIONAMENTOS DURADOUROS
Relacionamento é sem dúvida a palavra da vez. Ela é uma das top 5 entre as palavras mais acessadas nos anos recentes nas buscas na internet. Dos planos de negócios mais rebuscados aos mais simples, chegando às campanhas publicitárias, o termo em questão busca aproveitar todas as facilidades do mundo moderno e suas possibilidades quanto aos produtos e serviços de toda natureza para a construção ou manutenção dos relacionamentos. Bem, utilizando a metáfora de um jardim, sendo as pessoas as sementes, as várias possibilidades que as plataformas inclusive digitais nos oferecem, não passam de instrumentos para a jardinagem e nada, absolutamente nada acontece se não houver o cultivo, o lidar com a terra, a consideração do tempo que determinadas mudas levam para florescerem e o cuidado do jardineiro para que as mudas não estraguem, não fiquem demais expostas à luz ou encharcadas a cada regada. Há muitas variáveis para o jardim dar certo e não são as ferramentas, mesmo as mais modernas, que darão conta do seu sucesso – na verdade algumas podem até mesmo estragar o jardim. Delegar o sucesso do jardim à aquisição das ferramentas, portanto é furada. Da mesma forma, achar que mais de mil amigos em alguma rede social é sinônimo de relacionamento de qualidade pode ser um grande engano e você talvez esteja sendo iludido com a quantidade de conexões e não a qualidade delas. Quer ver só? Na última semana, quantas ligações, mensagens ou e-mails você fez mostrando real interesse em alguém denotando sua estima por essa pessoa ou o quanto você torce para que as coisas encontrarem um caminho ideal para ela? Talvez seja uma boa ideia adicionar à sua semana pelo menos dois contatos desse nível e ao final do ano você terá feito excelentes conexões, abrirá portas para si mesmo e para essas pessoas que muitas vezes podem ser conectadas a outras pela sua simples iniciativa e, lá na frente, você pode ser beneficiado por alguém que queira lhe retribuir isto.


3 MANTENHA SEUS DEDOS SOB CONTROLE
Se você tem mais de 30 anos, provavelmente foi ao menos uma vez na vida advertido por um adulto a manter sua boca fechada, ou ouviu aquele provérbiozinho popular “o peixe morre pela boca”. Pois bem, o mundo mudou e o peixe continua morrendo pela boca, mas há impérios sendo estraçalhados pelos dedos. Talvez você não saiba mais 80% das crises nas organizações nascem internamente e, portanto, nós, que fazemos as organizações somos os responsáveis por dar vez e voz a uma informação ou inflamação que poderia ser contida se não fosse o envio daquele famigerado e-mail, se não fosse copiar a mensagem de alguém e enviar a outra pessoa ou mais simples ainda, se não respondesse instantaneamente àquela mensagem de aplicativos como whatsApp que poderia contar com mais reflexão e calma da sua parte. Isso sem falar das fotos, imagens e tudo mais que pode acontecer com essa rapidez voraz na troca de mensagens diárias. O interessante é que tanto nas organizações quanto em nossa vida pessoal e familiar, a lógica é a mesma. Você pode começar uma guerra ou termina-la com o simples mexer dos seus dedos em um dos seus letais devices - por mais óbvio que isso possa te parecer! E aí eu te pergunto, quantas vezes durante a semana ou durante o mês você faz exercícios de respiração ao iniciar o dia? Quantas vezes você já leu sobre seus mais instintivos impulsos emocionais e como pode controla-los? Definitivamente não será em meio a uma situação extrema a melhor hora para você respirar e treinar o controle emocional e nesse momento seus dedos pensarão por você, sua mente decidirá o que fazer e, provavelmente, lá na frente ou pouco à frente caberá a você se lamentar, administrar e tentar superar a crise ou no mínimo o arrependimento de ser porta-voz da desgraça com a mensagem ou a informação que deveria ser evitada ou pelo menos refletida.


4 ESTEJA PRONTO E PREPARADO
Por mais determinação, garra e vontade que tenhamos para fazer nossos projetos decolarem, não basta estar pronto – você precisa estar preparado! A sua clareza, sua verdade e toda a inteligência que coloca em sua vida e em seu trabalho dependem basicamente de como você explicita seus raciocínios sobre algo, especialmente se for um projeto que você está defendendo para alguém ou para um grupo de pessoas. Você não quer e nem vai cair no erro de ficar desacreditado ou de falar coisas as quais não fez uma análise mais profunda, não testou e tão pouco mediu a eficácia. E é sempre possível medir, criar ambientes de testes, gerar dados que comprovem aquilo que você está defendendo ou até mesmo te mostrem outra direção. O grande barato é verificar o quanto as pessoas estão dispostas a serem ouvidas sobre algo. Você pode colher feedbacks, criar uma pequena pesquisa sobre o assunto para então endereça-lo melhor ao invés de bater no peito e colocar à mesa a sua verdade, até porque segundo Platão ela sequer existe. Então vale a pena estar pronto e preparado para aquilo que você fala, defende, cria, desenvolve e oferece.


5 SEJA RELEVANTE COM VOCÊ E COM OUTROS
Quando eu ainda era executiva nas organizações pelas quais eu passei, costumeiramente eu dizia para meus funcionários quando indagada sobre algo que eu precisava avaliar melhor: “...bem, eu vou me reunir comigo mesma e voltaremos a falar sobre isso.” Sim, eu faço reuniões comigo mesma até hoje. São momentos incríveis onde encaro o assunto e trato-o. Nessas oportunidades eu defino comigo mesma o tempo que dedicarei aquilo, a pauta e o objetivo que quero alcançar no tempo que dedicarei ao assunto. Registro minhas ideias e a provável solução a qual cheguei. Dessa forma procuro garantir que fui atenciosa e relevante comigo mesma e com assuntos que eu preciso cuidar pessoalmente. Já reparou como uma grande quantidade de pessoas não resolve seus assuntos ou não conclui o que deve ser concluído? Sinceramente, ainda vejo pessoas que lutam com a caixa de e-mails. Se você luta com sua caixa de e-mails precisa definitivamente criar métodos para prezar pelo seu dia e um tempo regular consigo mesmo pode ajudar. E se o assunto for reunião, já estamos nesse tema, desnecessário dizer quantas reuniões desprezíveis há nesse mundo e aí chegaremos a grandiosa questão e também palavra do momento, a tal PRODUTIVIDADE. Bem, olha que legal: a produtividade, queridinha da vez, em muito depende da Comunicação também. O dia em que as pessoas souberem definir a relevância das reuniões, presenciais ou não, em grupos de mensagem instantânea ou outros formatos, aí estaremos próximos de atingi-la. Nesse ponto eu gosto de lembrar os americanos. Eles começam a reunião na hora que deve começar e não sentem a necessidade de comentar sobre o tempo, o trânsito, a crise ou sobre algum assunto do momento, pois sabem que o que está em jogo ali é o tempo e como eles bem dizem: “time is money, baby”. Para resumir este item, assuntos sem respostas ou sem fechamento, desrespeitam ao tempo, seu e de outras pessoas e a improdutividade que isso gera além de causar uma grande bad impression sobre você, certamente o afasta ainda mais de fazer com que “o mundo te entenda e que seus projetos aconteçam”.


6 ORGANIZE-SE
Nós já sabemos que o jogo da alta performance e da conquista de grandes objetivos exige mais de cada um de nós. Por isso eu quero que você pare um instante a leitura aqui e reflita nos caras mais bem-sucedidos da história, antiga ou moderna. Vou ainda te desafiar a encontrar um único exemplo de um desses caras que acordava ou acorda sem ter seu dia planejado ou que ainda acorde tardão. Os nomes mais brilhantes em todas as áreas do conhecimento têm por hábito cuidar muito bem da parte da manhã, e fazem isso acordando cedo, muito cedo. O exercício físico está mais do que comprovado como fundamental para a liberação de hormônios responsáveis pelo bem-estar que garantem sinapses coerentes ao longo do dia e acredite, você precisará dessa boa condição para respirar, refletir e controlar impulsos emocionais, estabelecer melhor fluxo sanguíneo para as decisões mais difíceis e em todas essas atividades você será demandado a se comunicar seja na escrita, verbalmente, orientando pessoas, conduzindo processos e em tantas outras atividades. Eu sei que é penoso se lembrar do que vou dizer agora, mas viver a vida em estado automático pode nos colocar em situações de risco e arriscar a vida de outros, como a fatalidade de esquecer um filho no banco de trás do carro com consequências irreparáveis.

Bem, tão importante quanto o exercício físico é definitivamente resolver sua relação com a comida. Estar ligado no que você come é como abastecer seu carro com o combustível correto e de boa qualidade para o desempenho do motor. Simples assim. E o que isso tem a ver com a sua comunicação? Tudo. Novamente a questão neural onde todas as conexões são recebidas e processadas precisam ter o combustível correto para acontecerem de forma inteligente, criativa, clara e em muitos casos positivamente surpreendente. Procure não se basear aqui em exemplos de outras pessoas, pois na questão de alimentação sabemos que existe muita especificidade, mas identificar alimentos que fazem com que você se mantenha mais presente, focado e alerta pode fazer muita diferença nos seus resultados. Atingir um estado mental, espiritual e físico em que tudo colabora com você e com seus objetivos é extremamente possível e há muitas pessoas que já usufruem dessa condição. Alguns estudos nessa área se desenvolveram e pessoas que atuam em alta performance, que realizam suas atividades sem se quer perceberem que o dia se passou e o fazem com grande prazer são identificadas em estado de “flow”.


7 DEFINA SUA VERDADE E VIVA-A
Construir sua imagem, trabalhar no desenvolvimento de sua reputação e ser uma marca de si mesmo exige sua total observância aos valores que escolheu viver. Identifique quais são esses valores, escreva-os e, de alguma forma, deixe-os claro em sua personalidade, perfil e atividades. Acima de tudo e uma das coisas que mais recomendo é apreciar e ter a VERDADE em tudo que você é e faz. Assim, caso chegue o momento em que você seja questionado por algo, sua reputação falará mais alto e você poderá contar com a força da sua imagem para se defender. Certamente você terá mais espaço, mais abertura e contará com mais compreensão.




Maisa Dóris - Especialista em Comunicação Corporativa e Professora de Prevenção e Gestão de Crise do Cers Corporativo.


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