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domingo, 21 de maio de 2023

Filtros da redes sociais impactam a autoimagem dos jovens

Recurso é utilizado principalmente para remover ‘imperfeições’ de fotos em redes sociais como o Instagram; especialistas alertam que a pressão para ser aceito pode causar problemas de saúde mental 


O Brasil está entre os países que mais utilizam redes sociais em todo o mundo. Conforme um relatório divulgado em fevereiro pela consultoria de tecnologia Kepios, de Cingapura. O levantamento aponta que havia 181,8 milhões de usuários de internet no Brasil em janeiro deste ano, quando a penetração da internet era de 84,3%. Desse total de pessoas com acesso à “grande rede”, 152,4 milhões utilizavam as mídias sociais, o que equivale a 70,6% da população total. O país tem ainda 221,0 milhões de conexões móveis celulares ativas.  

Outro estudo, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios realizada em 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o número de pessoas maiores de 10 anos que utilizam a internet em qualquer lugar somou 84,7% em 2021, contra 79,5% de 2019. E desse contingente, 98,8% utilizam o telefone celular para ter acesso à “grande rede”, sobretudo para assistir a vídeos, fazer chamadas ou enviar e receber mensagens de texto, voz ou imagem.  

Especialistas que estudam o tema concordam que a internet deixou de ser apenas uma ferramenta de entretenimento e passou a ser um importante recurso de comunicação, econômico e funcional, a ponto de modificar a forma de relacionamento dos indivíduos. isso se evidencia no fato de muitas pessoas passarem boa parte do tempo em ambiente virtual, principalmente, nas redes sociais. O próprio relatório da Kepios, que se baseou em dados de recursos publicitários das empresas Meta e ByteDance, afirma que as principais redes sociais utilizadas no Brasil são o Instagram (113,5 milhões de usuários, o Facebook (109,1 milhões) e o TikTok (82,21 milhões). 

O Instagram possibilita aos usuários o compartilhamento de fotos, aplicação de filtros e criação de vídeos em tempo real, além da possibilidade de publicar, sincronicamente, em outras redes como Facebook, Twitter, Tumblr e Flickr. Em suas postagens, muitas pessoas recorrem ao uso desses filtros de imagem, buscando excluir ‘imperfeições’ e ‘melhorar’ os efeitos e aspectos de cada foto.  

“Atualmente, percebe-se que os jovens, ao utilizarem o Instagram, sentem a necessidade de aprovação de um público, boa parte, desconhecido, a espera de curtidas ou comentário positivo, ou seja, observa-se uma corrida acirrada por aceitação efêmera da ‘sociedade’. Entretanto, tal exposição pode gerar impactos positivos como negativos na autoestima, principalmente, de adolescentes e jovens. Sabe-se que o ser humano vive em busca acelerada pela felicidade e isso inclui ser aceito nas redes sociais a partir de um padrão social”, diz a professora Glessiane de Oliveira Almeida, do curso de Psicologia da Faculdade São Luís de França (FSLF).  

As redes sociais têm ajudado a estreitar os relacionamentos de amizade e de divertimento. No entanto, há o alerta de que seu uso indiscriminado, sem organização de tempo e objetivo claro, pode ser adoecedor, causando impactos negativos na autoestima dos indivíduos. Isso se dá a partir de comentários negativos dos chamados ‘haters’ e da atenção excessiva aos números de engajamento de cada postagem, como visualizações e “curtidas”.  

Segundo a psicóloga, o uso de filtros está atrelado ao ‘está no padrão social’ e consequentemente, uma ‘porta de entrada para felicidade’. Por esse motivo, em alguns casos, os jovens tendem a se isolar para não se apresentar perante a sociedade, sem o uso de filtros. “É comum que jovens sejam influenciados por personalidades digitais referente à aparência corporal, comportamento, vestimenta, propiciando ao indivíduo a construção da imagem de si, a partir dos estereótipos que predominam em seu meio social”, pontua Glessiane. 

 

Saúde mental afetada 

Essa pressão causada pela necessidade de autoafirmação e aceitação, vem sendo apontada como o ponto de conexão entre o uso das redes sociais e o desenvolvimento de problemas de saúde mental entre os mais jovens. A professora da FSLF alerta que tal influência estimula o surgimento de formas distintas de subjetivação, podendo provocar sofrimento psíquico, a exemplo de transtornos de ansiedade, bulimia, anorexia, depressão e/ou até o suicídio, visto que a visão real do corpo é diferente do “ideal” publicado nesses perfis”, ressaltou. 

Diante dessa realidade apresentada, profissionais de saúde mental têm discutido até que ponto os conteúdos digitais, os objetivos e valores oriundos do ciberespaço tem impactado na autoimagem desses jovens. Fortalecer redes de apoio, ventilando informações a partir dos recursos utilizados por esses jovens, é o início de uma discussão ainda mais incisiva sobre a temática em questão.  

Glessiane destaca que os profissionais de Psicologia, dentro desse contexto e como parte de equipes multidisciplinares, tendem a exercer um papel fundamental para que, a partir de um olhar crítico e com responsabilidade social, consiga orientar e tratar possíveis transtornos de distorção da autoimagem, ajudando cada pessoa a lidar com suas emoções e orientando mudanças necessárias para o fortalecimento do seu self. “É importante frisar que a internet veio para potencializar e melhorar as relações, no entanto, é preciso maturidade psicológica para usufruir desse potencial que está ao alcance de todos (as), para não tornar essa ferramenta prejudicial à própria saúde mental”, conclui ela.

 

Mês das Noivas: Passo-a-passo de como planejar a organização do seu novo lar

Especialista em organização em consumo consciente ensina novos casais a organizar a vida - e a casa - ainda antes do matrimônio


O casamento é um marco na vida das pessoas. As mudanças que o casório traz impactam de várias maneiras a vida dos noivos, sendo, a mudança para dividirem o mesmo teto, uma das principais. E se engana quem pensa que a tarefa de organizar a vida a dois, sob o mesmo teto, um ato pensado somente após a cerimônia.

Disposta a ajudar os casais a se prepararem de véspera, a personal organizer especialista em desapego e consumo consciente Nalini Grinkraut traz 5 dicas essenciais para quem quer deixar o altar e aproveitar uma casa aconchegante e perfeita para os recém-casados:

 

  • Comece com o pé direito: já crie endereços para guardar cada um dos seus pertences e do seu companheiro (a) de forma que tudo tenha lugar para retornar após o uso.
  • Só leve com você para essa nova fase o que você realmente gosta e usa. Aproveite a mudança para filtrar o que já não faz mais sentido com o seu momento atual.
  • Não tenha pressa para estar com a casa pronta; ela nunca estará. A vida é dinâmica e as necessidades vão mudando de acordo com os diferentes momentos da vida. Curta o processo de montar sua casa e esteja sempre aberto a revisar se ela está funcionando para você.
  • O dialogo é essencial entre os moradores da casa. Cada pessoa vem com hábitos e costumes e tem diferentes formas de organizar e cuidar da casa. É preciso alinhar as expectativas, fazer combinados e sempre conversar a respeito das tarefas e organização, para que tudo flua com respeito e harmonia.
  • Curta muito esse momento. Muitas vezes na correria esquecemos de estar presentes e vivenciar momentos especiais em detrimento das centenas de tarefas que precisamos realizar. Não deixe de aproveitar essa fase de novas experiências e descobertas.

 

“Preparar a casa para o início da vida a dois é fundamental para estabelecer um ambiente harmonioso e aconchegante, que servirá como base para a construção de muitos momentos inesquecíveis. Mesmo com a correria do casamento, é importante lembrar que a casa é o local onde iremos repousar e encontrar paz após longos dias de trabalho, e é também onde iremos criar nossas memórias juntos. Portanto, dedicar um tempo para cuidar e preparar o nosso lar para receber o amor é essencial para um feliz começo de vida a dois.”, reforça Nalini. Afinal de contas, não é só a festa de casamento que demanda planejamento para ficar do jeito que os noivos sonham.

Autora do livro “Casa Arrumada, Vida Leve” (Harper Collins), Nalini Grinkraut quer que as pessoas passem a ter uma relação mais saudável não só com a arrumação, mas também com a existência da bagunça. Seu desejo é desmistificar a organização e mostrar um caminho para se ter paz e harmonia dentro de casa de uma maneira leve e realista. Seu livro também aborda temas como consumo consciente, mudança de hábitos e comportamentos, autoconhecimento e relacionamentos familiares.

Nalini é uma das quatro profissionais brasileiras especializadas e certificadas pelo método KonMari™, de Marie Kondo, especialista em organização mais conhecida e seguida do planeta.

“A sua casa é a extensão do seu corpo. É o seu porto seguro, seu abrigo. É onde você repousa, sua mente relaxa e muitas experiências são construídas. Assim como devemos cuidar do nosso corpo como nosso templo, devemos cuidar da nossa casa como parte de nós. “ – Nalini Grinkraut



 Sobre seu livro:

Você já teve a sensação de que não importa o quanto organize a sua casa, parece só estar mudando a bagunça de lugar?

Era assim que a autora de “Casa Arrumada, Vida Leve” se sentia. Após o casamento, a mudança de apartamento e a chegada dos filhos, Nalini Grinkraut, que até então se considerava uma pessoa organizada, percebeu que havia perdido o controle da própria bagunça.

Então, Nalini decidiu desvendar os mistérios da arrumação e aprender a organizar de fato. Foi aí que conheceu Marie Kondo, que a fez mudar sua percepção da organização, e a inspirou a seguir carreira como personal organizer e criar o próprio método de arrumação.

A autora traz reflexões sobre como nossas emoções, personalidade e rotina influenciam o ambiente em que vivemos e vice-versa. Além disso, nos mostra que é possível desenvolver uma relação mais consciente e saudável não só com a organização, mas também com a bagunça e nossos hábitos de consumo.

 

Sobre a profissional e autora:

Nalini Grinkraut é formada em propaganda e marketing pelo Mackenzie e pós-graduada em administração de empresas pelo Insper. Construiu uma sólida carreira na área de Marketing e, depois, se formou como personal organizer. Atualmente, por meio de suas palestras, consultorias, cursos online e redes sociais, ela se dedica a ajudar as pessoas a arrumarem as suas casas, obtendo mais bem-estar e qualidade de vida a partir da organização.


sábado, 20 de maio de 2023

Dia mundial do Whisky

Conheça alguns dos drinks mais pedidos ao redor do mundo pelos apreciadores da bebida


O Dia Mundial do Whisky, uma das bebidas alcoólicas mais consumidas e cultuadas do mundo, é celebrado anualmente no terceiro sábado de maio. Neste dia, os apreciadores do tradicional destilado reúnem-se para apreciar o melhor da bebida. Em diversos países são realizados eventos destinados à degustação dos mais variados tipos de whisky. 

Em homenagem a essa data, que no ano de 2023  ocorrerá no dia 20 de maio, trouxemos  um pouco da história de marcas de grande relevância para os apreciadores da bebida no Brasil e no mundo, além de receitas de  drinks produzidos com alguns de seus rótulos para diversos tipos de ocasiões e paladares.  

 

Laphoaig 

A destilaria Laphroaig, localizada na ilha de Islay, é considerada uma das melhores produtoras de whisky pelo rótulo ser considerado único e memorável, com características distintas que resultam do seu processo diferenciado de envelhecimento. Seu whisky é produzido por meio de destilação em alambiques de cobre, com cevada maltada resultando em um  single malt, ou seja, um whisky 100% destilado de malte de uma única destilaria.

 A Laphroaig é uma das únicas destilarias a ainda fazer o processo de secagem da cevada maltada utilizando a turfa em sua propriedade, enquanto a maioria das destilarias adquire o malte pronto. Isso garante o sabor único dos seus whiskies. 

Depois de maturar em barris de ex-bourbon, a segunda maturação deste whisky ocorre em barris menores, de um quarto do tamanho tradicional, fazendo com que o destilado tenha contato mais intenso com a madeira. A Laphroaig foi uma das fornecedoras oficiais de whisky para a coroação do Rei Charles III, já que de acordo com a tradição, a coroação real deve ser realizada com whisky escocês de alta qualidade. 

 

Receita Drink Penicillin drink com Laphroaig

 

Ingredientes

  • 1 pedaço(s) de gengibre
  • 1 unidade(s) de limão siciliano
  • 1 dose de whisky Laphroaig
  • 3 colher(es) de sopa de mel


Preparo:

Corte um pedaço da casca do limão e reserve. Encha o copo que for servir o drink com gelo para ficar em uma boa temperatura. Corte duas rodelas de gengibre e coloque na coqueteleira. Adicione duas colheres de sopa de mel e, em seguida, o suco de ¾ do limão. Amasse bastante, adicione o gelo que estava no copo e o whiky. Chacoalhe por alguns minutos. Sirva no copo gelado com 1 colher de chá de mel, algumas gotinhas de limão e muito gelo. Por fim, amasse a casca do limão por cima para liberar os óleos e aromas.

 

Jim Beam 

Diferentemente dos outros whiskeys, os bourbons, além de serem produzidos nos Estados Unidos, são feitos a partir de uma mistura de grãos, no qual ao menos 51% é composto por milho, o que lhe confere um sabor mais adocicado comparado aos outros whiskies. Estes são envelhecidos em barris novos de carvalho carbonizado por no mínimo dois anos, sem aditivos ou conservantes. 

A Jim Beam é a marca de bourbons mais comercializada ao redor do mundo. Suas bebidas são produzidas por sete gerações da mesma família desde 1795. Fred Noe, o Master Distiller da 7ª Geração de Jim Beam manteve-se fiel à receita familiar que foi passada de geração em geração. 

O portfólio de produtos Jim Beam inclui Jim Beam Bourbon, Jim Beam Black, Jim Beam Double Oak, Jim Beam Devil's Cut e Jim Beam Rye, entre outros rótulos.

 

Receita JIM BEAM RYE PERFECT MANHATTAN

 

Ingredientes

  • 60 ml de Jim Beam Rye
  • 15 ml de vermute tinto
  • 10 ml de vermute seco
  • 2 dashs de Angostura
  • coin de laranja (isso é uma tampinha da casca da laranja)

Objeto para misturar (mixing glass, bailarina etc.

 

Preparo

Juntar os ingredientes no mixing glass. Acrescentar gelo e mexer. Depois, passar o líquido sem o gelo para uma taça previamente gelada.




The House of Suntory 

Tendo sua origem no Japão, a The House of Suntory reflete tradição e costumes a partir das técnicas de produção de whiskies e destilados de luxo, feitos com alto padrão de qualidade. A dedicação do mestre artesão, a delicadeza e o extremo cuidado nos processos, como a escolha criteriosa de seus ingredientes e o design minimalista, mas rico em símbolos das garrafas, tornam os rótulos da Suntory alguns dos mais premiados do mundo.

Há um século, a Casa de Suntory foi construída a partir do sonho de um homem. Shinjiro Torii queria criar algo novo e especial. Tendo como pano de fundo a Era Meiji japonesa, um período de rápida modernização durante o qual o Japão abriu os olhos para o Ocidente em busca de inspiração, o jovem Shinjiro tornou-se um empreendedor, criador e realizador. Em 1923, inspirado pelas riquezas da natureza do Japão, ele escolheu a região de Yamazaki pela sua água macia, clima único e estações distintas – tudo o que contribuiria para o caráter japonês distinto dos whiskies Suntory.

Hoje, aos 100 anos, a marca é uma das principais fabricantes de destilados super premium, sendo uma das principais referências na produção de whisky. No Brasil, seu portfólio conta com The Chita, Hibiki, Hakushu Distiller's Reserve, Hakushu 12 anos, Yamazaki Distiller's Reserve e Yamazaki 12 anos - alguns desses rótulos premiados em diversas categorias.

 

Receita Highball com Whisky Suntory Chita 

 

Ingredientes:

 

  • 45 ml de Chita;
  • 2 lâminas de gengibre fresco;
  • 1 dash de bitter de cacau 
  •  Água mineral com gás gelada;
  •  Muito Gelo 

 

 

Preparo:

Em um copo alto de Highbal (com cerca de 300ml), coloque Chita, as lâminas de gengibre e o dash bitter de cacau. Por último, complete com água mineral com gás gelada e gelo até o topo do copo.


 

Maker's Mark

Artesanato, tradição e elegância: o bourbon premium Maker's Mark é conhecido por sua rica herança e compromisso com as técnicas tradicionais de fabricação de bourbon. A marca que  produz bourbon artesanal há mais de 60 anos no Kentucky, enfatiza a qualidade e a atenção aos detalhes.  

 A garrafa que mantém seu lacre de cera vermelha até hoje, foi criada por Marjorie Samuels, esposa do fundador de Maker’s, e traz a qualidade premium de uma bebida elaborada com cuidado excepcional, usando apenas os melhores ingredientes e um meticuloso processo de envelhecimento. O resultado é um líquido suave e encorpado com um perfil de sabor distinto, perfeito para um momento de relaxamento.  

Versátil, Maker's Mark pode ser apreciado de várias maneiras: puro ou com gelo, ou para usar como base de deliciosos coquetéis. Para aqueles que gostam de experimentar mixologia, o bourbon é perfeito para explorar uma variedade de receitas e impressionar familiares e amigos, criando uma experiência memorável. 

 

Receita Drink GOLD RUSH 

 

Ingredientes:

  • 2 doses de Maker's Mark Classic
  •  3⁄4 dose de xarope de mel*
  •  3⁄4 dose de suco de limão espremido na hora
  • Xarope de mel: 2 doses de mel e 1 dose
  • Água quente misturada para criar uma calda.

 

Preparo:

• Adicione Maker's Mark Classic, suco de limão e xarope de mel em uma coqueteleira cheia de gelo.

• Dê uma boa sacudida.

• Coe com gelo em um copo baixo.

• Decore com mel fresco e cascas de limão


"Grandes empresas devem ser as maiores responsáveis pelo descarte correto", diz especialista

O lixo produzido em solo nacional foi equivalente a 85 milhões de carros populares em 2022


A crise do lixo representa um problema global e demanda que todos os agentes envolvidos na cadeia de produção, utilização e descarte estejam atentos — e responsabilizados pelo real custo e impacto dos resíduos. “As grandes empresas devem ser as maiores responsáveis pelo descarte correto dos materiais. Há um grande marketing por trás da produção de plástico e sua reciclagem. Entretanto, reciclar plástico é muito caro. Hoje, apenas 10% de todo o plástico produzido no mundo é reciclado, de acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”, comenta o biólogo e mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental, Paulo Jubilut.

O Brasil, por exemplo, tem um papel significativo: em 2022, o lixo produzido em solo nacional foi equivalente a 85 milhões de carros populares. O estudo publicado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) mapeou que cada pessoa produziu mais de 380 quilos de resíduos por ano.

Segundo a Política Nacional do Resíduo Sólido, o que é chamado popularmente de lixo deve ser nomeado de resíduo, considerado como todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade. “Quando realizado o descarte desse resíduo, isso não significa que ele não tem valor, mas apenas que não é mais necessário para quem o descartou. No entanto, é possível que esse resíduo ainda seja útil, em sua forma original ou transformado”, justifica Jubilut.

O especialista explica que um dos princípios da natureza é o funcionamento em ciclos. A decomposição do material orgânico nas florestas, por exemplo, é feita pela ação de microrganismos como fungos e bactérias. O material final da decomposição, então, nutre outras formas de vida. O lixo orgânico, como os restos de alimentos, são um exemplo disso. Daí a importância de os resíduos serem descartados corretamente, contribuindo para que o cliclo de decomposição funcione de forma positiva para o planeta. “A modernidade, o consumismo, a industrialização e o estilo de vida ágil demandaram mudanças estruturais intensas, o que acabou rompendo com esses ciclos naturais”, explica o biólogo.

 

Ainda dá tempo de declarar o Imposto de Renda: Serasa Experian dá dicas para consumidores e MEIs

Ferramentas e-CPF e e-CNPJ auxiliam no autopreenchimento das declarações

 

Em 31 de maio acaba o prazo para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) dos brasileiros. De acordo com o próprio Ministério da Fazenda, declarar este, que é o tributo federal mais popular do país, contribui para uma arrecadação justa e gera melhorias para o Brasil, além de garantir a regularidade de todos os consumidores e empreendedores individuais. Para auxiliar os brasileiros a ficarem em dia com esta obrigação, a Serasa Experian separou algumas dicas para quem ainda precisa cumprir com a obrigação. Confira:

 

1.    Quem deve declarar o IR?

Todos os contribuintes residentes do Brasil que receberam no ano-base, isto é, no ano anterior, mais de R$ 28.559,70 ou, pelo menos, R$ 1.903,98 mensalmente. 

Quem paga pensão alimentícia homologada pela Justiça também deve manter os comprovantes de pagamento feitos ao beneficiário, assim como aqueles que possuem informações sobre dívidas contraídas no ano anterior, além de comprovantes de eventuais compras de bens e imóveis. 

Também precisam declarar: trabalhadores do campo com rendimento bruto de renda mensal acima de R$ 142.798,50; investidores de bolsa de valores, mercados de capitais, day traders, operações em FII e Fiagro e correlatos; donos de imóveis, veículos ou terrenos com valor superior a R$ 300 mil; aqueles que venderam imóveis residenciais e brasileiros repatriados. 

Quem não se enquadra em nenhuma das hipóteses acima está automaticamente dispensado de apresentar a Declaração de Imposto de Renda, bem como pessoas incluídas como dependentes em outra declaração.

 

2.    O que são rendimentos tributáveis? E não-tributáveis?

Aluguéis, resgates de previdência privada, aposentadorias, salários, prestações de serviço, ações judiciais, pensões, entre outros, são exemplos de rendimentos tributáveis. 

Os rendimentos não tributáveis são rendimentos da caderneta de poupança, indenização de seguro por roubo, seguro-desemprego, receita com ajuda de custo como alimentação, transporte e uniformes fornecidos pelo empregador; aposentadoria e pensão recebida por pessoas portadoras de doenças graves como câncer, entre outros.

 

3.    O que é desconto simplificador do IR?

Pelo modelo simplificado, a Receita Federal presume que os consumidores têm direito a um desconto padrão de 20% sobre a sua base de cálculo de imposto, limitado ao valor de R$ 16.754,34 no declarado em 2023. Qualquer contribuinte pode optar por este modelo, independentemente da renda.

 

4.    O que é necessário para a declaração?

Para iniciar a declaração do IR, o consumidor deve ter conhecimento de todas as despesas e ganhos e manter os comprovantes, como o salário anual, imóvel e veículo, mensalidade escolar, plano de saúde, dinheiro guardado na poupança ou em algum investimento. Comprovantes de gastos próprios ou de dependentes com médicos, hospitais e clínicas, planos de saúde, dentistas e psicólogos também precisam ser guardados, além de gastos para instrução própria e de dependentes. 

É fundamental manter comprovantes de todas as receitas e despesas dos dependentes, bem como de seus respectivos bens e direitos. Para todas as informações, é possível solicitar o informe de rendimentos com as empresas empregadoras e fornecedoras, além das instituições financeiras.

 

5.    Como realizar a declaração do IR?

É possível fazer a declaração pelo aplicativo ou site “Meu Imposto de Renda”, cujo login deve ser realizado por meio do cadastro do portal gov.br. A partir daí, basta preencher cada um dos quadros com as informações necessárias. Após submeter o documento, é importante acompanhar o status da declaração. Se tiver alguma pendência, é preciso regularizar para não cair na malha fina depois.

 

6.    Declaração pré-preenchida com e-CPF

A Serasa Experian oferece aos consumidores o e-CPF, uma ferramenta de certificado digital que facilita o preenchimento e a assinatura de documentos via computador. Com ela, o usuário já é identificado pelas plataformas digitais e oferece mais rapidez. 

Com o e-CPF, ao acessar o portal da declaração de IR, o consumidor já poderá verificar um pré-preenchimento das informações pessoais e garantir agilidade no processo.

 

Declaração de IR para quem é MEI

Ser Microempreendedor Individual (MEI) oferece muitas vantagens, mas também traz algumas obrigações, como a Declaração de Imposto de Renda e a Declaração Anual de Faturamento. Dependendo dos valores recebidos ao longo do ano, também poderá ser necessário declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física. 

O DASN SIMEI é o tributo mais importante para o MEI, dividido em duas fases: a Declaração Anual do Simples Nacional e o Processamento para transmissão, mesmo em períodos sem faturamento. Este também tem prazo e geralmente vai de março a abril do ano seguinte ao de atuação. Por exemplo, em 2023, deve-se declarar o faturamento de 2022. O preenchimento é feito no Portal do Empreendedor. 

A renda de um MEI não se resume à receita bruta ou ao lucro obtido no ano anterior. Existe uma parcela de isenção a ser considerada e que muda conforme a natureza da atividade desempenhada pelo seu CNPJ: 

·         Transporte de passageiros — 16%;

·         Comércio, indústria e deslocamento de carga — 8%;

·         Serviços — 32%.

 

Quanto à declaração do IRPF para quem é MEI, ela só se torna obrigatória de acordo com a observação aos seguintes aspectos:

 

·         Rendimentos tributáveis superiores a R$28.559,70 no ano-base;

·         Receita bruta acima de R$142.798,50 para atividades do meio rural;

·         Aquisição de bens (incluindo propriedade rural destituída de construção ou outra infraestrutura) avaliados acima do teto de R$300 mil;

·         Obtenção de rendimentos derivados de operações concretizadas na bolsa de valores;

·         Recebimento de valores vinculados à alienação de bens ou direitos;

·         Registro de rendimentos não tributáveis (ou retidos na fonte) com margem acima de R$40 mil.

 

e-CNPJ da Serasa Experian

Assim como o e-CPF, o e-CNPJ é uma ferramenta indicada para que empresas possam assinar documentos, transmitir dados e cumprir com compromissos fiscais de forma totalmente on-line e segura. Quase todas as empresas precisam do Certificado Digital para se relacionarem com os órgãos públicos. Mais informações no site oficial da companhia: https://www.serasaexperian.com.br/solucoes/certificado-digital/. 

 


Serasa Experian

www.serasaexperian.com.br



Qualidade x preço: produtos de marca própria são confiáveis?

O monitoramento de todos os processos, da prospecção de fornecedores ao pós-lançamento, é fundamental para manter a qualidade dos produtos, garantindo fidelização e mais lucratividade

 

Em média 20% mais baratos do que os líderes de mercado, os produtos de marca própria caíram nas graças da população nos últimos anos. Embora os itens que levam o nome de lojas e supermercados estejam cada vez mais presentes nas cestas dos brasileiros, ainda há quem olhe com desconfiança: “qualidade e preço justo caminham mesmo lado a lado?”. O questionamento é válido, de acordo com Antônio Sá, especialista em varejo e sócio-fundador da Amicci, empresa de desenvolvimento e gestão de marcas próprias.  

“Até pouco tempo atrás, produtos de marcas próprias eram vistos como de ‘procedência duvidosa’. O diferencial era realmente o preço baixo, sem pensar na qualidade do que era oferecido. Com o passar dos anos, estudos foram feitos e, além de aprimorar a formulação, ocorreram melhorias nos conceitos e embalagens", contextualiza Sá.  

Agora, empresas que desenvolvem portfólio próprio apostam no controle de qualidade, com um sistema que analisa padrões seguindo parâmetros definidos. São feitas auditorias nas fábricas e monitoramento de cada item antes e após o lançamento, por meio de SAC, garantindo ainda mais satisfação aos clientes. Não é para menos que, segundo o especialista da Amicci, a estratégia esteja sendo usada pelos principais varejistas como forma de fidelizar o público, além de ter maior lucratividade e ganhar vantagem competitiva. 

"O controle é de ponta a ponta. A empresa pode acompanhar e selecionar cada ingrediente para oferecer mais qualidade aos produtos disponíveis na gôndola. O processo vai desde a fabricação ao fornecimento, armazenamento e pós-venda. O time multidisciplinar realiza diversas análises e seleciona o melhor fornecedor dentro de uma base extremamente qualificada", explica.  

Com a alta da inflação e orçamento cada vez mais apertado, a maneira de driblar a crise foi buscar soluções mais econômicas, visto que uma pesquisa da +Valor mostrou que os gastos médios mensais dos brasileiros com alimentação chegam a R$ 618, o que representa 50,9% do valor do salário mínimo. A variedade e o preço justo chamaram atenção e hoje, conforme dados da NielsenIQ, as marcas próprias já estão presentes em 34% dos lares brasileiros.  

Sá ressalta que, embora o valor seja um atrativo, o que atrai e fideliza é uma combinação de fatores, como qualidade do produto, tipo de embalagem, atributos visuais, posicionamento da gôndola e, claro, preço. Para ele, o equilíbrio entre os pontos, seguido do posicionamento da marca, é fundamental para a estratégia dos varejistas.  

Muitos supermercadistas enxergam nas marcas próprias uma estratégia de negócio e já usufruem das principais vantagens. Tanto é que 21 das 30 maiores empresas de supermercado do Brasil, segundo o Ranking ABRAS 2023, realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) em parceria com a NielsenIQ, já apostam na alternativa.  

“Os consumidores estão cada vez mais exigentes e os varejistas estão atentos a essa realidade, que se reflete na escolha de cada ingrediente dos produtos de Marcas Próprias. A Unibrasil, por exemplo, desenvolveu o Macarrão Instantâneo da Marca Própria Felitá, que rapidamente se tornou o líder de vendas, com participação acima de 50% na categoria. E trago outro case de cliente da Amicci, dessa vez do setor Pet. A Petz, maior rede de pet shops do país, tornou-se líder de vendas em diversas categorias, com entrega de rentabilidade superior a outras marcas. Isso mostra como a qualidade impacta diretamente os resultados das empresas", conclui. 

 

Cultivar conexões autênticas pode fazer a diferença para a sua imagem

No mundo empresarial, construir um networking sólido é essencial para o sucesso e crescimento dos negócios. Para as mulheres empresárias, buscar conexões saudáveis e produtivas pode desempenhar um papel ainda mais significativo, proporcionando oportunidades de negócios, apoio e inspiração. 

Ao construir relacionamentos genuínos, participar de eventos, envolver-se em organizações profissionais e utilizar as redes sociais, as empreendedoras podem ampliar suas oportunidades de negócio, compartilhar conhecimento, obter apoio e inspiração. 

Cultivar uma rede de relacionamentos ativa é um investimento valioso que contribuirá para o crescimento e fortalecimento de suas empresas, permitindo que as mulheres empreendedoras se destaquem e alcancem o sucesso em seus empreendimentos. A habilidade de cultivar conexões autênticas é ainda mais importante, pois pode abrir portas para parcerias estratégicas, oportunidades de negócio e desenvolvimento profissional. 


Confira algumas dicas de como começar essa conexão:

  1. Seja autêntica: A autenticidade é a base de qualquer relacionamento genuíno. Seja você mesma e mostre quem você é como empresária. Evite mascarar sua personalidade ou tentar se encaixar em um molde pré-estabelecido. As pessoas valorizam a autenticidade e tendem a se conectar melhor com aqueles que são verdadeiros consigo mesmos
  2. Demonstre interesse genuíno: Ao se relacionar com outras pessoas no mundo dos negócios, mostre interesse genuíno por elas e por suas atividades. Faça perguntas relevantes, ouça ativamente e mostre empatia. Quando as pessoas percebem que você está realmente interessada nelas e no que fazem, é mais provável que elas se abram e estabeleçam uma conexão mais profunda.
  3. Esteja presente: Construir relacionamentos requer tempo e dedicação. Esteja presente nos eventos do setor, reuniões de networking e encontros empresariais. Estar fisicamente presente é importante, mas também é fundamental estar mentalmente presente. Mostre atenção e respeito às pessoas com quem você interage, evitando distrações e demonstrando interesse genuíno pelas conversas.
  4. Cultive a reciprocidade: Relacionamentos genuínos são baseados em trocas mútuas. Esteja disposta a oferecer ajuda, compartilhar conhecimento e fornecer suporte às pessoas com quem você se relaciona. Ao demonstrar generosidade e disposição para contribuir para o sucesso dos outros, você estabelece uma base sólida para um relacionamento duradouro e recíproco.
  5. Busque parcerias estratégicas: Identifique outras empresárias ou profissionais com objetivos e valores semelhantes aos seus e busque parcerias estratégicas. Colaborar com outras mulheres empreendedoras pode criar oportunidades de negócio, compartilhamento de recursos e crescimento conjunto. Esteja aberta a explorar sinergias e criar alianças que beneficiem ambas as partes.
  6. Utilize as redes sociais: As mídias sociais oferecem uma plataforma valiosa para construir e expandir relacionamentos no mundo dos negócios. Esteja presente nas principais redes sociais utilizadas por seu público-alvo e participe ativamente das conversas. Compartilhe conteúdo relevante, interaja com outras empresárias e esteja aberta a conexões virtuais que possam se transformar em relacionamentos reais.
  7. Participe de grupos e comunidades: Busque grupos e comunidades de empresárias nos quais você possa se conectar com outras mulheres empreendedoras. Isso pode incluir grupos locais, eventos específicos da indústria ou até mesmo comunidades on-line. Participar desses espaços oferece a oportunidade de compartilhar experiências, aprender com outras empresárias e ampliar sua rede de relacionamentos.

 


Adriana Tavares - Formada em direito, cursou MBA em gestão na FDC e participou do Gestão 4.0, programa de imersão em negócios destinado a gestores C- Level. Sua experiência prática é vivenciada na empresa de sua família, a Altura Andaimes, em que ocupa o cargo de diretora há 11 anos.



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Maioria das pessoas gasta até três vezes mais do que acredita gastar

Fundador da Martello EF explica que percepção do consumo costuma ser muito diferente da realidade

 

Conhecer os próprios gastos é um dos pontos básicos da educação financeira, já que, normalmente, quem não sabe para onde vai o próprio dinheiro também não consegue enxugar despesas, poupar mais, traçar objetivos e nem ter consciência de que é necessário adequar o padrão de vida aos ganhos mensais. O problema é que a grande maioria das pessoas não sabe quanto gasta. Pior, acredita que gasta muito menos do que a realidade mostra.

De acordo com Thiago Martello, fundador da Martello EF, empresa que abocanhou investidores no programa Shark Tank Brasil ao oferecer uma metodologia própria, a diferença entre a percepção dos gastos e os gastos reais costuma ser de até três vezes. 

“Na Martello EF temos um serviço chamado Lupa Financeira. Demos esse nome porque o objetivo é olhar no detalhe todos os gastos do cliente ou sua família. Não foram poucos os casos em que a pessoa acreditava gastar uma certa quantia e, após todo o diagnóstico realizado, descobria que gastava três vezes mais. É o caso, especialmente, daqueles gastos que não são fixos, como presentes que damos a parentes e amigos, aquela balada no fim de semana ou algum conserto do carro”, explica Martello. 

O planejador financeiro reforça que entender os gastos é o passo número um para colocar as contas em ordem. “Se não sei para onde está indo o dinheiro da família, como posso querer organizar as finanças e até investir? É por isso que, antes de começar qualquer planejamento, realizamos um exercício de algumas horas com o cliente para colocar no papel, detalhe por detalhe, todas as despesas. A partir daí conseguimos traçar um plano”, afirma.

O plano, no caso, pode ser enxugar gastos desnecessários, aumentar as receitas, trocar contas fixas com valores altos por opções mais baratas, traçar um objetivo para poupar e investir e etc. “Trata-se de um caminho único para cada família, pois as necessidades são únicas também. O que pode ser considerado um gasto alto para alguns, para outros não é, por isso não existe julgamento quando a meta é ajudar as pessoas a ficarem em paz com as finanças. A questão é que sempre é possível melhorar a situação a partir de um cenário já existente. Só precisamos entender muito bem o cenário”, diz o fundador da Martello EF.

A Lupa Financeira normalmente é realizada por casais e famílias que desejam entender o que está havendo com o próprio dinheiro para buscar solução para as finanças. “Sempre digo que hoje é o melhor momento para fazer e tomar consciência da própria situação. O conhecimento, nesse caso, liberta e é o primeiro passo para quem quer construir uma vida financeiramente saudável, rumo à independência financeira”, conclui ele. 

 


Thiago Martello - administrador de formação, pós-graduado pela FGV, especialista e agente autônomo de investimentos, além de atuar como educador e planejador financeiro desde 2015. Ele começou a trajetória aos nove anos, vendendo balas no farol perto de casa e hoje já mudou a vida de mais de mil pessoas através de uma metodologia exclusiva, simples e divertida, e que transformou a vida de muitas famílias. Com bom humor, ele mostra que é possível organizar as contas de forma prática e dar uma "martellada" definitiva na desordem financeira. https://martelloef.com.br/



Martello Educação Financeira
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