Nem todo estímulo –
analógico ou digital –, faz bem para o cérebro.
Veja como usar melhor o órgão mais
importantre do corpo - e o seu celular em 2023.
Leitura,
palavras cruzadas, ginástica para o cérebro, redes sociais, jogos online: como
cada um desses estímulos interfere na capacidade cognitiva do cérebro?
Embora todo
estímulo exija do cérebro energia para compreensão, entendimento e assimilação
das informações, nem tudo o que fazemos diariamente – seja no digital ou de
forma analógica –, faz bem para o nosso órgão mais importante do corpo humano.
Com a ajuda
da neurocientista do SUPERA – Ginástica para o Cérebro, o SUPERA fez uma lista
com 20 recursos, seus pontos positivos e negativos para você usar melhor o
cérebro e o celular em 2023, confira:
1) Ábaco
– instrumento milenar para cálculos
Ponto
positivo: É uma ferramenta incrível e que ajuda a desenvolver agilidade de
raciocínio através de cálculos matemáticos visuais, e não apenas abstratos como
na matemática convencional. O treino com o ábaco promove alterações de
plasticidade no cérebro que aumentam a eficiência do processamento de
informações em regiões relacionadas visual-espaciais, que consequentemente
ampliam o poder de desempenho de diversas outras redes neuronais
integradas.
Ponto
negativo: Você precisa ser persistente para não desistir no primeiro
obstáculo, mas fique tranquilo: por meio da prática de ginástica para o cérebro
é possível desvendar o ábaco de forma gradual e assertiva. A persistência no
treino é essencial para o cérebro ter tempo suficiente para criar as novas conexões!
2) Instagram
Ponto
positivo: É a rede social das fotos, vídeos e stories, hoje uma das mais
utilizadas no mundo. Excelente para acompanhar a rotina dos amigos, familiares,
apoiar o empreendimento de alguém e seguir produtores de conteúdo do seu
interesse.
Ponto
negativo: Não oferece desafio ao cérebro, contribuindo em muitos casos para
uma alienação mesmo em meio a muitas informações que o aplicativo oferta a todo
instante. Não há filtro nos conteúdos, e está repleto de notícias falsas e conteúdos
mentirosos, exigindo um bom senso crítico para não ser enganado pelo algoritmo.
3) Palavras cruzadas
Ponto
positivo: É de fácil realização e pode ser encontrado na banca de revistas,
na internet e nos aplicativos de celular. Promove um treino de linguagem
interessante para estimular o vocabulário e a memória em todas as fases da
vida. Com a idade, temos a tendência de perder a habilidade de fluência verbal,
então todo exercício de linguagem é bem-vindo para manter o cérebro afiado.
Ponto
negativo: Originalmente foi criado para que o executor utilize a memória e
o seu conhecimento de mundo. Tem suas limitações quanto ao efeito de estímulo
da capacidade cognitiva, principalmente se a pessoa ficar estagnada em um nível
de dificuldade fácil.
4) Tik Tok
Ponto
positivo: Aplicativo extremamente acessado para produzir e consumir vídeos
curtos. Para quem gosta de produzir vídeos, o app representa uma fonte de
divulgação rápida do seu conteúdo e desafia o cérebro a aprender
funcionalidades de efeitos e edições. Para quem gosta de assistir, pode
encontrar ótimos produtores de conteúdo de receitas, moda, maquiagem, dança,
fitness… sem contar os divertidíssimos animais de estimação, afinal de contas,
rir faz bem!
Ponto
negativo: A dinâmica de vídeos curtos e rápidos coloca o cérebro em
constante estado de alerta e, segundo alguns especialistas, com potencial
altamente viciante. É a única rede social que tem um aviso da própria rede para
que o usuário abandone a plataforma quando passa muito tempo nela, o que chama
atenção para a exposição ruim da condição cognitiva neste cenário. Exige
bastante autocontrole!
5) Xadrez
Ponto
positivo: Desde o primeiro contato ao conhecer as regras do xadrez, até
vencer uma partida, o aprendizado do jogo requer o envolvimento de funções
cognitivas complexas, como: memória de trabalho, visão espacial, raciocínio
abstrato, controle inibitório, planejamento e tomada de decisão. O reforço
dessas funções por meio do aprendizado de xadrez vai impactar positivamente em
muitas outras atividades diárias que utilizam essas mesmas regiões do cérebro!
Ponto
negativo: Por ser um jogo cheio de regras, com diversas peças
caracterizadas por movimentos diferentes, o aprendizado depende de dedicação e
foco. Tal aprendizado será mais eficaz se houver um professor ou mediador
experiente auxiliando.
6) Facebook
Ponto
positivo: Além das fotos e posts dos amigos, é uma grande rede de
marketplace e comunidades. Pode ser palco de discussões sociais importantes
dentro de comunidades temáticas, sejam elas públicas ou fechadas. É uma rede
muito útil para empreendedores, pois uma página bem avaliada pelos seus
clientes é garantia de novos contatos!
Ponto
negativo: Da mesma forma que boas discussões acontecem, também há espaço
para notícias falsas, posts agressivos e desinformação, fique atento!
7) Dobble
Ponto
positivo: Existem pelo menos 5 maneiras diferentes de jogá-lo, para 2 até 8
jogadores. É visualmente bastante atrativo e possui temas para todos os gostos.
A sua dinâmica trabalha muito o controle inibitório, que é a capacidade de
regular os impulsos para atingir um objetivo, sendo super útil para jogar com
crianças a partir dos 6 anos, que é a fase em que essa capacidade cognitiva
começa a surgir.
Ponto
negativo: Por ser um jogo que exige velocidade, os novatos podem sentir
dificuldades para jogar com um grupo onde a maioria já conhece.
8) Twitter
Ponto
positivo: É uma das redes mais antigas e prioriza a opinião de pessoas
importantes e com grande relevância social. É um local para entender o mundo e
quem mais tem relevância nele.
Ponto
negativo: É uma das redes mais agressivas, onde surgem a maioria das notícias
falsas produzidas na internet, ainda com baixa regulação e conhecida por
incentivar o discurso de ódio.
9) Leitura
Ponto
positivo: A leitura é uma ferramenta incrível para o cérebro. Ser
alfabetizado significa construir um circuito novo no cérebro, apto a integrar
diversas informações sensoriais para dar significado às palavras e frases. Ter
o hábito de fazer leituras em profundidade (livros em papel, textos com
vocabulários ricos) fortalece a capacidade de pensar e torna a pessoa cada vez
mais apta a aprender e se desenvolver.
Ponto
negativo: Não temos pontos negativos quando falamos de leitura, porém, em
tempos de internet, esteja atento às fontes do que vai ler e fuja da tentação
de ficar apenas nas leituras fáceis e fragmentadas. Ler é um estímulo incrível.
O desafio, se você já lê, é procurar outros assuntos e autores que incentivem o
pensamento crítico.
10) Torre de hanoi
Ponto
positivo: Jogo clássico de estratégia e raciocínio lógico. Possui as mais
variadas versões on-line e em aplicativos, o que pode torná-lo mais rico em
níveis de dificuldade.
Ponto
negativo: No jogo físico, após jogar várias vezes, a estratégia passa a
ficar automática.
11) Jogo de damas
Ponto
positivo: Tem regras e dinâmica um pouco mais simples que o xadrez. Além de
ser um jogo físico com baixo custo, está disponível em diversos aplicativos.
Trabalha bastante o pensamento flexível e estratégico, uma vez que é necessário
planejar as jogadas tentando prever o que o oponente poderá fazer depois.
Ponto negativo: Após a
pessoa se acostumar com ele, precisará jogar com pessoas diferentes para que
ele fique mais estimulante.
12) Jogo - Rummikub
Ponto
positivo: Jogo muito famoso e premiado. Combina elementos de vários outros
jogos, de rummy
(jogo de cartas), Dominó, Mahjong e Xadrez. Excelente para jogar em família.
Cognitivamente atua nas habilidades de análise, síntese, memória e raciocínio
lógico.
Ponto negativo: Você pode
querer jogar todos os dias!
13) Jogo - Abalone
Ponto
positivo: Um jogo de tabuleiro disputado entre dois jogadores, sendo que o
objetivo é empurrar as esferas do rival para fora do tabuleiro. Exige bastante
estratégia e raciocínio, além de aperfeiçoar a orientação espacial, memória de
trabalho e a capacidade de ter uma atitude mais planejada e menos impulsiva.
Ponto
negativo: Tão envolvente que o perdedor pode querer revanche!
14) Parede colorida
Ponto
positivo: Excelente jogo para as crianças, pois além de estimular a visão
espacial e a criatividade, exercita a coordenação motora fina. Pode ficar mais
desafiador para o cérebro se a meta for encaixar as peças sem deixar as mesmas
cores encostarem!
Ponto
negativo: Após jogar várias vezes, as pessoas tendem a repetir a estratégia
que mais funcionou.
15) Fantasma blitz
Ponto
positivo: O fantasma começou a tirar fotos de objetos ao seu redor e
percebeu que as fotos saiam com cores alteradas. Seu objetivo é identificar
qual é o objeto a ser capturado em cada rodada a partir das cartas. Um jogo
super lindo que exercita a memória de trabalho, ou seja, a habilidade de lidar
com informações simultâneas sem se perder!
Ponto
negativo: Você pode comprar para dar de presente, mas acabar ficando com
ele!
16) Hora do rush
Ponto
positivo: O objetivo é tentar sair da confusão de carrinhos o quanto antes
e com a menor quantidade de movimentos possíveis. São 40 desafios em diferentes
níveis de dificuldade para testar as habilidades de visão espacial e de
planejamento estratégico. Poder jogar sozinho também é uma vantagem.
Ponto
negativo: Cuidado para não perder as peças!
17) Dixit
Ponto
positivo: Já teve mais de 5 milhões de cópias vendidas. Um jogo que encanta
pelo visual, e de dinâmica extremamente desafiadora para o cérebro, pois leva a
sério as habilidades de imaginação, criatividade, memória e concentração!
Proporciona uma experiência diferente a cada jogo, pois se torna um meio de
expressão artística e emocional das pessoas.
Ponto
negativo: Pode não ser acessível financeiramente a todos. Você pode perder
a noção do tempo!
18) Território
Ponto
positivo: Jogo com um objetivo direto e regras simples, porém desafiador em
termos de estratégia. Os jogadores precisam encaixar todas suas peças no
tabuleiro, reavaliando a estratégia adotada a cada rodada, a partir dos
movimentos dos outros jogadores. Exercita bastante a percepção visuoespacial e
a atenção. Existem também algumas versões on-line.
Ponto
negativo: Após jogar várias vezes, as pessoas tendem a repetir a estratégia
que mais funcionou, deixando de experimentar outras abordagens.
19) Tesouro do dragão
Ponto
positivo: É um jogo de memória, mas não apenas um jogo de memória. O
objetivo é ganhar o maior número de cartas, com uma boa pitada de lidar com o
risco de perder tudo. O jogo enfatiza a tomada de decisão: “Devo parar ou
continuar?”, pois é possível continuar jogando e perder tudo que conquistou.
Cognitivamente trabalha a memória e o risco calculado!
Ponto
negativo: Você pode se apaixonar!
20) Ginástica para o cérebro:
Ponto
positivo: É uma metodologia que organiza os pontos positivos de tudo que
estimula e faz bem ao cérebro, promovendo práticas incríveis em grupo. Os
princípios de novidade, variedade e grau de desafio crescente, somados às
competências socioemocionais são o combustível perfeito para enriquecer o
aprendizado ao mesmo tempo que estimulam as funções essenciais ao bom
funcionamento do órgão que guarda nossa identidade - o cérebro.
Ponto negativo: Você precisará organizar sua agenda para não faltar ao
compromisso com sua turma!