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sexta-feira, 20 de maio de 2022

Mutirão de CNH no Poupatempo: unidades ainda têm vagas para motoristas que devem renovar o documento neste mês

Atendimentos acontecerão neste sábado (21) em todos os postos do estado para condutores que estão com as habilitações vencidas entre janeiro e fevereiro de 2021 

  

Neste sábado, 21 de maio, os motoristas que estão com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida entre janeiro e fevereiro de 2021 podem aproveitar a oportunidade para renovar o documento em um dos postos do Poupatempo. Ainda há vagas disponíveis e o agendamento deve ser feito pelos canais digitais – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital ou totens de autoatendimento.  

Além deste, o Poupatempo também irá promover mais um mutirão no mês de maio, no sábado seguinte, dia 28. A grade de agendamento para as 9,4 mil vagas da próxima semana ficará disponível a partir de quarta-feira (25).   

Neste ano, o Poupatempo já realizou mais de um milhão de atendimentos para solicitações de renovação de CNH, sendo que apenas 414 mil foram feitas presencialmente, nas unidades do programa.  Ao longo de todo o ano passado, 7 milhões de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação no Poupatempo e, desse total, 4,5 milhões de solicitações (65%) foram realizadas de forma online.  

Para ser atendido no mutirão é obrigatório realização de agendamento prévio. A relação dos horários de funcionamento de cada unidade pode ser consultada no portal do Poupatempo.

Importante reforçar que a prioridade da ação é atender aqueles que estejam com a habilitação para vencer ainda neste mês e precisam realizar alterações no documento, como transferência interestadual, por exemplo.  De acordo com estimativas do Detran.SP, cerca de 170 mil motoristas estão com as habilitações vencidas neste período.  
 

A renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, tanto pelo Poupatempo quanto pelos canais do Detran.SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios. 

Vale lembrar que motoristas que tenham CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o motorista solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.  

 

Renovação da CNH   

Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.   

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH, precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.   

Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.   

Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, o cidadão irá receber a CNH física, pelos Correios, no endereço indicado pelo motorista. 

 

Calendário com os novos prazos de CNH:   

Mês/Ano de Vencimento 

Prazo Máximo 

Janeiro/2021 

Fevereiro/2021 

Maio/2022 

Março/2021 

Abril/2021 

Junho/2022 

Maio/2021 

Junho/2021 

Julho/2022 

Julho/2021 

Agosto/2021 

Agosto/2022 

Setembro/2021 

Outubro/2021 

Setembro/2022 

Novembro/2021 

Dezembro/2021 

Outubro/2022 

Janeiro/2022 

Fevereiro/2022 

Novembro/2022 

Março/2022 

Abril/2022 

Dezembro/2022 

Maio/2022 

Janeiro/2023 

Janeiro/2023 

Junho/2022 

Fevereiro/2023 

Fevereiro/2023 

Julho/2022 

Março/2023 

Março/2023 

Agosto/2022 

Abril/2023 

Abril/2023 

Setembro/2022 

Maio/2023 

Maio/2023 

Outubro/2022 

Junho/2023 

Junho/2023 

Novembro/2022 

Julho/2023 

Julho/2023 

Dezembro/2022 

Agosto/2023 

Agosto/2023 

 

 

Serviço:

Mutirão para renovação de CNH: acontecerá nas unidades do Poupatempo, com 9,4 mil vagas.  

Data: sábado, 21 de maio. 

Horários de atendimento: habitual, de acordo com unidade escolhida e mediante agendamento prévio. Os locais e endereços podem ser consultados no portal www.poupatempo.sp.gov.br


Mercado farmacêutico se aproxima dos cinco maiores no mundo: B2B já ultrapassou o B2C em faturamento

Com mais de 118 mil CNPJs de varejistas no setor farmacêutico e quase 5 mil distribuidores de medicamentos, essa fatia do PIB brasileiro movimentou R$66 bilhões entre agosto de 2020 e julho de 2021. A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias disse ainda que, até 2023, o Brasil estará no Top 5 dos maiores mercados da indústria farmacêutica mundial. 

O setor, naturalmente complexo pela diversificação de clientes (hospitais, postos, clínicas, enfermarias, governos, laboratórios e, claro, farmácias), também enfrenta uma cadeia de venda e distribuição fragmentada geograficamente. Para isso, novos formatos de comercialização são necessários, bem como otimizar a experiência do comprador, especialmente se ele for um CNPJ.

Estamos falando da venda B2B, que de tendência passou a uma realidade potente no mercado mundial. Só nos Estados Unidos, esse modelo de venda entre empresas ultrapassou os números do B2C e chegou a US$ 1 trilhão. Os dados da Associação comprovam ainda que a transformação digital do setor está caminhando realmente para frente e se mantendo em movimento - que é o mais importante em um mercado tão acirrado como esse.

Em termos de estratégias de competitividade, não tem jeito, a tecnologia segue como protagonista. Muito além de site de vendas B2B, é preciso ter um canal estruturado e capaz de se aliar ao time de vendas, ao invés de competir com ele. Porém, a pergunta de um milhão de dólares é: como se faz isso?

“A resposta está em um conjunto de estratégias que facilite o dia a dia do time comercial, tornando a relação uma aliança corporativa potente para alavancar ainda mais o segmento”, explica Eduardo Oliveira, CEO da F1 Commerce. Uma plataforma robusta, flexível e versátil pode ser uma força a mais no processo de vendas. Isso porque torna possível atender qualquer operação, independente do porte ou segmento, com recursos especializados para cada modelo de negócio.

“Um sistema eficiente também padroniza pedidos e otimiza o tempo da equipe, que gasta muitas horas cadastrando o mix de produtos e gerindo estoque e preços. Isso facilita a rotina dos vendedores, representantes, distribuidores e demais personagens do B2B”, diz. E quando você substitui o processo operacional por inovação, permite que as pessoas trabalhem estrategicamente suas vendas, sem a necessidade do trabalho manual.

Além disso, uma plataforma completa também permite o cálculo das complexas tributações em vendas B2B, todas completamente diferentes da venda direta para consumidores. “O gerenciamento dos diversos centros de distribuição e logística também minimiza o gargalo da perda de vendas e a dificuldade para atingir metas, afinal, a equipe comercial não consegue atender toda demanda sem ajuda da tecnologia”, acrescenta. 

Por fim, e não menos importante, o gargalo da falta de integração entre os diversos sistemas de gestão da empresa farmacêutica é solucionado com um sistema que promova a aliança também entre softwares e outras plataformas, eliminando ainda mais a dificuldade em ampliar o alcance das vendas e prospectar novos clientes. Para quem já é do ramo farmacêutico, migrar seu canal para uma plataforma de excelência é um caminho eficaz para crescer economicamente e acompanhar o mercado. “Para os empresários que estão querendo entrar nesse setor, iniciar com um sistema especializado em e-commerce B2B é começar com o pé direito”, conclui Oliveira. 


Advogado Virtual: 4 vantagens de equipar seu escritório de advocacia com novas tecnologias

Advogado e cofundador de lawtech que atua no mercado jurídico para mais de 15 mil advogados, elenca dicas de como automatizar a rotina do advogado

 

Durante muito tempo os advogados ficaram conhecidos como conservadores por se colocarem distantes das atualizações tecnológicas das grandes corporações. Isso tem mudado ao longo dos anos. De 2017 até 2021, a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs notou crescimento de mais de 300% no número de startups de Direito, que tem como finalidade auxiliar os profissionais desse setor em sua rotina de trabalho, deixando-as menos antiquadas. 

 

“Um bom software hoje pode facilitar muita coisa na rotina de um escritório. A pandemia deixou mais do que clara a necessidade dos advogados se atualizarem também. Com as lawtechs e legaltechs, muitos escritórios aumentaram o número de processos e clientes, assim como otimizam a rotina de tarefas e facilitam a vida profissional”, comenta Renan Oliveira, advogado tributarista e cofundador da Previdenciarista. Em 2021, a plataforma adicionou o Prev Casos à plataforma, que funciona como um “tinder” entre advogados e segurados do INSS em busca de orientação jurídica.

 

Pensando nisso, o advogado elencou 4 vantagens em modernizar o escritório de advocacia:


 

1 - Acessibilidade e Segurança


Esquecer um arquivo em casa ou no escritório pode causar atrasos em uma reunião. Perder um documento pode causar muita dor de cabeça. Mas a tecnologia pode te ajudar nisso tudo. “Salvar arquivos em nuvens é muito mais prático. Você consegue guardar muito mais documentos do que seria capaz de arquivar em uma pasta e também pode acessá-los de qualquer celular ou computador em qualquer lugar que estiver”, explica o advogado.

 

Mas e a segurança? Perdi meu celular, perderei o arquivo? “Não. Essas tecnologias possuem softwares que possibilitam o arquivo ficar protegido fora do aparelho, tanto que você consegue acessá-lo de outros aparelhos. Para garantir a segurança do conteúdo é preciso sempre uma boa senha e tomar os mesmos cuidados que tomamos quando falamos de senha de banco ou das nossas redes sociais”, comenta Renan.

 

2 - Praticidade


“Crescemos imaginando que no futuro os robôs fariam boa parte ou quase tudo o que precisamos fazer hoje. A tecnologia já permite que alguns serviços sejam feitos por inteligência artificial, por exemplo”. O advogado usa como exemplo processos e petições preenchidas automaticamente, após um ou dois dados inseridos. “Isso é muito mais prático e menos burocrático do que ficar preenchendo campo por campo da documentação de um processo”.

 

3 - Agilidade


Todo mundo já escutou a frase “tempo é dinheiro”, mas entregar qualquer material sem qualidade não conta. A tecnologia é uma ferramenta aliada nesse processo. “No Prev, por exemplo, criamos uma calculadora inteligente ligada ao sistema do INSS. Assim, com poucos dados do segurado, conseguimos realizar o cálculo da vida toda de serviço dele em menos de cinco minutos, enquanto esse processo, se feito a mão, poderia levar horas para chegar a um resultado”, explica Renan.

 

4 - Organização e acompanhamento


“Check lists, agendas e aquela papelada toda que antes ficava na mesa, pode nem existir mais se você usar as ferramentas certas”, comenta o advogado. Na plataforma Previdenciarista é possível ter o seu próprio “arquivo” dentro da plataforma, facilitando o gerenciamento de todas essas informações e andamentos de cada atividade.

 

Previdenciarista

 

Tecnologia e diversidade: 3 dicas para promover a inclusão de PCDs na sua empresa

Especialista sugere recursos que promovem acessibilidade, escuta e uma real inclusão no ambiente de trabalho 

 

Segundo o IBGE, 24% da população brasileira se reconhece como pessoa com deficiência (PCD). A Organização Internacional do Trabalho (OIT), por sua vez, aponta que 87% das empresas desejam ser reconhecidas como diversas e inclusivas. No entanto, somente 60% conduzem ações ou programas de inclusão.

 

Amanda Pontes, Diretora de Cultura da keeggo, parceira na transformação digital das organizações, alerta que incluir colaboradores PCDs vai muito além de contratá-los. É preciso assegurar que eles se sintam realmente inclusos e confortáveis durante a jornada de trabalho, para que possam desempenhar melhor seu papel dentro do ambiente corporativo. Segundo Amanda, a tecnologia pode ser aliada nesse processo de real inclusão.

 

“A tecnologia é a chave para que as instituições se adequem à cultura da inovação e permitam que os PCDs cheguem mais longe, além do discurso da inclusão como meio de transformação social. Tornar o ambiente apto e as equipes preparadas é um dos pontos mais importantes para que a empresa se desenvolva, desenvolva seu quadro de colaboradores e seja considerada realmente inclusiva. E a partir dessa pluralidade, fica mais fácil alcançar um ambiente criativo e inovador”, afirma. 

 

Sendo assim, Amanda separou três dicas de como as empresas podem usar a tecnologia na promoção de uma real inclusão: 

 

  1. Realize um recrutamento inclusivo   

A estratégia de recrutamento usada pelo RH também precisa ser inclusiva e os profissionais que se envolvem nessa dinâmica precisam estar alinhados à cultura organizacional e ao propósito de fomentar a diversidade. Além disso, é possível recorrer a softwares de inteligência artificial que otimizam e direcionam com mais assertividade o processo de recrutamento, ajudando inclusive a eliminar predisposições inconscientes dos recrutadores que afetam a atração e seleção de determinados perfis de candidatos, diminuindo o potencial de diversidade das equipes. 

 

  1. Democratize o uso de tecnologias 

As empresas precisam estar preparadas para garantir que todos os funcionários, sejam eles PCDs ou não, possam desempenhar suas atribuições de forma plena, atingindo seu máximo potencial de desenvolvimento e colaboração. Além de ofertar treinamentos e as capacitações necessárias, deve-se prever a adoção de tecnologias acessíveis, como leitores de tela para pessoas com deficiência visual, aplicativos para tradução simultânea de conteúdos para a língua brasileira de sinais e softwares de automação por reconhecimento de voz, para pessoas com baixa mobilidade. “Assegurar essa acessibilidade é tão importante quanto preparar a estrutura física de um escritório para que ele também seja acessível”, ressalta Amanda.

 

3.   Mantenha um canal de escuta sigiloso e permanente


Quando inseridos na rotina de trabalho, os colaboradores podem se deparar com dificuldades ou desconfortos não previstos no processo de seleção. E nem sempre eles se sentirão seguros para expressar essas sensações. É fundamental oferecer um canal permanente de escuta e a tecnologia pode ajudar nesse sentido. “Além de preparar lideranças para o recebimento desse tipo de feedback, pode-se disponibilizar chatbots com garantia de privacidade e sigilo, para o atendimento e registro de reclamações, sugestões e até mesmo denúncias”, sugere a especialista.


 

keeggo - atua em toda a cadeia de valor dos clientes com soluções de tecnologia, design, LGPD e performance, auxiliando empresas e startups na transformação digital.

 

Maio Amarelo: Waze lista quatro funções para ter segurança no trânsito

Visando conscientizar os motoristas sobre a importância da redução de sinistros

 

O movimento Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. 

 

Porém, mais do que apresentar dados e estatísticas sobre o trânsito e morte, o app Waze listou um conjunto de ferramentas do app para que a população possa, no dia a dia, tornar esse movimento em prol de um trânsito em realidade. 

 

1) Limite de velocidade

 

Ao viajar para uma nova cidade, o motorista pode nem sempre estar a par das leis de trânsito local. Para ajudá-los, o app tem um alerta que avisa quando o seu carro estiver acima do limite de velocidade.

 

Para ativar a visualização e o alerta sonoro, basta seguir os passos abaixo: 

  1. Ative o velocímetro para ver qual é sua velocidade atual e ser alertado quando você atingir o limite de velocidade. 
  2. Toque em Meu Waze e em Configurações 
  3. Toque Velocímetro.
  4. Ative Mostrar velocímetro.
  5. O velocímetro é exibido no mapa durante a navegação.
  6. Ao atingir o limite máximo de velocidade, você recebe um alerta.

 

2) Alertas de trânsito

 

O Waze conecta os motoristas globalmente, e cria uma comunidade que, junta, melhora a qualidade do trânsito para todos. Ao adicionar um alerta no mapa, o usuário ajuda todos os outros motoristas da plataforma que estão próximos a ele. 

 

Para adicionar um alerta, o motorista pode: 

  1. Clicar no botão "Alertar" à direita do mapa.
  2. Escolher o tipo de incidente que está no percurso.
  3. Se necessário, incluir mais informações.
  4. Apertar enviar.

 

 3) Criança ou pet no carro 

 

Ao fazer uma parada ou ao chegar no destino final, é possível esquecer crianças ou pets que estão quietas ou dormindo no carro - uma situação que pode ser extremamente perigosa e fatal. Para ajudar os seus usuários, o Waze tem uma opção de alerta que envia uma notificação ao motorista assim que ele chega ao seu destino.

 

Para ativar o recurso, basta seguir os passos abaixo:

 

  1. Abra o Waze e toque no ícone de lupa no canto inferior esquerdo da tela. Em seguida, acesse “Geral”;
  2. Acesse “Lembrete de criança” e ative a função “Permitir lembretes”;
  3. Toque em “Mensagem personalizada” e digite uma frase que aparecerá no alerta de criança no carro do Waze. Para finalizar, toque no botão “Pronto”.
  4. A função pode ser desativada a qualquer momento. Para isso, basta repetir os passos do tutorial e desligar a opção “Permitir lembretes”.

 

 

4) Recurso de voz

 

As configurações de comando de voz ajudam os motoristas a manter as mãos no volante e os olhos na estrada. Para ativar os Comandos de Voz: 

  1. Toque em Meu Waze e em Configurações .
  2. Toque em Voz e som.
  3. Verifique se a opção "Sons" está ativada.
  4. Dica: pressione o botão de aumentar o volume no dispositivo para verificar se o som está funcionando antes de iniciar o trajeto.
  5. No smartphone garanta que o microfone está ativado. 
  6. Para isso, abra as "Configurações" do seu celular. 
  7. Na barra de pesquisa, digite "Permissões do app" e toque no resultado.
  8. Procure as permissões de microfone e verifique se elas estão ativadas para o Waze.
  9. Observação: as etapas podem variar de acordo com o dispositivo.

 

Para mais informações ou para baixar o aplicativo Waze, acesse www.waze.com/pt-BR

 

Apartamento próprio sem condomínio pago? Advogado explica o que pode acontecer

Professor Esdras Lovo, coordenador do curso de direito da UNIFRAN, esclarece dúvidas e consequências sobre esta inadimplência

 

Atualmente, é perceptível a dificuldade dos cidadãos em efetuar pagamentos básicos como água, energia, mercado e condomínio. Também é comum os que possuem apartamentos próprios ficarem mais tranquilos ao deixarem de pagar o condomínio pelo fato de acharem que o risco de perda do imóvel é menor ou até inexistente.   

Diante disso, o professor Esdras Lovo, coordenador do curso de direito da Universidade de Franca - UNIFRAN, explica que, com base no Código de Processo Civil vigente, as taxas de condomínio em atraso podem ser objeto de Ação de Execução. Ou seja, cobradas judicialmente a partir do primeiro mês de atraso. Deste modo, a fim de quitar o débito com o condomínio, os bens do devedor podem ser objeto de penhora e nesta circunstância, é possível, sim, perder o apartamento.  

É importante que o devedor tenha conhecimento da Convenção e Regimento Interno do condomínio. Neste documento estarão previstas as regras para a cobrança das taxas em atraso. Em algumas situações, antes de ingressar com a Ação Judicial, o condomínio notifica o devedor para que faça o pagamento amigavelmente, oportunidade em que será possível efetuar o parcelamento extrajudicial – seja por boleto, cartão de crédito ou cheque.   

“Caso o devedor não consiga fazer ou cumprir o acordo, a cobrança poderá ser judicializada e, será necessária a representação por um advogado. No curso do processo, o inadimplente terá a oportunidade de quitar os débitos pendentes antes de “perder” o apartamento. No entanto, é importante mencionar que durante este caminho, os custos financeiros serão maiores: juros, honorários advocatícios, entre outros”, explica Esdras.   

Segundo o professor Esdras Lovo, antes de ingressar com a Ação Judicial, o Condomínio poderá notificar o devedor para que faça o pagamento amigavelmente. “Durante a ação de execução para cobrança dos condomínios atrasados, cenário em que os bens do devedor podem ser utilizados para quitar a dívida, também é possível que o apartamento vá a leilão. Penhorando o bem – que garantirá a satisfação da dívida - o credor irá receber os valores, após a venda do imóvel, ressalta.   

Em relação ao que pode ser feito nessas ocasiões, o professor aconselha em primeiro lugar, estar com toda a documentação que comprove a dívida e encaminhar para um advogado, profissional adequado para ajudar nestas questões. “A melhor estratégia é a tentativa de um acordo amigável, pois os condomínios costumam ser flexíveis quando o inadimplente tem interesse em sanar a dívida, mas se está com dificuldades financeiras, é possível acordar um parcelamento maior via cartão de crédito ou cheque. Tudo depende da disponibilidade e alinhamento entre Condomínio e morador, lembrando que é importante que o devedor esteja assessorado por um advogado – para melhor compreensão dos fatos e apoio na tomada de decisões”, completa.   

Por fim, Esdras ressalta que também existe a opção de venda do imóvel. “Tendo em vista os custos financeiros e a duração de um Processo Judicial, a via mais interessante seria a venda do apartamento para a quitação dos débitos. Deste modo, a pessoa endividada terá condições para resolução do problema, de forma mais ágil e menos burocrática. Também não existe impedimento legal de venda com dívidas, entretanto, é imprescindível que o comprador esteja ciente dos débitos e que a referida quitação seja efetuada”, finaliza.   

 

UNIFRAN

www.unifran.edu.br

 

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