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sexta-feira, 8 de maio de 2020

Alimentos puxam alta da inflação em meio à pandemia


FecomercioSP analisou itens essenciais que estão sendo mais procurados durante a quarentena


Apesar dos dados do IPCA – 15, do IBGE, para a Região Metropolitana de São Paulo terem apresentado inflação estável no final de abril, levantamento da FecomercioSP, com base nesses números, apontou alta média de 5,52% nos produtos mais utilizados durante a quarentena instaurada para conter a disseminação de covid-19.

A Federação levou em consideração alguns itens essenciais e montou a “cesta pandemia” com cinco categorias, sendo que todas apresentaram alta na inflação na comparação com o mesmo período do ano passado: alimentação no domicílio (7,45%); alimentação e bebidas (6,58%); habitação - produtos de limpeza - (5%); saúde (3,81%) e cuidados pessoais (3,41%).

 

Dentro da categoria de alimentação e bebidas, os que obtiveram índices mais elevados foram: cenoura (40,85%), açúcar refinado (22,21%), músculo (21,23%), alcatra (14,72%), leite longa vida (14,50%), arroz (12,86%), contrafilé (11,45%), milho-verde em conserva (11,18%), maçã (7,99%) e bolo (7,89%).

Por outro lado, na mesma categoria, 9 dos 29 itens analisados registraram queda nos preços: feijão carioca (-25,09%), repolho (-10,20%), palmito em conserva (-5,10%), café moído (-4,91%), massa semipreparada (-3,91%), batata-inglesa (-1,05%), refrigerante e água mineral (-0,83%), leite em pó (-0,76%) e brócolis (-0,67%).

Já o grupo de habitação contém produtos de limpeza, muito procurados para conter a proliferação do coronavírus. Assim, detergente e sabão em pó ficaram 9,44% e 7,23% mais caros em relação a abril de 2019.

Na área da saúde os destaques dos altos índices  ocorreram em função do aumento nos planos de saúde (7,33%) e nos serviços laboratoriais e hospitalares (3,58%).

Empresariado
A FecomercioSP orienta os comerciantes a ficarem atentos ao controle dos estoques e a se concentrarem nas vendas desse mix de produtos essenciais, com descontos para os itens perecíveis ou com prazos menores de vencimento.

No momento de repor as mercadorias também é importante analisar as que possibilitam mais margem de lucro, visto que diante de um cenário de incerteza, a população está consumindo com mais cautela.

A Entidade lembra, ainda, que os empresários devem se programar para quando for autorizada a reabertura dos estabelecimentos, momento em que serão necessários os equipamentos de segurança individual (EPIs) para garantir segurança na retomada do atendimento ao público. Então, o recomendado é buscar desde já fornecedores para esses itens e avaliar as quantidades que serão utilizadas, negociando valores e prazos de entrega.


Conheça métodos que possibilitam integrar o segmento de comércio exterior dentro uma empresa


Quando se conhece os benefícios de trabalhar um setor específico de comércio exterior em uma empresa, com os profissionais e experiências adequadas para iniciar esse projeto, é também o momento de integrar esse segmento ao restante da estrutura. Isso, de certo, pode causar alguns transtornos. Uma vez que as áreas de vendas, financeiro e contabilidade podem ser afetados pelo último desses processos, que é o de logística.

Falo especialmente para aqueles que não possuem o comércio exterior como atividade principal. Embora as pessoas tenham resistência às mudanças, ainda mais causadas por terceiras, é importante estar com a mente aberta.

Os setores de empresas funcionam como uma forma de otimizar e diminuir custos, então é necessário encontrar as melhores maneiras de integrar qualquer novidade de maneira organizada, com rapidez e sem que ocorram grandes interferências.

A primeira dica para que tudo ocorra bem é demarcar o espaço e a presença do setor na empresa. Comércio Exterior pode ser subcategorizado em logística, Supply Chain ou até em suprimentos, mas precisa ter seu próprio nome e espaço. Embora pareça vaidade, é uma maneira de ajudar os colaboradores a entenderem o propósito da área e em quais assuntos é importante estar presente, afinal não é porque algo foi implementado mais tarde, que é algo desnecessário. 

Coloco dessa forma pois se algum profissional de outro departamento, como financeiro ou administrativo, se vê numa posição em que o restante dos colegas não vê importância, pode sentir falta de valorização e com isso perdem-se trabalhadores muito competentes. 

Certamente o nome pode variar de acordo com as responsabilidades que serão assumidas, como importação e exportação, compras e vendas internacionais ou Logística. Desde que o colaborador possua um ofício no momento que verem o crachá e a assinatura de e-mail, já se vê que o trabalho é levado a sério.

A partir desse primeiro passo, o segundo mais importante é determinar as responsabilidades do departamento. Primeiramente, é necessário que ele integre as funções de Comércio Exterior de toda a empresa. Para isso, é preciso encontrá-las e determinar, por exemplo, com quem ficarão a classificações fiscais, compras internacionais, transporte e produtos.

Muitas funções podem ser desempenhadas por áreas que existam antes de Comex. Mas as operações de importação e exportação dependem de prazos e burocracias e, quando esse trabalho é compartilhado por muitas pessoas, existe o risco de um ou mais departamentos terem prioridades diferentes e com isso, gerar prejuízos para o processo.

Haverá responsabilidades conjuntas e essas devem ser trabalhadas internamente, mas de certo a nova área deverá absorver serviços até então foram terceirizados, como despachantes aduaneiros ou de transportadoras. Para evitar qualquer conflito é essencial delegar essas responsabilidades com clareza.
A última dica trata exatamente de integrar os demais setores ao de Comércio Exterior, essa é a melhor maneira de reduzir os custos relacionados a Comex numa empresa.

Como responsável por essa “fusão”, lembre-se que será necessário mudar alguns preceitos e também processos, o que pode ser difícil em treinamentos e talvez gerar uma resistência ainda maior ao novo setor.

Digamos que os colaboradores do financeiro têm suas próprias regras para os fechamentos de folha. Do momento em que foi solicitado o pedido de compra, feito com urgência, até que o dinheiro conste na conta do exportador, pode levar 15 dias facilmente, e apenas então o produto será coletado para entrega.

Isso exemplifica que não basta iniciar uma área de Comércio Exterior, mas que em uma empresa todos os departamentos devem conversar entre si e chegar a acordos de forma que aa própria companhia não tenha problemas ou erros. Deve haver harmonia entre os setores. Isso envolver ceder, criar novos processos e regras e ainda mais diálogo para a equipe e, claro, conforme essa área cresce e sucede, novas integrações devem acontecer para atender as necessidades da empresa.






Plataforma LogComex


Confira cinco dicas para comprar o presente do Dia das Mães online e de maneira segura


Com o distanciamento social em vigor em boa parte do país por conta da epidemia de COVID-19, muita gente deve recorrer ao comércio online para comprar presentes de Dia das Mães. Com as lojas físicas fechadas, os varejistas de eCommerce estão apostando em promoções para incentivar o consumidor a gastar.

“Quem for apostar no eCommerce deve prestar atenção em detalhes importantes, como tempo de entrega e políticas de troca, além de se assegurar de que está fazendo negócio com uma empresa séria”, recomenda a gerente de marketing da Zebra Technologies no Brasil, Shirley Klein. A empresa, que atua no Brasil há mais de quatro anos, oferece soluções que tornam as operações de Varejo e eCommerce mais eficientes e competitivas.

Confira as recomendações da especialista para não ter surpresas com os presentes de Dia das Mães.

  1. Compre em lojas online seguras
Para ter certeza de que você está fazendo um pedido em um site seguro, preste muita atenção a revisões e comentários de outros clientes na loja e em plataformas como o Reclame Aqui, e fuja daquelas com críticas muito negativas e não resolvidas. No geral, as grandes varejistas já possuem operações organizadas e robustas. Para obter mais informações sobre lojas menores, recorrer às redes sociais é sempre uma boa opção. Investigue se algum conhecido já fez negócio com a empresa e peça recomendações. 


 2.       Preste atenção nas políticas de pagamento 

Antes de fechar o carrinho, confira se a loja conta com selos e certificados de segurança que atestam que ela oferece um ambiente de compra protegido. Além disso, busque saber se ela aceita o método de pagamento que você pretende usar. Vale também ficar atento às variações de preço para comprar à vista e a prazo. É comum que os eCommerces destaquem o preço mais baixo, confundindo os consumidores que pretendem parcelar. Preste atenção também em lojas que dividem, mas que cobram juros a partir de um determinado número de parcelas. Caso você vá pagar com cartão de crédito, emitir um cartão virtual apenas para aquela transação é uma maneira de proteger os dados do seu cartão principal e minimizar o risco de fraudes.


  1. Verifique o tempo de entrega
Às vésperas do 10 de maio, preste atenção nas condições de entrega que a loja oferece para ter certeza de que o presente vai chegar a tempo, especialmente em tempos de operações sobrecarregadas por conta do distanciamento social. Algumas entregam em poucas horas dentro dos grandes centros por uma taxa extra. Dê preferência também para os varejistas que oferecem rastreio do pedido, assim você consegue acompanhá-lo durante toda a jornada, do centro de distribuição até o destino final.  

  1. Considere a possibilidade de ter que trocar ou devolver
Antes de fechar o pedido, procure pelas políticas de troca e devolução, para o caso de o presente não dar certo. A maioria das lojas online oferece frete reverso para trocas, assim você só precisa levar o pacote aos Correios, com os custos de envio cobertos pelo varejista. Com o distanciamento social em vigor, certifique-se de que o site está oferecendo prazo de troca ou devolução estendido, para não precisar sair de casa apenas para isso. 

  1. Desinfete os presentes assim que eles chegarem
Estudos indicam que o vírus que causa a COVID-19 pode permanecer em embalagens de papelão e plástico por horas ou até dias. Portanto, descarte as caixas ou pacotes assim que eles chegarem em casa, higienize os itens comprados com álcool e lave bem as mãos em seguida.





Zebra
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