O trabalho remoto definitivamente é o
tema da vez. A necessidade de isolamento social - imposta pela pandemia do
coronavírus - obrigou, praticamente de um dia para o outro, que a humanidade se
adaptasse a novas formas de trabalhar, entre elas o trabalho a distância.
Diante desse
cenário, as empresas e gestores estão tendo que se articular para garantir que
suas equipes remotas continuem produtivas e engajadas, da mesma forma que eram
no ambiente corporativo.
Dados levantados
antes da pandemia já indicavam que, a partir deste ano, mais empresas passariam
a adotar o trabalho remoto para grande parte de suas equipes. De acordo com
essas pesquisas, neste ano 50% da população dos EUA e do Reino Unido adotariam
o trabalho remoto, enquanto para o Brasil as perspectivas eram de que 30% dos
profissionais de grandes companhias passariam a trabalhar a distância. Ou seja,
essa já era uma tendência em consolidação.
Com os
acontecimentos recentes, a transformação digital chegou definitivamente às
organizações. Independentemente do fato dessa realidade ter sido imposta por
uma pandemia, o relevante agora é que as empresas tenham condições de se
adaptar e entender que se trata de uma oportunidade positiva de mudança, ou
seja, uma nova oportunidade de aprendizado para o mundo do trabalho.
Liderar equipes a
distância é um grande desafio, que exige muito empenho por parte dos gestores,
principalmente para aqueles que não estavam acostumados com o formato. Por
isso, conhecer as habilidades comportamentais dos profissionais pode ser a
resposta que muitos líderes buscam neste momento em que estão tendo que
"consertar o avião em pleno voo".
Outro ponto
importante a ser observado é que, nessa crise de saúde pública que estamos
vivendo, o trabalho remoto impõe às pessoas outras questões, como a insegurança
sobre o futuro, o medo de ficar doente e até mesmo a solidão vivida por alguns
durante o isolamento social.
Então, fica a pergunta:
como um líder pode impulsionar o engajamento e a produtividade das equipes
diante dessas questões? Não há resposta simples, mas existe um caminho, que é
descobrir com qual nível de conforto ou desconforto os indivíduos realizam as
atividades do dia a dia, o que pode ser feito por meio do uso de ferramentas de
análises preditivas. A Análise de Perfil Pessoal (PPA) é uma delas, e sua base
está na Teoria DISC (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade), que
mede as preferências comportamentais e de comunicação das pessoas. Por meio
dela, o estilo de trabalho de cada profissional é mapeado em três gráficos:
como espera ser percebido pelos outros, comportamento sob pressão e autoimagem.
Os gráficos mostram
diferentes formas de comunicação e quais são mais eficientes para cada tipo de
profissional. Por exemplo, para um indivíduo que mostra ter Alta Dominância, a
comunicação deve ser breve, pois ele geralmente está envolvido em muitas
atividades ao mesmo tempo. Esse profissional normalmente visualiza um quadro
geral e é mais focado em resultados do que em tarefas menores.
Já quem tem Alta
Influência geralmente é mais expansivo, fala rapidamente e gosta de contar
histórias, preferindo se comunicar verbalmente. Quem tem Alta Estabilidade
geralmente é um bom ouvinte, considerando sempre as necessidades dos outros.
Por último, a pessoa com Alta Conformidade se concentra mais nos fatos e
detalhes do que no quadro geral. Normalmente avessos a conflitos, são pessoas
muito assertivas em sua área de especialização.
Após entender os
diferentes tipos de comunicação das pessoas, os líderes podem adaptar a forma
como irão demandar ou cobrar resultados dos diferentes profissionais de sua
equipe durante o trabalho remoto, buscando maneiras de garantir a produtividade
deles.
Então, o que fazer
para os perfis já mencionados?
Os profissionais que
apresentam Alta Dominância precisam de atualizações regulares e consistentes
por escrito ou em uma ligação. Pergunte o que eles precisam de você para
ajudá-los na obtenção de resultados. Disponibilize atualizações detalhadas e
garanta que os materiais sejam fornecidos antes das atualizações face a face.
No caso de
profissionais com Alta Influência, realize chamadas de vídeo regulares e
atualizações improvisadas. Dê-lhes tempo para conversar sobre seus trabalhos e
projetos, e deixe-os verbalizar seus pensamentos. Já para os indivíduos que
apresentam perfil de Alta Estabilidade é preciso definir um plano estruturado
de atualizações face a face. Concentre seu tempo neles; questione-os sobre como
estão estruturando seu trabalho e o reforce que está disponível para apoiá-los
em suas atividades diárias.
Finalmente, os
indivíduos com Alta Conformidade precisam receber atualizações detalhadas. Você
deve garantir que os materiais sejam encaminhados antes das atualizações face a
face e que eles tenham acesso fácil ao máximo de detalhes possíveis sobre cada
demanda.
Os líderes têm um
importante compromisso neste cenário e o momento pode ser crucial para destacar
sua liderança por meio do apoio aos profissionais que compõem suas equipes.
Veja a seguir mais dicas de como extrair o melhor de cada um de acordo com seu
perfil.
· Indivíduos com
Alta Dominância - Adapte seus objetivos e métricas de desempenho para refletir
a nova realidade do trabalho remoto. Isso lhes permitirá ter a sensação de
sucesso em relação a um novo conjunto de metas que eles têm o poder de
alcançar.
· Indivíduos com
Alta Influência - Ofereça oportunidades para que eles interajam com o maior
número possível de pessoas on-line - por exemplo, por meio de seminários
on-line, videoconferências ou postagens regulares em um tópico de interesse.
· Indivíduos com
Alta Estabilidade - Promova fóruns de comunicação acessíveis a todos e permita
que as pessoas colaborem com seu grupo de colegas, ajudando nessa conexão a
distância.
· Indivíduo com Alta
Conformidade - Envolva-os na definição de novos processos que refletem o
trabalho remoto em sua equipe ou departamento. Garanta que eles saibam
exatamente o que é esperado deles quando você mudar para uma nova maneira de
trabalhar.
Um verdadeiro líder
pode ir muito além dessas dicas, e a aplicação do PPA nos profissionais da
equipe é fundamental para isso. Conhecê-los a fundo é o melhor caminho para
melhorar a comunicação e os resultados da empresa mesmo durante o trabalho
remoto.
Marcelo Souza - CEO do Grupo Soulan e
Country Manager da Thomas International Brasil