Os animais estarão no empreendimento
nos dias 1º e 2 de junho
O Shopping Pátio Paulista promoverá,
nos dias 1º e 2 de junho – sábado das 12h às 18h e domingo das 14h às 17h, a
terceira edição da Feira de Adoção de cães. O evento gratuito, que acontecerá
no Piso Maestro Cardim, contará com a parceria da ONG Adote Um Amicão.
A promoção da feira
visa conscientizar a população sobre a posse e adoção responsável. Diversos
animais, filhotes e adultos, vítimas de maus-tratos e abandono resgatados pela Adote Um Amicão,
estarão à espera de um novo lar e donos dispostos a tratá-los com muito amor e
carinho.
A ONG é uma organização sem fins
lucrativos e atualmente mantém cerca de 60 cães no abrigo em Juquitiba,
onde vivem em amplos bolsões com água e ração a vontade e brincam durante todo
dia, até serem adotados. Os animais são separados por idade e temperamento.
Na Feira de Adoção, os pets estarão
castrados, vacinados e vermifugados. Para adotar, os novos tutores
precisarão ter mais de 18 anos, apresentar documento de identificação e
comprovante de endereço.
Além da Feira, a ONG ainda realizará um
bazar para arrecadar fundos para custear o bem-estar dos animais, com ração de
qualidade, medicamentos, cuidados e higienização. Os clientes poderão adquirir
itens personalizados com tema pet, como pano de prato e avental com desenho de
patinhas, camisetas da Amicão, chaveiro, cumbuca, coleiras e roupinhas. O
evento será realizado no Piso Maestro Cardim, em frente à Camicado.
Serviço
Feira de Adoção do Shopping Pátio
Paulista
Data: Sábado e domingo, 1º e 2 de junho
Horário: Sábado das 12h às 18h e domingo das
14h às 17h
Local: Shopping Pátio Paulista (Rua Treze de
Maio, 1947, Bela Vista, São Paulo, Piso Maestro Cardim, em frente à Camicado)
O maior evento de adoção de cães do país ocorre em São
Paulo, no dia 25 de maio, em parceria com a Ampara Animal
PEDIGREE®, marca da Mars Petcare,
acredita que todo cachorro merece um lar feliz e, por isso, realiza no dia 25
de maio - Dia Nacional da Adoção - a quarta edição do Dia da AdoCÃO, no Mooca
Plaza Shopping, um dos shoppings pet friendly da cidade de São Paulo. O evento,
que ocorre em parceria com a AMPARA Animal, é uma iniciativa do Programa
PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom, que acaba de completar 10 anos no Brasil.
Com o objetivo de mudar a realidade
do abandono por meio da sensibilização, conscientização e mobilização da
população para a causa, além de apoiar os abrigos que resgatam e promovem a
adoção consciente e educar a população sobre a posse responsável, essa uma
década de existência do programa contabiliza um saldo muito positivo: são mais
de 76 mil cães adotados, 13,6 milhões de refeições doadas e cerca de 90 ONGs e
Protetores independentes ajudados.
O Brasil tem hoje cerca de 52,2
milhões de cães e, segundo a Organização Mundial da Saúde, 20 milhões estão
abandonados. “Estima-se que de 70% dos cachorros abandonados vivem em abrigos e
90% deles nunca terão um lar para chamar de seu. Ou seja, são números tristes
que apontam para uma alarmante situação. Nós, como parte da Mars Petcare, temos
como compromisso fazer um mundo melhor para os pets e queremos ajudar a mudar
essa realidade. Para isso, acreditamos que educar sobre a posse responsável e
incentivar a adoção consciente seja um caminho para concretizarmos esse
propósito”, afirma Gabriela Faria, Gerente de Marketing de PEDIGREE® no Brasil.
Atrações
Em um contexto em que discursos de
ódio, “fake news” e outros tipos de interações negativas tomam conta da web, no
evento PEDIGREE® lança Dog BOTs: uma tecnologia exclusiva, desenvolvida em
parceira com a agência AlmapBBDO, para estimular as pessoas a compartilharem o
bem na Internet e fora dela também. Dog BOTs transforma os cachorros em
verdadeiros BOTs do bem, gerando mensagens positivas e disparando-as
automaticamente pelas redes sociais. Composto por um teclado em escala
ampliada, cada tecla contém um emoji (símbolo) que expressa uma emoção positiva
e é acionado por meio das pisadas dos cães que, brincando, tornam-se emissores
do bem.
Além disso, a saúde dos cães ganha
espaço importante no evento. Todos os animais adotados poderão passar pela
unidade do Hospital Veterinário Pet Care, que estará presente com um time de
Médicos-Veterinários conversando com os tutores sobre posse responsável e
nutrição, realizando avaliação da saúde bucal e sobrepeso e exame para
diagnosticar possíveis verminoses.
Cães e tutores também poderão se
divertir no Pet Park, um espaço de lazer e integração ao ar livre,
para a diversão de pets e suas famílias, com mais de 2 mil m² de área verde,
que inclui um espaço de agility com obstáculos, rampas, túneis, parede de
escalada, escadas e bastões.
ONGs
participantes e cães para adoção
O Dia da AdoCÃO, em São Paulo,
contará com a presença de diversas ONGs ligadas à AMPARA Animal - Associação
das Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados-como
a Bichos do Gueto, Adote um Amicão, Natureza em Forma, Kafofo da Kylvia e
Patinhas Unidas. Além disso, o Programa PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom realizará
eventos simultâneos ao Dia da AdoCÃO em outras cidades pelo Brasil.
Como parte de um dos pilares do
programa, a posse responsável, todos os cães serão adotados já castrados e
vacinados. Os interessados em dar um lar para eles, além de passarem por uma
entrevista de avaliação de perfil e assinar um termo de adoção, devem
apresentar o RG e o comprovante de residência, ser ou estar acompanhado por um
maior de 18 anos e realizar uma contribuição para as ONGs. Quem adotar um
cãozinho ganhará, além de um melhor amigo, um Kit Adotante com alimentos
PEDIGREE® e um vale serviços da Pet
Anjo.
Serviço | Dia da
AdoCão PEDIGREE®
Data: 25/05/2019 – Sábado
Horário: 10h às 18h
Local: Estacionamento do Mooca Plaza Shopping (Rua Cap. Pacheco e
Chaves, 313 – Mooca – São Paulo/SP)
Os participantes que possuírem perfil
para participar do estudo terão tratamento gratuito durante a
pesquisa .
O Centro de Diabetes Curitiba (CDC), localizado no Hospital Nossa
Senhora das Graças, busca pacientes diabéticos tipo 2 para participar de
pesquisa clínica com objetivo de estudar uma nova medicação, que
pode reduzir complicações decorrentes da doença - como infarto, AVC,
problemas nos rins, visão, controle de picos de açúcar no sangue, entre outros.
Para participar o interessado dever
ter diabetes tipo 2, ser maior de 18 anos, nunca ter tomado insulina e estar
fazendo uso de medicamento via oral. A pesquisa dura um ano e o paciente deve
comparecer ao centro especializado ao longo deste período. Todas as consultas,
exames e medicamentos dos tratamentos serão custeados pelo estudo. "O
estudo possibilita que as pessoas obtenham um diagnóstico mais preciso acerca
da doença com orientação especializada, além de contribuir para um bem maior,
com a sociedade como um todo", afirma o endocrinologista do CDC, Dr. André
Vianna. A inscrição deve ser feita no sitehttp://www.centrodediabetescuritiba.com.br/cadastro-de-pacientes/ .
O que é a pesquisa clínica?
Qualquer investigação em seres
humanos, objetivando descobrir ou verificar os efeitos farmacodinâmicos,
farmacológicos, clínicos e/ou outros efeitos do produto (s) e/ou identificar
reações adversas ao produto (s) em investigação com o objetivo de averiguar sua
segurança e/ou eficácia.
Serviço: Pesquisa Clínica para Diabéticos Tipo 2 (Tratamento gratuito).
No Dia
Nacional do Combate a Cefaleia, ator relata sua experiência com a enxaqueca e
sobre como alterou sua rotina de hábitos e alimentação por conta da doença
O
ator e cantor Arthur Aguiar e a enxaqueca são velhos conhecidos. Arthur foi
diagnosticado ainda adolescente e diz ter herdado a doença da mãe. Após sofrer
com crises constantes, até a idade adulta, passou a reconhecer a importância de
mudanças no estilo de vida e alimentação para ajudar no controle da doença.
A
intimidade com o tema foi uma das razões para Arthur Aguiar ser escolhido como
embaixador da campanha “Mais Um Dia Sem Enxaqueca” promovida pela Novartis. A
campanha tem como objetivo transformar a maneira que o público lida com a
enxaqueca, além de conscientizar sobre os sintomas e o tratamento correto da
doença crônica que atinge 31 milhões de pessoas somente no Brasil1 e
cerca de 12% da população mundial.2
“Eu e a minha mãe já tivemos crises de enxaqueca
bem fortes, que se equilibraram devido à alteração de alguns hábitos em nossa
rotina”, afirma o ator e cantor. Arthur chama a atenção para o fato de que
“manter um ritmo saudável de vida respeitando horários de descanso, cronograma
de exercícios físicos e principalmente alimentação balanceada, diminui a
frequência das crises de enxaqueca”.
A data escolhida para o lançamento da campanha
“Mais Um Dia Sem Enxaqueca”, 19/05, marcou o Dia Nacional de Combate à
Cefaleia. De acordo com Thiago Giglio, diretor da Playfirst, agência
responsável pela campanha e especialista em projetos de Felicidade e Bem-Estar,
“o projeto assume papel importante, pois além de gerar conteúdo informativo
sobre a doença, propõe um comportamento transformador para pacientes e sociedade,
deixando claro que embora a enxaqueca não tenha cura, é possível viver e
conviver positivamente com ela. ”
A Novartis acredita que ao fornecer informação
ampla e referenciada sobre a doença e utilizar o testemunho de um porta-voz com
a popularidade e a credibilidade de Arthur Aguiar, está colaborando para
mitigar a enxaqueca e incentivando as pessoas a procurarem um neurologista para
o correto tratamento da doença.
Ao explicar o porquê aceitou ser o embaixador da
campanha, Arthur Aguiar declara que sabe muito bem o que é sofrer de enxaqueca
e acrescenta: “Estou muito feliz em fazer parte desse time junto com a Novartis
para mais um dia sem enxaqueca. ”
Para saber mais sobre Mais Um Dia Sem Enxaqueca
acesse o site da campanha www.maisumdiasemenxaqueca.com.br
e a página facebook.com/maisumdiasemenxaqueca.
Ativação no metrô de São Paulo e no ambiente
digital busca gerar awareness sobre a existência de diferentes tipos de
asma e importância de seguir o tratamento crônico em campanha assinada
pela McCann Health
Pesquisa aponta que 47%
dos pacientes de asma não fazem uso regular de medicamentos para prevenir
crises
Para gerar awareness sobre os
diferentes tipos de asma, combatendo a dificuldade no diagnóstico e a
importância de seguir o tratamento crônico, a AstraZeneca está lançando a
campanha “Descubra EOS”, com destaque para a asma grave eosinofílica, um tipo
de asma não-alérgica e que atinge principalmente adultos.
Para
tornar a ação mais próxima da população, foi convidado o artista plástico
Felipe Yung, portador de asma, para desenvolver um painel que ficará exposto na
estação Paraíso do metrô de São Paulo entre os dias 21 de maio e 21 de junho,
ao lado de um vídeo contando um pouco da sua história, sua relação com a asma e
como ela impacta a sua arte. O vídeo também ficará exposto no site oficial da
campanha. Felipe Yung, mais conhecido como “Flip”, é um artista que fez seu
nome nas ruas de São Paulo, imprimindo seu estilo em painéis de grafite por
diversas regiões da cidade.
Associado à campanha, foi realizada a
pesquisa “A asma na visão e na vida dos brasileiros”², realizada pela Abril
Inteligência com apoio da AstraZeneca, da ASBAI (Associação Brasileira de
Alergia e Imunologia), SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia)
e GINA (Global Initiative for Asthma) by Fundação ProAr.
O desconhecimento sobre quais são os sintomas, causas e
tratamentos da doença é grande entre quem não tem a doença, e até mesmo entre
os portadores de asma. Entre os não asmáticos, 49% afirmaram sentir algum
sintoma associado ao diagnóstico da asma, mas mesmo assim não procuraram um
médico².
Diante de uma crise, 70% dos que não tem asma
afirmaram não saber o que fazer com um paciente no caso de uma crise, número
que passa para 32% entre os portadores da doença. Além disso, apesar de 31% dos
pacientes afirmarem que consideram estar com a doença totalmente controlada,
grande parte segue relatando sintomas persistentes e característicos de uma
crise, como dificuldade para respirar, tosse e chiado².
A asma é uma doença caracterizada por uma
inflamação crônica das vias aéreas, tendo a falta de ar, chiado e aperto no
peito, respiração curta e rápida como principais sintomas, que costumam ser
piores à noite ou pela manhã, e são desencadeados, com frequência, pela prática
de exercícios físicos, exposição a alérgenos, poluição ambiental e mudanças
climáticas.
A
campanha durará cinco meses e contará com o site www.descubraeos.com.br,
além de investimento em mídias sociais, google adwords e mídia programática.
Campanha Maio Verde e agência E4 possibilitaram ação da
Acelbra-RJ em noite especial
Com o objetivo de informar sobre o impacto da condição celíaca
na vida das pessoas e conscientizar sobre o universo gluten free, dois pontos turísticos
do Rio de Janeiro foram iluminados na noite desta segunda-feira, 20, o Cristo
Redentor e a Catedral Metropolitana de São Sebastião.
A data foi escolhida em razão do projeto de lei para criação do Dia Nacional da
Doença Celíaca a ser celebrado nesta data (PL 6666/2016 Câmara dos Deputados).
Os monumentos receberam a cor verde para alertar pessoas que possam ter a
doença celíaca, mas ainda não foram diagnosticadas. Em parceria com a campanha
Maio Verde e com a agência E4, a ação aconteceu através da Acelbra-RJ
(Associação dos Celíacos do Brasil).
Além da iluminação, o Cristo Redentor contou com a presença do coral Vocalizart
e um coquetel especial elaborado pela Acelbra-RJ. Quem também esteve presente
no local foi o vereador Thiago K. Ribeiro, autor do projeto de lei que obriga
bares e restaurantes a informar presença de glúten nos alimentos, e o padre
Omar, Reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado, que celebrou uma
missa.
Para Gustavo Negrini, diretor da E4 e da campanha Maio Verde, ao
lado de Renata Macena, celíaca e chef de cozinha, o desafio foi grande, uma vez
que assumiram a conversa com a Arquidiocese para viabilizar o projeto. “O apoio
e envolvimento de todas as marcas sérias, que trazem em sua composição um
alimento seguro para quem é celíaco, também foi fundamental para essa
conquista. Para a Campanha Maio Verde e todos os celíacos do Brasil e do mundo,
por se tratar de um monumento mundial, será um marco na história”, afirma
Gustavo.
Já para Suzane Boyadjian, presidente da Acelbra-RJ, a ação teve
o objetivo de dar visibilidade à condição celíaca, muitas vezes com pouca
informação. “Acreditamos que o resultado desta campanha será muito positivo e
atingirá diversas pessoas que ainda não possuem diagnóstico da doença”,
completa.
Maio Verde
A campanha Maio Verde chega, em 2019, à sua segunda edição. O projeto foi
idealizado pela chefe funcional Renata Macena, portadora da doença, com o apoio
da E4, agência focada em nutrição e bem-estar. Unidos pela causa estão
nutricionistas, médicos, empresas do segmento, organizações e comunidade
celíaca.
A E4 produziu vídeos e conteúdo exclusivo para a campanha. Confira:
Brasil & Portugal
Neste ano, a campanha acontece também em Portugal, através do portal Célia
Celíaca, comandado pela ilustradora Eve Ferretti, que atualmente mora em Porto.
Lojas e estabelecimentos também estão apoiando.
Nesta jornada, a campanha também contou com o apoio de profissionais renomados,
como os nutricionistas Glauce Yonamine, Murilo Pereira, Deilys Gonzalez e
Luciano Bruno e os médicos Camila de Cicco, Gustavo Ferreira de Matto e Vania
Assaly.
Apoio do Varejo
Diversas marcas do Brasil e de Portugal apoiaram o Maio Verde. São elas: Mundo
Verde Praia Shopping, Armazem Cerealista, Schar, Editora Europa, Gran Amici, La
Fruteria, SuzanneGlutenFree, Mariana Sagoli, Celi Vita, Vittadely, Coco Nude,
Vitalin, Casa Rigani, Nutrawell, BeLive Be Free, Naiak, Aminna Sem Glúten,
Amafil Alimentos, Nazinha Alimentos, Almofariz e La Fruteria.
Sobre a doença celíaca
A DC é uma patologia autoimune que provoca inflamação crônica da mucosa do
intestino delgado, causada pela ingestão de glúten, em pessoas geneticamente
predispostas. Essa inflamação provoca atrofia das vilosidades intestinais,
impedindo a absorção de nutrientes.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença
celíaca acomete 1 a 2% da população mundial, mas, no Brasil, segundo a
Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra) ainda não
há uma estatística oficial de casos de diagnóstico.
Sua epidemiologia tem característica análoga a de um “iceberg”,
ou seja, existem mais eventos não diagnosticados de forma correta, do que com
diagnóstico definido adequadamente. Isso acontece devido à inespecificidade de
alguns sintomas.
A doença celíaica pode se manifestar em qualquer idade. Confira os sintomas e
sinais mais comuns.
Diarreia e/ou Prisão de ventre
Distensão abdominal
Aftas
Vômitos
Dor abdominal
Dermatite Herpetiforme
Depressão
Deficiência de vitaminas e
minerais
Anemia
Fadiga Crônica
Emagrecimento e falta de
apetite
Ganho de peso / Obesidade
Atraso de crescimento
Irritabilidade
Osteoporose
Manchas nos dentes
Infertilidade
Abortos de repetição
Doenças neurológicas
Dor de cabeça
Neuropatia periférica
Dor articular
Queda de cabelo
Confusão mental
Menopausa precoce
Qual o tratamento?
Atualmente o único tratamento para a DC é seguir uma rigorosa dieta isenta de
glúten, livre de contaminação cruzada.
Consequências da DC
Se não for diagnosticada e tratada, a doença celíaca pode matar ou levar a
outras complicações, pois existem muitas doenças associadas, inclusive câncer
do intestino.
Ortopedista
pediátrico explica algumas características para ajudar os pais em busca do
bem-estar dos filhos
Em
um primeiro momento é importante destacar o que é a dor do crescimento. Apesar
deste nome não é exatamente o crescimento que dói, como destaca o Dr. Bruno
Massa, ortopedista pediátrico. “A dor do crescimento se manifesta no osso que
está se desenvolvendo e o que se sabe é que ela acontece com mais frequência à
noite. Sem causa específica, o diagnóstico é feito por exclusão”.
A
dor do crescimento possui algumas características que a distingue dos demais
incômodos que podem surgir. Para diferenciá-la das demais, o Dr. Bruno Massa
pontua alguns itens importantes de serem observados neste tema.
A quem atinge?
É
comum em crianças e pré-adolescentes que têm o corpo ainda em desenvolvimento
em diversas partes.
Por
que ela ocorre?
Sem
causa definida, ela acomete o osso que está se desenvolvendo, podendo estar ou
não relacionado a um dia de muita atividade física. Como as crianças costumam
ter rotinas intensas com mais gastos de energia que os adultos, pequenas lesões
acabam acontecendo no osso que está em crescimento. Mas é necessário
investigar.
Qual
a intensidade da dor?
Ela
pode ocorrer de maneira variada. Às vezes, apenas uma massagem afetuosa no
local é suficiente para que ela passe. Em outras, alguma medicação para dor é
necessária para amenizar o desconforto.
Como
distingui-la das demais dores?
Segundo
o Dr. Bruno Massa, ela acontece sempre em um período específico do dia. Este é
um dos principais pontos que a distingue das demais. “Em geral, a dor do
crescimento se manifesta no final do dia ou pela noite.”
Quando
preciso procurar um especialista?
Por
fim, o Dr. Bruno Massa destaca a importância de buscar um especialista caso a
dor não passe em um breve intervalo. “Caso ela persista por muito tempo ou
ainda aconteça sem que atividades tenham sido praticadas ao longo dia é preciso
investigar outras possíveis causas da dor. Por exemplo, a baixa de vitamina D.
Como o diagnóstico é feito por exclusão, para saber a causa exata do incômodo é
importante procurar um especialista”.
DR. BRUNO MASSA
- CRM/SP: 122617
- Ortopedia Pediátrica, Cirurgia do Pé e Tornozelo, Traumatologia.TEOT (Titulo de
Especialista em Ortopedia e Traumatologia): 11822
Consultório Dr. Bruno Massa
Rua Dona Adma
Jafet, 74 – cj.64 – Bela Vista – São Paulo – SP
Estudo mostra que a estatina não substitui os
colírios, mas reduz em até 21% o risco de cegueira. Entenda.
A população brasileira tem pouco o que comemorar
no Dia Nacional de Combate ao Glaucoma celebrado no próximo domingo,26 de maio. O oftalmologista Leôncio Queiroz
Neto do Instituto Penido Burnier explica
queo glaucoma é uma doença crônica que
degeneraas células do nervo óptico e
causa aperda da visão periférica. Em
90% dos casos, observa, resulta do aumento da pressão interna do olho. A doença
não tem cura e exige uso contínuo de colírio para baixar a pressa
intraocular.É causada por uma falha na
drenagem do humor aquoso que preenche o globo ocular. Apesar dos danos no nervo
óptico serem irrecuperáveis, não apresenta sintomas logo no início, porque a perda
da visão acontece na periferia e passa despercebida.salienta. Isso explica porque no Brasil
metade dos portadores nem desconfia que tem glaucoma e quando recebe o primeiro
diagnóstico precisa usar mais de um colírio. Foi o que aconteceu com Luiz Ramos.
“Além de usar dois colírios várias vezes ao dia, já precisei tomar um
comprimido para controlar a pressão do olho que chegou a 39”, desabafa. Para se
ter ideia, o médico diz que a pressão intraocular normal varia de 10 a 21,5
mmHg.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o
glaucoma é a maior causa global de cegueira definitiva.Queiroz Neto ressalta que está entre as
doenças que mais crescem no país. Isso porque, hoje o Brasil tem uma população
em torno de8 milhões de pessoascom 40 anos ou mais e a estimativa do CBO
(Conselho Brasileiro de Oftalmologia) é de que 3% desta faixa etária têm
glaucoma, ou seja,2,5 milhões de
brasileiros. Pior: No Brasil os portadores com mais de 50 anos convivem com,
pelo menos,outras 4 doenças crônicas e
algumas podem agravar a evolução do glaucoma.
Colesterol alto e glaucoma
Este é o caso do excesso de colesterol no sangue.
Prova disso é o resultado do estudo https://bit.ly/2LjB2MS publicado este mês no JAMA Ophthalmology. O
estudo avaliou três pesquisas realizadas com 136 mil pessoas na faixa etária de
40 anos ou mais que foram acompanhadas por 15 anos. Os pesquisadores concluíram
que o uso por cinco anos de qualquer uma das opções disponíveis de estatina,
medicamento criado para baixar o colesterol alto, diminuiu em até 21% o risco
de glaucoma primário de ângulo aberto. Já o aumento de 20 mg/dl no colesterol
sérico foi associado à elevação de 7% na pressão intraocular.
Para Queiroz Neto é importante saber que a
estatina diminui o risco do glaucoma, mas é preciso ter cuidado com esta
informação. “Sobretudo porque os colírios permanecem sendo a primeira terapia
para controlar a pressão intraocular com 91% de sucesso”, pondera.
As estatinas, ressalta, também funcionam com
o um
potente anti-inflamatório e antioxidante, além de melhorar a circulação,
variáveis que afetam o resultado do tratamento do glaucoma glaucomatosos.
Outros fatores de risco
Queiroz Neto destaca que o glaucoma primário de
ângulo aberto que responde por 90% dos casos e surge após os 40 anos pode estar
relacionado à herança genética, diabetes ou outros problemas de circulação que
dificultam o escoamento do humor aquoso. Quanto maisa idade avança maior é a incidência.
Outro tipo de glaucoma bem menos frequente é o
primário de ângulo fechado. O especialista diz que é mais frequente em altos
míopes, asiáticos, hipermétropes e usuários de medicamentos que dilatam a
pupila. “Caracterizado por forte dor nos olhos e súbita o aumento da pressão
intraocular é uma emergência oftalmológica,” alerta.
“Doenças autoimunes, lesão nos olhos e o uso
contínuo de corticóide causam o glaucoma secundário de ângulo aberto que pode
surgir em qualquer idade e também é tratado com colírio hipotenso”, explicar.
Hereditariedade e malformação fetal podem causar
em bebês o glaucoma congênito. O oftalmologista afirma que as características
são a olhos excessivamente grandes e pressão intraocular alta. O tratamento é
sempre cirúrgico.
Erros no tratamento
Os prontuários do hospital mostram que 20% dos
portadores de glaucoma não fazem o tratamento corretamente ou simplesmente
abandonam o uso dos colírios. Os erros no tratamento mais frequentes apontados
pelo oftalmologista são:usar mais de
uma gota de colírio em cada aplicação, pingar fora do olho, contaminar o
medicamento encostando o bico dosador na mucosa ocular ou esquecer de instilar
.
As principais recomendações do oftalmologista para
fazer o tratamento correto do glaucoma são:
• Lave as mãos antes de aplicar o colírio.
• Verifique no frasco se é recomendado agitar o
produto antes de usar.
• Incline a cabeça para trás.
• Flexione a pálpebra inferior com o
indicador.
• Com a outra mão segure o dosador
• Coloque o medicamento sem relar no bico dosado,
evitando a contaminação.
• Pressione com o polegar o canto interno do olho
para reduzir efeitos colaterais
• Feche os olhos por 3 minutos para garantir o
efeito
• Se usar lentes de contato retire-as antes da
aplicação
• Recoloque as lentes de contato depois de 10
minutos da aplicação
• Em caso de prescrição de mais de um colírio
aguarde 15 minutos entre um e outro