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sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Especialista dá dicas para compras na Black Friday



A advogada Vanessa Louzada, mestre em Direito o Consumidor e sócia do escritório Rosely Cruz Advogados Associados, dá dicas para a Black Friday que acontecerá no próximo dia 24 de novembro:


- Antes de realizar a compra, busque informações sobre a empresa. Se possui endereço físico, dados do CNPJ, e-mail e telefone para contato. Também pesquise se há reclamações a respeito dela.

- Consulte a reputação da loja através dos sites do Procon, Consumidor.gov ou ReclameAqui. É possível ver como essas lojas estão posicionadas e como tratam as reclamações que recebem.

- Pesquise o histórico de preços do produto antes de fechar a compra para entender o real desconto que está tendo para evitar a maquiagem dos valores. Fique atento aos preços!

- Leia com atenção a descrição dos produtos e a expectativa de prazo de entrega para não se frustrar quanto à data e o produto que irá receber.

- Veja se o produto que deseja e a loja que oferta possui avaliação e comentários. Isso ajuda na tomada de decisão. Após receber seu pedido, também faça a sua avaliação para colaborar com outras pessoas com o mesmo interesse.

- Os consumidores que desejam efetuar compras online devem ver bem onde colocam os dados do cartão de crédito. Verifique se o site é seguro. Ou seja, se possui certificado de segurança responsável pela criptografia dos dados enviados. Isso significa ver se no link de navegação a barra está na cor verde e começa com a sigla “https”.

- Verifique se o seu computador está protegido. É aconselhável realizar atualização do seu antivírus e firewall para evitar roubo de dados.

- Evite realizar transações financeiras em redes abertas de wi-fi através do seu celular, tablets ou notebooks. Lembre-se de sair do site da loja fazendo o “log off” para evitar que seu acesso e seus dados sejam utilizados por terceiros.

- Evite também sites que só aceitam pagamento via boleto, pois além de não passar pela verificação da administradora do cartão, caso haja fraude, não conseguirá reaver o valor pago.

- Após a compra, peça e guarde a Nota Fiscal! Ela é a garantia de que a compra foi efetuada com sucesso, além dos detalhes do produto, vendedor, fornecedor e garantia em caso de defeitos ou problemas.

- É possível se arrepender das compras feitas pela internet ou telemarketing em até sete dias. Caso isso ocorra, comunique o fornecedor, através de carta ou e-mail com aviso de recebimento para entender a política de devolução e estorno de valores. Lembre-se que o produto deve estar em perfeitas condições e não ter sido usado.

- Em caso de produtos com defeitos, o fornecedor deve reparar o dano em até 30 dias. Ou seja, em geral, a troca não precisa ser feita de forma imediata: o fornecedor tem um mês para consertar a falha. Se passar esse período e nada tiver sido resolvido, o consumidor pode, então, escolher entre a substituição do produto por outro; a restituição do valor pago ou o abatimento proporcional do preço na compra de outro produto.

- Entenda a política de troca dos produtos da Black Friday. Quais são os prazos, os produtos, a necessidade da Nota Fiscal, a forma de devolução e se existe pagamento de frete reverso nos casos de objetos comprados pela internet.

- Compre apenas o que você precisa e está dentro do seu orçamento. Não contrate crédito, não use o limite do cheque especial ou o rotativo do seu cartão para realizar compras. Evite o super endividamento e tenha uma vida financeira saudável.

Caso se depare com uma empresa falsa, denuncie ao Procon.



 

Waze expande serviço de SOS nas vias com chamadas de emergência e assistência



Os motoristas agora podem fazer chamadas de emergência e acionar a assistência da Bradesco Seguros diretamente do app

O Waze (http://www.waze.com) anuncia uma atualização do recurso SOS , que permite aos motoristas  acionar serviços profissionais de assistência, em caso de incidentes nas vias. A capacidade de trabalhar em colaboração nas vias é um dos principais aspectos da rede de usuários do Waze, e o lançamento de serviços profissionais na estrada ressalta o compromisso contínuo da empresa com a promoção da segurança e serviços localizados para motoristas em todos os lugares. Os recursos de SOS estarão disponíveis para usuários e no Brasil e nos EUA, e, em breve, serão lançados em outros países.

Mensalmente, o Waze recebeu mais de 108 mil alertas de carros parados nas vias no Brasil. Com o objetivo de atender melhor esses motoristas, o Waze passa a permitir que os usuários façam chamadas de emergência e acionem policiais, ambulâncias ou o corpo de bombeiros sem ter que sair do aplicativo. 

Além disso, o  Waze, em parceria exclusiva com a Bradesco Seguros, passa a oferecer assistência profissional. Qualquer Wazer pode conectar-se com a empresa a qualquer hora do dia  sem necessidade nenhuma de associação prévia. Os serviços oferecidos pelo parceiro incluem reboque, troca de pneus, chaveiro e bateria, entre outros.



Os usuários poderão saber mais sobre a parceria exclusiva com a Bradesco Seguros por meio dos anúncios dentro do próprio app e que aparecem quando o veículo está completamente parado, chamados de “Zero Speed Takeovers”.

"Pensamos sempre na segurança e em serviços que venham a colaborar para uma experiência de direção mais rápida e segura, e este é mais um benefício que trazemos para os nossos usuários para que eles tenham opção de assistência em caso de necessidades enquanto dirigem", diz André Loureiro, diretor geral do Waze no Brasil.

Esta atualização está disponível para dispositivos iOS e a última versão do Android. 

Para fazer o download gratuito do aplicativo Waze, acesse: http://www.waze.com.



A importância da diversidade de gerações na atração e retenção de talentos



Um recente estudo do Indeed descobriu que metade dos funcionários da indústria tecnológica (46%) é da geração conhecida como Millennials. Isso tem motivado as empresas, de diversos setores, a empenharem grandes esforços para atrair jovens talentos, oferecendo benefícios atrativos a essa geração, como por exemplo, happy hours, snacks à vontade, aulas de ginástica, etc. Mas se por um lado isso chama atenção dos Millennials, por outro lado, é importante ter em mente que involuntariamente um ambiente e uma cultura que exclui os trabalhadores mais velhos podem estar sendo criados.

Segundo o Bureau of Labor Statistics, 25% dos trabalhadores terão pelo menos 55 anos até 2019. Essa diversidade de gerações tem de ser levada em conta e ela traz um impacto positivo nas organizações. Empresas com maior igualdade racial ou de gênero conseguem mais receita de vendas, mais clientes e maiores lucros. Abordar a diversidade de idade e geração deveria ser o próximo passo.

Uma maneira para conseguir isso é com a incorporação de linguagem e práticas para diferentes idades nas iniciativas de inclusão existentes. Profissionais de RH e recrutadores também podem verificar a linguagem e os requisitos nas ofertas de trabalho.


O foco nas necessidades de outras gerações deve ir além do processo de contratação, buscando e implantando iniciativas culturais e benefícios não só para os Millennials, mas também para outras gerações.

Por exemplo, enquanto os trabalhadores mais jovens classificam programas voluntários como um importante atributo da empresa, trabalhadores mais velhos podem desejar mais tempo com a família e preferir acordos de trabalho flexíveis. Alguns funcionários provavelmente não se preocupam com creches, mas sim com cuidados com os idosos. É importante garantir que os benefícios e vantagens da sua empresa sejam inclusivos e atraentes para trabalhadores de todas as idades.

Cada geração traz uma perspectiva, um conhecimento e uma experiência que são igualmente valiosos para o ambiente de trabalho. A geração mais velha traz uma grande experiência e em breve formarão um quarto da força de trabalho. É preciso que as empresas comecem a pensar em formas de contratação e retenção desses talentos. E assim, caminhamos para ambientes diversos, saudáveis e produtivos.




Paul Wolfe - Vice-Presidente Sênior de Recursos Humanos da Indeed 





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