Sugestões para mudanças nos destinos durante a crise
econômica decorrente do COVID-19
Bem-vindos à era da
adaptabilidade. Enquanto o mundo tenta se estabilizar em meio à crise do
COVID-19 e à realidade de uma recessão econômica iminente induzida pelo vírus,
os órgãos promotores de turismo e o setor hoteleiro precisam desenvolver uma
nova perspectiva sobre destinos, crescimento e engajamento comunitário.
Não importa onde você
esteja, o setor hoteleiro foi profundamente impactado no primeiro mês de
resposta à pandemia viral. É provável que muitos órgãos promotores de turismo
podem tomem medidas imediatas para se adaptar à situação atual.
Pensando nesse cenário, a JLL preparou uma lista de dicas que os líderes do
setor devem levar em consideração.
Por onde começar?
1.Controle as finanças
Revisar, revisar e
revisar. De acordo com Julie Hart, especialista do setor, a adaptabilidade do orçamento é
essencial. Analise cautelosamente os impactos no orçamento para os próximos
três meses do ano fiscal atual e veja onde é possível fazer modificações. Se
suas receitas são provenientes de reservas de hospedagem, estime o faturamento
do próximo ciclo orçamentário para minimizar surpresas. Alinhe as decisões
urgentes para validar as prioridades estratégicas de forma mais clara.
2.Use
o virtual para ter mais contato
Embora o contato físico
não seja possível neste momento, ainda podemos interagir virtualmente.
Lembre-se de estar sempre conectado e incentivar a sua equipe a compartilhar
histórias interessantes sobre suas comunidades. Essas histórias dizem muito -
agora mais do que nunca - e serão importantes para a motivação quando
começarmos a nos recuperar.
3.Salve
a sua marca pisando nos freios com o marketing
Marketing para viajantes
em potencial ou mensagens que incentivem viagens não farão sentindo nem serão
bem recebidas. Cesse ações de marketing que não reflitam o “agora” e faça
comunicações sobre a importância da segurança de clientes e funcionários,
considerando as sugestões dos líderes globais de saúde.
Não
fique parado
4. Relacionamentos são mais importantes do que vendas
Dê apoio às equipes de
Vendas e de Desenvolvimento Corporativo que tenham interação direta com os
clientes. Incentive sua equipe a manter o relacionamento, fazendo chamadas e
mostrando aos clientes que eles são importantes. Ouça e permita que os clientes
compartilhem a situação e seus desafios. Reafirme que os negócios serão
gradualmente retomados e que os destinos irão se recuperar, tendo em mente a
máxima segurança de todos os clientes e funcionários. Comente também que você
está disponível e atento caso eles precisem, considerando que todos foram
afetados. Relacionamentos são mais importantes neste momento do que as
transações.
5.Dê
apoio aos stakeholders
Dê conselhos, mas também
crie empatia. As empresas parceiras são a principal razão pela qual os órgãos
promotores de turismo existem. Você tem a oportunidade de se envolver de uma
nova maneira e ajudá-los a ligar os pontos entre as necessidades,
direcionamentos e os próximos passos a serem seguidos. Por exemplo, muitos
órgãos já se prontificaram a se conectar com restaurantes locais por meio de
atualizações nas mídias sociais, reduzindo custos com estacionamento para
entregas e oferecendo serviços para funcionários de healthcare e segurança
pública. É uma oportunidade não apenas para parcerias, mas também para oferecer
recursos conforme os clientes se adaptam nesse ambiente em mudança.
6.Reeducação
sobre recursos
Instrua os membros da
equipe para que entendam os programas de apoio disponíveis junto aos órgãos
estaduais e locais de assistência econômica. Haverá muita informação sobre
programas de Gestão de Pequenas Empresas, regulamentações sobre desemprego e
opções de assistência corporativa à medida que os destinos se recuperem. Sua
comunidade dependerá da sua habilidade para navegar entre essas questões.
Certifique-se de que as empresas saibam que você é um recurso para ajudar a
entender e ter acesso a esses programas. Quanto mais você aprender e souber
sobre as opções, mais poderá compartilhar com todos os stakeholders.
7.Autorização
para as reservas
Muitas empresas já
autorizaram o acesso às reservas financeiras, mas para aqueles que ainda não o
fizeram, agora é a hora. Análises ponderadas sobre o propósito desses fundos
serão importantes para o direcionamento da empresa. Além dos princípios básicos
de manutenção das operações, é preciso considerar futuros investimentos em
eventos, serviços locais para desempregados e reinvestimentos em
desenvolvimento dos destinos.
Pense
à frente
8.Faça sua voz ser ouvida
Nossos órgãos
governamentais estão trabalhando muito. Você é um líder em nossa comunidade, e
este é o momento para mostrar sua experiência. Compartilhar opções e ideias
para a recuperação será importante nas próximas semanas. Recomendamos
preparar-se para o presente e para o futuro dividindo os planos em três
categorias diferentes: (a) Recuperação, (b) Retomada e (c) Preparação.
- Recuperação
Como reestabeleceremos o volume dos negócios
após a crise? Pense em ideias que impulsionarão os negócios do setor
hoteleiro em curto prazo. Durante a recessão de 2008, as medidas de
recuperação concentraram-se principalmente em reservas relacionadas a
esportes e hobbies, shows e festivais, e gradualmente evoluíram de viagens
nacionais a atividades mais abrangentes do mercado. A recuperação desta
crise provavelmente será bastante diferente e dependerá da mudança de
atitude em relação às viagens, reuniões públicas e poder de compra.
- Retomada
O que podemos fazer para incentivar as
reuniões sociais após a recuperação? O foco deve estar em como podemos
superar os estigmas criados pelo distanciamento social forçado. Nossa
natureza nos faz querer estar juntos, mas a disseminação viral do COVID-19
pode prolongar-se. Além de mudanças de atitudes, devemos educar e
tranquilizar os clientes até que tudo isso termine.
- Preparação
O que será diferente da próxima vez? A
resposta do governo e de instituições de saúde pública aos futuros
desafios virais terá mudanças significativas. Paralisações e restrições em
viagens provavelmente serão mais comuns e imediatas para combater as
próximas pandemias. Pense em como minimizar o impacto para proteger seu
negócio e contribuir para sua comunidade diante de futuros incidentes.
10.Aprenda
com os dados
Compreender a história
dos dados e as possíveis vias de recuperação é uma etapa fundamental durante as
próximas semanas. São inúmeras as opções e fontes de pesquisa de dados. Este é
um ótimo momento para analisar seus recursos e determinar as necessidades
futuras. Será preciso explorar o perfil do visitante e as oportunidades
disponíveis conforme as etapas da recuperação começarem a acontecer.
11.Mobilize
e conecte seus talentos
Antes da pandemia,
muitos órgãos promotores de turismo implementaram estratégias para ajudar suas
comunidades a atrair e reter talentos. Muitas delas estavam ajudando a
indústria de viagens a preencher vagas disponíveis com feiras de empregos e
programas de apoio à inserção ao mercado de trabalho.
Hoje, a perspectiva de
desemprego em larga escala faz com que essas mesmas organizações foquem em
encontrar novas opções. É uma chance para usar o talento da comunidade em
opções de voluntariado a curto prazo, e ao mesmo tempo promover oportunidades
remuneradas às pessoas capacitadas à medida que os negócios voltarem a crescer.
Além de essencial, a conexão com os órgãos locais e estaduais de assistência ao
trabalhador pode ajudar a criar opções para preencher as vagas em toda a
comunidade.
Espere
o inesperado
Planos estratégicos
devem ser maleáveis por natureza. As estratégias devem ser adaptáveis, enquanto
as táticas são rígidas e limitadoras. Quanto mais tático for o plano, menos ele
importa agora. Faça revisões e adaptações aos planos estratégicos para atender
às urgências dos próximos 18 meses. Divida as semanas e os meses em períodos de
tempo gerenciáveis. Precisa de ajuda para começar? Este é um exemplo para
organizar a revisão de seu planejamento:
Tempo
|
Questões
de planejamento
|
Semanas
0 a 3
|
Quanto esta situação está
afetando os nossos negócios?
Como a nossa empresa
resiste a este desafio?
Como a nossa empresa
continua prestando serviços à nossa comunidade?
|
Semanas
4 a 6
|
Como iremos ajustar nossa
operação quando voltarmos ao escritório?
Como restabelecer algumas
das nossas conexões com a comunidade?
Como estamos construindo
cenários utilizando nossos dados e pesquisas?
|
Semanas
7 e 8
|
Qual é o nosso plano
inicial de recuperação?
O que nossas pesquisas
revelaram como novas oportunidades?
|
Semanas
6 a 8
|
O que estamos agregando ao
nosso plano de recuperação inicial?
Como iniciamos nosso
cronograma de implementação?
|
Semanas
8 a 16
|
Quais informações usaremos
para adequar o direcionamento e os próximos passos?
Como seguiremos envolvendo
as pessoas em nosso direcionamento?
Qual é o nosso plano
inicial para a retomada?
|
Semanas
17 a 20
|
Quais ajustes são
necessários?
Qual é o nosso plano caso
aconteça outra vez?
|
Sendo realistas, não sairemos desta crise
trabalhando da mesma forma que fazíamos no passado. Nossos clientes,
stakeholders e até nós mesmos vamos querer acabar com a sensação de
distanciamento social assim que a ameaça imediata passar. Estas etapas nos dão
uma ideia de como lidar com os desafios.
JLL BrasiL