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terça-feira, 6 de dezembro de 2016

PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO, SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA COLORE O BRASIL DE LARANJA E CONSCIENTIZA SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PELE





www.controleosol.com.br l #dezembrolaranja l #controleosol

Chegou a hora do Brasil se vestir de laranja para combater e prevenir o câncer da pele, o de maior incidência no Brasil e no mundo. Pelo terceiro ano conse­cutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lidera a campanha #dezembrolaranja.

Assim como acontece com o Outubro Rosa e o Novembro Azul (respectivamente ligados ao câncer da mama e da próstata), a campanha tem como objetivo alertar para os perigos de se expor ao sol sem controle. Participar da campanha é fácil! Vista-se de laranja, decore seu ambiente de trabalho, acesse o site www.controleosol.com.br e compartilhe o conteúdo nas redes sociais com as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol.

Emerson Lima, Coordenador da Campanha Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer da Pele da SBD declara que “o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. O Dezembro Laranja reforça a necessidade de atitudes fotoprotetoras de fácil execução no dia a dia do brasileiro, objetivando conter a alarmante ascensão da doença”, alerta o médico.

A campanha conta com o patrocínio das marcas Episol, Sunmax, La Roche Posay, Vichy, Nivea Sun, Adcos e Sundown.



MAIS DE 4 MILHÕES DE BRASILEIROS JÁ TIVERAM CÂNCER DA PELE, REVELA PESQUISA INÉDITA


Em 2016, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, junto com o DataFolha, divulga pesquisa inédita que imprime a radiografia do hábito de exposição solar do brasileiro. A pesquisa traz dados alarmantes:

- + de 100 milhões (106 milhões, mais precisamente) de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer - 70% da população acima de 16 anos

- 63% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia = + 95 milhões de brasileiros não se protegem de forma regular

- 6 milhões de brasileiros adultos (mais de 4% da população) não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de rio ou lago

- Dos entrevistados que têm filhos até 15 anos, 20% dessas crianças e adolescentes não se protegem de forma alguma nas atividades de lazer. Se a análise incluir as classes D/E, esse percentual sobe para 35%

- 4,5 milhões de brasileiros já tiveram câncer da pele
De 23 a 27 de agosto o Datafolha avaliou os hábitos de fotoproteção de 2069 mil brasileiros, em 130 municípios. Segundo Sérgio Schalka, Coordenador da Pesquisa e do Consenso de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “a pesquisa é importante para que possamos tomar iniciativas mais sólidas de prevenção ao câncer da pele. Ainda temos grande parcela da população que não se previne adequadamente, precisamos reverter este quadro”, afirma o Dermatologista.

Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estimam que, em 2016, serão contabilizados cerca de 176 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. Os principais tipos que ocorrerão no país serão, por ordem de incidência, os de pele não melanoma (para ambos os sexos), o de próstata e o de mama.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, no ano 2030, existirão 27 milhões de casos novos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.




SUPERPROTETOR, MASCOTE DO #DEZEMBROLARANJA, É ESTRELA DE DESENHO ANIMADO LANÇADO PELA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA

De personalidade simpática, lúdica e cativante, o mascote Superprotetor chega para disseminar o Dezembro Laranja, mês de prevenção e combate ao câncer da pele, de um jeito descontraído e consciente a adultos e crianças. Ele tem como armas de proteção capa, óculos escuros, protetor solar, além de relógio, para avisá-lo qual o melhor horário para tomar banho de sol. 

O desenho animado aborda situações do cotidiano e reforça a necessidade de fotoproteção no dia-a-dia da população, principalmente a prevenção da doença junto às crianças e adolescentes. Segundo Dr. Gabriel Gontijo, Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “os efeitos nocivos do sol, quer sejam sobre a saúde da pele quer sejam no envelhecimento, estão diretamente relacionados a intensidade da exposição solar desde a infância, sendo cumulativos e irreversíveis. Portanto, a prevenção começa precocemente, na infância! 

O filme do Super Protetor se passa num dia de trabalho árduo do Super-Herói protegendo pessoas no jardim zoológico, no parque aquático, em construções com operários em ação, na praça e feira livre. Ao final do filme, um convite: “faça parte da liga da superproteção. Cuide da sua pele e divulgue essa causa. Entre no site: www.controleosol.com.br para se informar e consulte, uma vez ao ano, um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia”.

Assista o desenho e conheça o Superprotetor! https://youtu.be/rCfN8DYidx4



#DEZEMBROLARANJA INVADE A PORTELA

Até quem não é do samba sabe que a Portela tem como suas cores o azul e branco. Pois, no mês dezembro, ela se veste de laranja. A tradicional escola de Samba do Carnaval Carioca, é a primeira agremiação a aderir ao #dezembrolaranja, mês de prevenção ao câncer da pele, da Sociedade Brasileira de Derma­tologia. 

E não para por aí: durante todos os ensaios de rua, os componentes da Portela, do carnavalesco Paulo Barros, vestirão a camisa de apoio ao #dezembrolaranja. Na frente, o enredo de 2017 - “QUEM NUNCA SENTIU O CORPO ARREPIAR AO VER ESSE RIO PASSAR...”. Atrás, o alerta para a prevenção do câncer que mais acomete o ser humano, no mundo. O Inca previu para 2016, 176 mil novos casos de câncer da pele. 

No dia 3 de dezembro, a Feijoada da Família Portelense, também será em parceria com o #dezembrolaranja. Ao som de Monarco com a Velha Guarda da Portela e a cantora Roberta Sá, a bateria da agremiação vai se vestir de laranja e alertar a população sobre os cuidados com a pele.






MONUMENTOS SE VESTEM DE LARANJA EM TODO BRASIL

No Rio de Janeiro, o Bondinho Pão de Açúcar será o primeiro monumento a abraçar a causa. No dia 1º de dezembro, além de se “vestir” de laranja, receberá artistas, médicos e outros convidados para o lançamento da campanha que contará com a bateria da Portela (escola de Samba parceira do #dezembrolaranja) como atração. 

“Por mais um ano, apoiamos o “Dezembro Laranja”, ação fundamental para a conscientização sobre o câncer da pele. Os dias ensolarados no Rio tornam o passeio de Bondinho ainda mais especial, por isso, entendemos a nossa relevância ao alertar as pessoas e conscientizar sobre a prevenção à doença. Torce­mos por dias ensolarados e pela população sempre bem informada e aproveitando o sol de forma saudável” — lembra Guilherme Marques, Diretor Geral da Cia Caminho Aéreo Pão de Açúcar. 

O Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, além da Pinacoteca Benedito Calixto (SP) e a Ponte Newton Navarro (RN) também se uniram no combate ao câncer da pele durante o Dezembro Laranja, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Ao longo do mês de dezembro, os monumentos se iluminam de laranja para conscientizar e prevenir a doença. 



CELEBRIDADES APOIAM A CAMPANHA #DEZEMBROLARANJA

Um time de estrelas abrilhanta a Campanha #dezembrolaranja 2016: o jornalista Ricardo Boechat é embaixador da campanha. A atriz Malu Mader, Tony Belloto, Robson Caetano, Nívea Maria, Smigol, Paulo Gustavo, Arlete Salles, Virna, Barbara Borges, Marcos Caruso, Mila Moreira, Bernardinho, Nelson Sargento, Fernanda Venturini, entre outros, também apoiam a causa.  Assista ao vídeo do jornalista Ricardo Boechat: https://youtu.be/xvAjSiXVSPg

 

#DEZEMBROLARANJA TIRE SUAS DÚVIDAS

l Tire dúvidas durante Facebook live: a Dra Leandra Metsavaht, no dia 14 de dezembro, às 15h responderá dúvidas dos usuários do Facebook sobre fotoproteção. As perguntas já podem ser enviadas, nos comentários e também no dia, durante a transmissão. As questões que não puderem ser respondidas ao vivo serão sanadas posteriormente. Curta a página da SBD e mande sua pergunta. https://www.facebook.com/SociedadeBrasilei­radeDermatologia/





SBD – REGIONAL SP



Funcionários da Fundação Zoobotânica RS esclarecem população sobre importância da entidade







A Associação de Funcionários da Fundação Zoobotânica (FZB) do Rio Grande do Sul  fortalece sua mobilização contra a extinção da entidade proposta pelo Governo Sartori  por meio do Projeto de Lei 246, que deverá ser votado pela Assembleia ainda em 2016.  Entre as atividades previstas para esta semana, estão programadas visitas a deputados para esclarecimento e busca de apoio ao movimento.  O grupo está mobilizado também para ações nas redes sociais, informando a população sobre a importância da fundação. “Sempre que informado, o público em geral se posiciona veementemente contra a extinção da FZB.  No entanto percebemos que há muito desconhecimento sobre o real trabalho aqui desenvolvido.  Jardim Botânico, Parque Zoológico e Museu de Ciências Naturais são espaços que atraem público, mas a atuação da Fundação vai muito além desses espaços de visitação”, alerta Josy Matos, presidente da associação dos funcionários da Fundação Zoobotânica.

Nesta terça-feira, dia 6 de dezembro, durante o dia inteiro haverá concentração dos funcionários na Praça da Matriz, com a apresentação do "FZB na rua", mostrando o que só a Fundação Zoobotânica faz.  As atividades de quarta-feira (7/12) à tarde, se concentram na Assembleia das Fundações, que se realiza no Centro de Eventos Plaza São Rafael a partir das 13h30min.  E no domingo, dia 11 de dezembro,  das 14 às 19h, será realizado um evento  aberto ao público, na rua Salvador França, em frente ao Jardim Botânico, com a apresentação de vários artistas de Porto Alegre e atividades paralelas direcionadas a diferentes faixas etárias. A promoção é do Instituto Curicaca, uma das inúmeras instituições que defendem a não extinção da FZB.

Foi criada uma petição pública online para coletar assinaturas da população contra a extinção da FZB. Para assinar, clique aqui.

 
Programação de domingo, 11 de dezembro:

14h Grupo de choro
14h30 Tanya Maycá
14h45 Izabel L’Aryan
15h Orestes Dornelles
15h15 Mario Falcão
15h30 Oly Jr.
15h45 Egisto dal Santo + Gambona
16h Marisa Rotenberg, Danny Calixto, Dani Rauen, Monica Tomasi
17h Cintia Ferrer + Robson Serafini
17h15 Marcelo Delacroix
17h30 Fernando Sessé
17h45 Dudu Sperb + Beto Chedid
18h Beto Chedid
18h15 Claudio Levitan
18h30 Nelson Coelho de Castro

Atividades Paralelas
15h - Grupo Studio P - Varal das Artes e pintura coletiva
17h30 - Circo da Silva


Saiba mais:

A Fundação Zoobotânica (FZB) do RS é constituída de três órgãos executivos: o Museu de Ciências Naturais e o Jardim Botânico, em Porto Alegre, e o Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul. Ela é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas científicas, estudos, projetos e atividades de educação ambiental que contribuem com a conservação da biodiversidade do território gaúcho.


Museu de Ciências Naturais é Fiel Depositário de Componentes do Patrimônio Genético, uma das poucas instituições no Brasil credenciadas pelo Conselho do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente. Mantém cerca de 400.000 registros de plantas e animais tombados em suas coleções científicas.


Jardim Botânico, em seus 39 hectares, abriga coleções vivas representativas dos ecossistemas do Estado, conservação de espécies endêmicas do RS e ameaçadas de extinção. Destacam-se, além das coleções especiais, o arboreto, o banco de sementes e o viveiro de mudas comercializáveis, com ênfase em espécies nativas do estado. O Botânico recebe, anualmente, milhares de visitantes e desenvolve um conjunto de atividades de Educação Ambiental direcionado ao público em geral, oferecendo visitas orientadas, principalmente ao público estudantil.


Parque Zoológico mantém uma coleção de animais vivos, representantes da fauna nativa e exótica, que compõem um plantel de aproximadamente 1.500 animais, de mais de 180 espécies, oriundos, em grande parte, de apreensões e retenções. Desenvolve atividades e pesquisas de manejo e conservação da fauna, contribuindo para a manutenção da biodiversidade. Recebe um público visitante de cerca de 500.000 pessoas por ano e promove programas de educação ambiental, visando informar, orientar, conscientizar e educar a comunidade quanto à preservação do meio ambiente.



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