Pesquisar no Blog

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Física no Enem: saiba como a disciplina aparece no exame e veja dicas para acertar as questões

Educadores revelam os temas mais recorrentes e estratégias infalíveis para otimizar o desempenho em Física na prova

 

A cada edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Física se consolida como uma das áreas que mais exigem interpretação e domínio dos conceitos científicos aplicados do que fórmulas básicas. São aproximadamente 15 questões da disciplina na prova, que costumam combinar raciocínio lógico com conhecimento conceitual. 

Para ajudar os candidatos a entenderem como essa área do conhecimento é abordada na prova, quatro educadores compartilham orientações, conteúdos-chave e dicas de preparação.

 

Como a disciplina costuma ser cobrada na prova? 

“Em geral, o Enem privilegia aplicações práticas da Física”, observa Caio Salute, docente da Escola Internacional de Alphaville, de Barueri/SP. “As perguntas costumam trazer situações do cotidiano, como movimento de veículos ou sobre energia em processos industriais, e exigem que o aluno conecte teoria e prática”. Para Salute, entender o cenário apresentado pelo enunciado e identificar quais leis físicas se aplicam para a situação problema é o primeiro passo para não se perder em cálculos prolongados.

 

Reprodução: Enem 2022, Caderno 1 Azul

 

Quais são as matérias e conteúdos que mais costumam aparecer na prova

Nos últimos cinco anos, a Física no ENEM tem focado em temas que se relacionam diretamente com o cotidiano em situações-problema que envolvem: mecânica (cinemática e dinâmica de corpos e sistemas), conservação e transformações de energia (trabalho, potência e termodinâmica), eletricidade e eletrodinâmica (dimensionamento e análise de circuitos), fenômenos ondulatórios e interação radiação–matéria (incluindo óptica). 

“Vale ressaltar que leitura e interpretação de informações em gráficos, tabelas e esquemas nunca ficam de fora. O exame busca aplicar esses conceitos em contextos práticos e interdisciplinares, desafiando os estudantes a raciocinar e não apenas a memorizar fórmulas, as questões aparecem em contextualizações que valorizam a abordagem CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente), relacionando os impactos da ciência e da tecnologia na sociedade, mostrando como o desenvolvimento científico não é neutro, mas influenciado por contextos sociais, econômicos, ambientais e éticos”, afirma a professorada Escola Bilíngue Aubrick, Kharyna Rodrigues. 

A docente aposta que os conteúdos abaixo podem cair na prova e merecem atenção.

Mecânica: o tópico mais recorrente, envolve conhecimentos de Cinemática e Dinâmica (estudo dos movimentos, leis de Newton, trabalho e energia);

Estática e Eletricidade: com presença significativa, aborda conhecimentos sobre circuitos elétricos, potência, resistência e energia elétrica;

Ondulatória: com foco nos fenômenos ondulatórios (reflexão, refração, difração) e acústica;

Termologia: que explora a calorimetria, termodinâmica e trocas de calor;

Óptica: aparece com frequência, especialmente em questões sobre lentes, espelhos e a formação de imagens em situações do cotidiano;

Eletromagnetismo: tem aparecido menos em questões que exigem cálculo, como os de campo magnético ou indução eletromagnética e muito mais em aplicações tecnológicas.

 

Reprodução: Enem 2023, Caderno 1 Azul

 

O que os alunos precisam saber para conseguir responder as questões? 

“É fundamental compreender a origem e aplicação de fórmulas, e saber qual usar em cada situação”, explica Diogo Broch, docente do colégio Progresso Bilíngue Taquaral, de Campinas/SP. Segundo ele, treinar a interpretação de gráficos e tabelas antes da prova também é determinante: “O Enem frequentemente apresenta dados em tabelas e pede que se faça inferências simples antes de aplicar a fórmula ou expressão matemática”. 

Segundo o docente, as fórmulas mais pedidas para resolver as questões de física da prova são:

v = λ f (Comportamento e propagação das ondas)

P = V.i (Potência elétrica consumida por um circuito ou dispositivo)

Q = mc∆t (quantidade de calor para variar a temperatura de uma substância)

P = m.g (Força Peso, que descreve a força de atração gravitacional sobre um corpo)

Fel = k.x (Força Elástica, que descreve a força exercida por uma mola)

V = R * I (Primeira Lei de Ohm, que estabelece a relação entre tensão, resistência e corrente em um circuito elétrico)

v² = vo² + 2 * a * Δs (Equação de Torricelli, que calcula a velocidade final de um objeto)

Ec = mv2/2 (Energia Cinética).

 

Reprodução: Enem 2022, Caderno 1 Azul

Dicas para gabaritar a parte de Física 

Para Renato Shiotuqui, professor de Física do Brazilian International School – BIS, de São Paulo/SP, a organização do tempo de prova faz toda a diferença: “Comece pela leitura atenta de cada enunciado, sublinhando dados relevantes e riscando informações irrelevantes. Depois, identifique o princípio físico envolvido e só então parta para resolver a equação”. 

Para se preparar até o dia da prova, outras recomendações são:

Faça mapas mentais de fórmulas: organize-as por áreas (mecânica, termologia, óptica etc.) para consultas rápidas durante a revisão;

Responda provas anteriores: isso ajuda a se acostumar com o estilo de perguntas e o nível de complexidade;

Treine questões discursivas: mesmo que o Enem seja de múltipla escolha, reler o raciocínio ajuda a consolidar conceitos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados