Pesquisar no Blog

domingo, 10 de dezembro de 2023

Festas de fim de ano sem reganho de peso

Consumo mais elevado de comidas e bebidas gera dificuldade para pessoas em tratamento contra a obesidade. Endocrinologista reúne condutas cientificamente eficazes para que não haja aumento de peso nesses pacientes

 

Tratamentos que dependem de mudanças de comportamento importantes acabam ficando fragilizados em momentos de clima de festas, celebrações e férias, como o fim do ano que se aproxima. Quem trata obesidade sabe que as festividades trazem não só a dificuldade na manutenção da dieta, como o medo de reganho do peso perdido ao longo do ano. 

Conhecedora do assunto, a Dra. Tassiane Alvarenga, Endocrinologista e Metabologista pela USP, comenta que a recomendação envolve priorizar escolhas conscientes sem recorrer a privações extremas, um ponto sutil de difícil alcance e manutenção. "São desafios específicos para manter o equilíbrio entre a celebração e a saúde", reconhece ela. 

A endocrinologista aponta para a conduta realista como algo sadio. "É fundamental reconhecer a complexidade dessas ocasiões e adotar estratégias com chances grandes de serem cumpridas, por isso incentivo a moderação em vez da restrição total", pondera. Nesse quesito, ela aposta no combo refeições equilibradas com proteínas magras, vegetais e carboidratos associadas à prática regular de atividade física, "mesmo durante os dias festivos", reforça a especialista, lembrando que a prática desempenha um papel significativo no controle de peso nesses momentos também. 

Comer bem e se exercitar é a receita que não falha. Mas, para quem está em busca de um norte mais direcionado para esses dias atípicos, a Dra. Tassiane compartilha o desenho de uma estratégia possível:

 

1. Controle Inteligente das Porções: Optar por porções menores e saborear cada mordida permite desfrutar dos prazeres culinários das festas sem comprometer o progresso no tratamento.

 

2. Escolhas Conscientes de Alimentos: Priorizar opções ricas em nutrientes, como proteínas magras, vegetais e carboidratos complexos oferece saciedade e nutrição, sem excesso de calorias.

 

3. Substituições Inteligentes: Escolher versões integrais de alimentos e bebidas contribui para a redução da ingestão calórica sem sacrificar o prazer gastronômico.

 

4. Atividade Física Incorporada nas Celebrações: Integrar atividades físicas leves nesses dias, como uma caminhada após as refeições festivas, não apenas queima calorias, mas também promove uma sensação de bem-estar.

 

5. Hidratação Adequada: Além de auxiliar na sensação de saciedade, a água é uma escolha de bebida que não contribui para o excesso de calorias.

 

6. Planejamento Antecipado: Antecipar o plano de refeições que fará nas festas permite a escolha consciente de alimentos, evitando impulsos alimentares e ajudando a manter o foco nas metas individuais.

 

"Estar atento aos sinais de saciedade é uma prática eficaz para evitar excessos", aconselha a médica. Ela defende que esse compilado de medidas promove não apenas a celebração, mas também o cuidado contínuo com a saúde.

 

Dra. Tassiane Alvarenga – ENDOCRINOLOGISTA E METABOLOGISTA. Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU; Residência Médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; Residência Médica em Endocrinologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FM USP); Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia- SBEM; Membro da Endocrine Society, SBEM e ABESO; Faz parte do Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Passos. Sobrepeso e Obesidade. Compulsão Alimentar e Ansiedade; Obesidade Infantil; Diabetes Mellitus e Pré Diabetes: Controle da glicemia e prevenção de complicações como Retinopatia , Neuropatia , Nefropatia , Infarto do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados