Nos últimos anos, o sentimento é de que a Inteligência Artificial chegou para ficar nas nossas vidas. Mudando o mundo da tecnologia e métodos de trabalho, esse é um mercado que está em alta expansão.
Para se ter ideia,
o relatório Artificial Intelligence – In-depth Market Insights & Data Analysis,
publicado pelo site de inteligência de dados Statista, aponta que o mercado de
softwares de IA deve crescer 35% por ano até 2025, quando deve atingir o valor
de 126 bilhões de dólares.
Além disso,
segundo o Goldman Sachs Economics Research, a adoção em larga escala da IA pode
ter um impacto significativo no PIB global. Joseph Briggs e Devesh Kodnani,
economistas do banco americano, estimam que a IA generativa possui potencial
econômico expressivo.
A previsão é de
que a nova tecnologia aumente a produtividade laboral global em mais de 1% ao
ano, após sua adoção em massa. No entanto, para que essa transformação ocorra,
as empresas precisarão investir significativamente em infraestrutura física,
digital e humana.
Acredita-se que
esses investimentos podem alcançar a cifra de US$200 bilhões globalmente até
2025. Por sua vez, o relatório também aponta os EUA como líderes de mercado,
com as empresas americanas desfrutando da maior parte desse montante.
Transformação
através da IA
O fato é que, com
o passar do tempo, a Inteligência Artificial tem provocado transformações no
mundo profissional. Ela está remodelando a maneira de trabalhar, introduzindo
eficiências, criando novas oportunidades, e também apresentando novos desafios.
Entre os
fotógrafos, é muito discutido atualmente: afinal, a Inteligência Artificial
veio para acabar com o mercado fotográfico?
É verdade que o
mercado não ficou isento do impacto da tecnologia no mundo. Principalmente
neste ano, nós vemos a IA transformando a forma como os fotógrafos capturam e
editam suas imagens.
Em abril, o
fotógrafo alemão Boris Eldagsen venceu a categoria criativa do Sony World
Photography Award, uma das principais competições de fotografia.
Ele recusou o prêmio ao contar que a imagem foi gerada por Inteligência
Artificial.
No seu site, disse
que participou do concurso com a intenção de iniciar um debate sobre o futuro
da fotografia. "Será o espectro da fotografia suficientemente grande para
permitir a entrada de imagens de Inteligência Artificial - ou isso seria um
erro?", comentou.
Precisamos
entender que o uso da Inteligência Artificial impacta diretamente a nossa
relação com as fotografias e a maneira de trabalhar de um fotógrafo, mas isso
não quer dizer que acabará com o trabalho de todo um mercado.
Juntar
o melhor dos dois mundos é a solução
Acredito que os
trabalhos gerados por IA são uma evolução natural do mundo em que vivemos
atualmente. A Inteligência Artificial é uma ferramenta como tantas outras, que
não deve ser capaz de acabar com o mercado de fotografia - algo que já está tão
estabelecido na nossa vida e cultura.
Existe uma
preocupação legítima sobre o seu impacto, mas a inteligência artificial também
tem o potencial de revolucionar o campo da fotografia, facilitando e otimizando
o trabalho dos fotógrafos.
É importante saber
que a tecnologia auxilia na acessibilidade da fotografia para quem deseja
começar a trabalhar nesse mercado, além de ajudar os profissionais a inovarem e
buscarem novos caminhos e estilos de trabalho. Um dos pontos principais é a
eficiência e economia de tempo, já que utilizar a IA pode simplificar processos
de edição e organização.
Para muitos
profissionais, uma das soluções de trabalho tem sido o reconhecimento facial. A
IA pode identificar e etiquetar pessoas em fotos, o que pode ser muito útil
para fotógrafos que trabalham em grandes eventos. Isso facilita o trabalho do
profissional, e também otimiza o tempo das pessoas na hora de se encontrarem
nas imagens.
Um dos grandes
destaques também são as restaurações de imagens, já que a IA pode ser usada
para restaurar imagens antigas, melhorar a resolução ou até mesmo colorir
fotografias em preto e branco.
Assim como
aconteceu a evolução das fotos reveladas por filme para as fotos digitais, o
desenvolvimento das mídias sociais na década passada, hoje temos a ferramenta
da IA para nos ajudar a explorar novos campos que antes eram impossíveis.
A IA é mais um
grande mercado que se abre no ramo da fotografia. Vejo que o mercado
fotográfico está crescendo em um ritmo muito acelerado, cada vez mais novas
oportunidades aparecem e temos que estar sempre atentos para estas novidades
que, com certeza, vão gerar novas demandas no mercado.
O fato é que o
debate sobre a utilização da IA no mundo fotográfico deve ser realizado, mas
também devemos nos prender aos pontos positivos dessa parceria. A chave
necessária é encontrar um ponto de equilíbrio entre adotar a Inteligência
Artificial e, ao mesmo tempo, manter a essência, beleza e integridade que a
arte fotográfica nos oferece.
Afinal, sabemos que a tecnologia veio para revolucionar a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Então, o mais necessário é entender e aproveitar as benfeitorias que a dinâmica alinhada entre IA e fotografia pode trazer para os profissionais.
Jonathas
Guerra - sócio-fundador da Banlek, a melhor
plataforma para venda de fotos e serviços online.
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