A ferramenta de busca é um dos
principais meios para o consumidor chegar a um produto. A empresa que usa
adequadamente o buscador tem uma vantagem estratégica sobre os concorrentesFreepik
Diante da necessidade de as
empresas se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo, muitos
empresários perceberam que ter uma presença digital sólida não se limita a ter
um site. Vivemos uma era em que a tecnologia permeia a cultura, a economia e o
relacionamento entre as pessoas. E tudo isso tem passado por um mesmo lugar: as
mídias sociais.
Mas não basta criar um perfil e
lançar algumas postagens para gerar resultado. Criar uma comunicação entre
empresa e cliente é um processo que passa por muitas estratégias.
Pense bem: quando um cliente
deseja comprar um celular novo, por exemplo, pesquisa sobre as melhores opções
na internet e compara as opções na internet. Neste caso, qual é a importância
de uma empresa aparecer entre as quatro primeiras no Google?
Existem várias estratégias que
podem aumentar essa relevância, segundo Sarah Façanha, especialista em tráfego
pago e fundadora da Auror Digital, que possui status de Google Partner.
Convidada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Sarah detalhou como
atuar de forma eficaz na internet para aumentar a base de clientes e
impulsionar as vendas. Confira as dicas:
ESTUDE SEO
A sigla SEO (Search Engine
Optimization) significa otimização para motores de busca e seu objetivo é ter
bons resultados de ranqueamento no Google. É por meio de um conjunto de
técnicas que os usuários chegam até determinado site de maneira orgânica, ou
seja, sem o uso de mídias pagas.
Isso ocorre porque existem
elementos presentes nas estruturas dos textos que são identificados pelos
motores de busca. Esses elementos determinam a ordem de relevância em que são
exibidos sites, blogs e páginas nos resultados das buscas on-line.
Portanto, a otimização desses
textos com a presença de tais elementos melhora os resultados orgânicos dos
sites. Na prática isso significa que, quando alguém buscar pelo termo
"dentista em São Paulo", por exemplo, a marca melhor otimizada em SEO
irá aparecer primeiro nos resultados. E, em seguida, serão listados seus
principais concorrentes.
A mecânica pode até parecer
simples, mas há muita estratégia envolvida nesse processo. Por isso, é
importante entender como trabalhar essa técnica.
ENTENDA
SOBRE MÉTRICAS IMPORTANTES
Nas palavras de Sarah, um dos
baús de ouro do tráfego pago é ter métricas bem analisadas para otimizar suas
campanhas em andamento. São elas que possibilitam observar com detalhe como
está o andamento e performance do investimento em mídias pagas. Veja algumas
métricas importantes para acompanhar:
LEAD - Trata-se de uma
oportunidade de negócio em que alguém dá informações de contato, como nome,
telefone ou e-mail, em troca de uma oferta da empresa, como uma newsletter,
e-Book, um cupom de desconto ou ainda de forma espontânea.
ROI - É a sigla para
"Retorno sobre Investimento" e que considera a relação entre o valor
e a venda, o custo do produto vendido e seus gastos em marketing (equipe, mídia
e ferramentas).
ROAS - É uma sigla para o termo
em inglês "Retor on Advertsing Spend", que significa retorno sobre os
gastos em anúncios. Ou seja, o custo da mídia patrocinada.
CPL - Trata-se da métrica de
desempenho e custo por lead. Ou seja, qual é o valor que as campanhas estão
pagando para cada lead adquirido.
CTR - A sigla para meta de
desempenho "Click Through Rate", também conhecida como taxa de
cliques, é um indicador importante para qualquer estratégia. O CTR mostra a
relação entre o número de cliques e o número de visualizações em um anúncio. Na
prática, essa métrica é a porcentagem de usuários que clicaram no seu link após
visualizá-lo. Portanto, uma métrica bem importante para avaliar o desempenho de
um anúncio.
TURBINAR
PUBLICAÇÃO
Criar conteúdos diferenciados,
inteligentes e em diferentes formatos - lives, reels, stories, posts - é o
começo de tudo. Mas a forma como esse material será distribuído é o que
realmente faz a diferença.
Existem muitas maneiras de
turbinar uma publicação no Instagram e alcançar um público mais amplo. Investir
baixas quantias em patrocinados usando o "impulsionar" do Instagram
para os conteúdos que melhor performaram no perfil, analisando as métricas após
um período de postagem, quando não houver mais interações com ele. Aquele
conteúdo que teve melhores números pode atingir mais e novas pessoas que ainda
não o conhecem e gerar mais alcance.
Também é possível distribuir o
conteúdo em uma ferramenta de anúncios profissional, como o Ads, e ter total
controle sobre o que acontece com o investimento, assim como o retorno de cada
campanha e outros detalhes.
TRABALHE
DE CNPJ PARA CNPJ
Ainda que estudem bastante
sobre o tema, muitos empresários não se sentem confiantes para trabalhar com as
plataformas e suas ferramentas. Nesse caso, o melhor é assumir que falta
domínio sobre o assunto e optar por ajuda profissional. Mas, atenção:
"Não peça ajuda e nem
favores. É preciso ser profissional e sempre se alinhar a outros profissionais
com certificação. Contrate um gestor de tráfego com CNPJ que garanta resultados
precisos, e escale seus ganhos", diz.
De acordo com Sarah, por menor que seja um negócio, uma hora ele vai crescer e isso só acontece se for algo profissionalizado com investimento em organização e processos.
Mariana Missiaggia
https://dcomercio.com.br/publicacao/s/como-usar-o-google-para-aumentar-a-visibilidade-da-empresa-e-vender-mais
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