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sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Como fazer a autoavaliação das redações feitas para os vestibulares

A coordenadora pedagógica da Redação Nota 1000, Julia Ferreira, dá dicas de como avaliar a própria produção textual nos processos seletivos para entrada na Ensino Superior



Depois de prestar os principais exames para o ingresso numa faculdade, bate a ansiedade para receber o resultado da redação - item que pode eliminar um candidato caso tenha a pontuação zerada (por puxar a nota muito para baixo ou até impedi-lo de usar a pontuação para entrar em uma instituição pública, no caso do ENEM por exemplo). A pergunta: será que eu fui bem? É comum e nesse processo de dúvidas é fundamental realizar uma autoavaliação, tanto para compreender se o texto produzido foi bom como para elencar onde e como melhorar nas próximas tentativas.

 

“Com a autoavaliação é possível identificar os erros e os pontos fracos, assim como os pontos positivos, permitindo ao estudante aprimorar-se continuamente. Além disso, ele tem a oportunidade de aprender com os próprios desvios, bem como a chance de compreender melhor os critérios de correção de um texto”, explica Julia Ferreira, coordenadora de redação da Redação Nota 1000, a maior plataforma de correção de redações do país.

 

Mas, afinal, como fazer esta avaliação de forma assertiva e produtiva? Segundo a especialista, há alguns critérios importantes a serem considerados, entre eles: verificar se as ideias estão encadeadas de maneira lógica, com uma progressão e uma unidade textual clara. “Isso porque ideias desconexas desfavorecem o texto, tornando-o confuso. É essencial analisar a clareza e objetividade da redação, evitando ambiguidade”, diz Julia.

 

Outro critério a ser considerado é a estruturação do texto, que deve estar adequado ao gênero solicitado, seja ele dissertativo-argumentativo, como requer o Enem e a Fuvest, por exemplo, ou outros tipos textuais, que são solicitados por vestibulares como a Unicamp. Já para os gêneros dissertativos, é preciso analisar a consistência dos argumentos, isto é, certificar-se que o posicionamento é claro, com uma linha de raciocínio bem estruturada e desenvolvida.

 

Veja abaixo outras dicas para desenvolver sua autoavaliação

 

1.    Verifique a pontuação, bem como a assertividade gramatical

Analisar a adequação à norma culta da língua é uma parte essencial da autoavaliação: o estudante deve observar se houve desvios gramaticais, problemas no emprego correto da pontuação, bem como a precisão vocabular.

 

2.    Tema adequado

Não se pode esquecer também de avaliar se o tema foi atendido, isso é, se a redação está alinhada ao que foi solicitado pela proposta temática, posto que a fuga ao tema é um ponto crucial que, se não atendido, pode levar à nota zero.

 

3.    Como identificar pontos fracos e fortes

É preciso compreender os critérios de avaliação do vestibular prestado para, assim, observar se o que foi solicitado foi cumprido na redação. Deve-se observar se houve clareza de ideias e capacidade de comunicar o que se deseja de forma direta, e se o estudante conseguiu articular essas informações de modo fluido e organizado, evitando ideias obscuras ou ambíguas. Além disso, é importante avaliar se não há saltos lógicos no desenvolvimento do texto, ou seja, uso de informações soltas e pouco relacionadas entre si, tanto para textos argumentativos quanto para outros gêneros textuais. Nesse ponto, Julia Ferreira faz uma ressalva: “Atente-se à seleção vocabular, que deve ser adequada à situação de produção, com palavras apropriadas ao contexto e variadas, sem que haja repetições pouco estratégicas que possam comprometer a fluidez da redação”.

 

4.    Outras estratégias para ajudar na correção do texto

·      Dar um intervalo entre a produção do texto e a revisão dele - isso permite que o estudante observe a redação com um distanciamento maior e uma perspectiva mais objetiva;

·      Realizar uma revisão segmentada - avaliação dos pontos específicos na revisão. O aluno pode, em um primeiro momento, por exemplo, revisar os aspectos referentes à língua portuguesa e, depois, observar a adequação ao gênero e ao tema e assim por diante;

·      Praticar uma leitura em voz alta - essa atividade permite uma maior concentração na análise do texto, proporcionando ao aluno que ele possa notar de modo mais claro os problemas de língua portuguesa e até mesmo a progressão das ideias;

·      Realizar uma lista de aspectos que devem ser avaliados e observar um a um - anotando os pontos que não foram atendidos para, depois, aprofundar os estudos.

 

A coordenadora da Redação Nota 1000 destaca ainda que é preciso ter cuidado com a subjetividade na autoavaliação, que por vezes, pode prejudicar uma análise objetiva e coerente, posto que a percepção de um texto pode variar entre diferentes pessoas, por isso, o feedback de terceiros poder fundamental, já que este “distanciamento” pode oferecer uma perspectiva imparcial sobre a produção textual do estudante, revelando aspectos que, no momento da autoavaliação, podem ter passado despercebidos.



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