A
coordenadora pedagógica da Redação Nota 1000, Julia Ferreira, dá dicas de como
avaliar a própria produção textual nos processos seletivos para entrada na
Ensino Superior
Depois de prestar
os principais exames para o ingresso numa faculdade, bate a ansiedade para
receber o resultado da redação - item que pode eliminar um candidato caso tenha
a pontuação zerada (por puxar a nota muito para baixo ou até impedi-lo de usar
a pontuação para entrar em uma instituição pública, no caso do ENEM por
exemplo). A pergunta: será que eu fui bem? É comum e nesse processo de
dúvidas é fundamental realizar uma autoavaliação, tanto para compreender se o
texto produzido foi bom como para elencar onde e como melhorar nas próximas
tentativas.
“Com a
autoavaliação é possível identificar os erros e os pontos fracos, assim como os
pontos positivos, permitindo ao estudante aprimorar-se continuamente. Além
disso, ele tem a oportunidade de aprender com os próprios desvios, bem como a
chance de compreender melhor os critérios de correção de um texto”, explica
Julia Ferreira, coordenadora de redação da Redação Nota 1000,
a maior plataforma de correção de redações do país.
Mas, afinal, como
fazer esta avaliação de forma assertiva e produtiva? Segundo a
especialista, há alguns critérios importantes a serem considerados, entre eles:
verificar se as ideias estão encadeadas de maneira lógica, com uma progressão e
uma unidade textual clara. “Isso porque ideias desconexas desfavorecem o
texto, tornando-o confuso. É essencial analisar a clareza e objetividade
da redação, evitando ambiguidade”, diz Julia.
Outro critério a
ser considerado é a estruturação do texto, que deve estar adequado ao gênero
solicitado, seja ele dissertativo-argumentativo, como requer o Enem e a Fuvest,
por exemplo, ou outros tipos textuais, que são solicitados por vestibulares
como a Unicamp. Já para os gêneros dissertativos, é preciso analisar a
consistência dos argumentos, isto é, certificar-se que o posicionamento é
claro, com uma linha de raciocínio bem estruturada e desenvolvida.
Veja abaixo
outras dicas para desenvolver sua autoavaliação
1. Verifique
a pontuação, bem como a assertividade gramatical
Analisar a
adequação à norma culta da língua é uma parte essencial da
autoavaliação: o estudante deve observar se houve desvios gramaticais,
problemas no emprego correto da pontuação, bem como a precisão vocabular.
2. Tema
adequado
Não se pode
esquecer também de avaliar se o tema foi atendido, isso é, se a redação está
alinhada ao que foi solicitado pela proposta temática, posto que a fuga ao tema
é um ponto crucial que, se não atendido, pode levar à nota zero.
3. Como
identificar pontos fracos e fortes
É preciso
compreender os critérios de avaliação do vestibular prestado para, assim,
observar se o que foi solicitado foi cumprido na redação. Deve-se observar se
houve clareza de ideias e capacidade de comunicar o que se deseja de forma
direta, e se o estudante conseguiu articular essas informações de modo fluido e
organizado, evitando ideias obscuras ou ambíguas. Além disso, é importante
avaliar se não há saltos lógicos no desenvolvimento do texto, ou seja, uso de
informações soltas e pouco relacionadas entre si, tanto para textos
argumentativos quanto para outros gêneros textuais. Nesse ponto, Julia Ferreira
faz uma ressalva: “Atente-se à seleção vocabular, que deve ser adequada à
situação de produção, com palavras apropriadas ao contexto e variadas, sem que
haja repetições pouco estratégicas que possam comprometer a fluidez da
redação”.
4. Outras
estratégias para ajudar na correção do texto
· Dar
um intervalo entre a produção do texto e a revisão dele - isso permite que o
estudante observe a redação com um distanciamento maior e uma perspectiva mais
objetiva;
· Realizar
uma revisão segmentada - avaliação dos pontos específicos na revisão. O aluno
pode, em um primeiro momento, por exemplo, revisar os aspectos referentes à
língua portuguesa e, depois, observar a adequação ao gênero e ao tema e assim
por diante;
· Praticar
uma leitura em voz alta - essa atividade permite uma maior concentração na
análise do texto, proporcionando ao aluno que ele possa notar de modo mais
claro os problemas de língua portuguesa e até mesmo a progressão das ideias;
· Realizar
uma lista de aspectos que devem ser avaliados e observar um a um - anotando os
pontos que não foram atendidos para, depois, aprofundar os estudos.
A coordenadora da Redação Nota 1000 destaca ainda que é preciso ter cuidado com a subjetividade na autoavaliação, que por vezes, pode prejudicar uma análise objetiva e coerente, posto que a percepção de um texto pode variar entre diferentes pessoas, por isso, o feedback de terceiros poder fundamental, já que este “distanciamento” pode oferecer uma perspectiva imparcial sobre a produção textual do estudante, revelando aspectos que, no momento da autoavaliação, podem ter passado despercebidos.
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