Pesquisar no Blog

sábado, 9 de dezembro de 2023

6 dicas para garantir a contribuição da família no desenvolvimento infantil

 

Freepik

Pós-Doutora em Educação detalha como pais e responsáveis podem desempenhar da melhor forma uma de suas principais funções. 

 

O Dia Nacional da Família é celebrado há 60 anos no Brasil, a partir da assinatura do Decreto nº 52.748, de 24 de outubro de 1963. E tem o intuito de homenagear e lembrar sobre a importância desta instituição. Seu significado é associado a relações afetivas entre pessoas que tenham ou não laços sanguíneos, e a um conceito baseado em amor, ajuda, partilha. Sua função está relacionada à formação de valores e educação. 

Para o desenvolvimento infantil, a família, liderada por pais e responsáveis, tem um papel crucial. “Eles são os primeiros educadores das crianças, com o poder de influenciar profundamente seu crescimento. O apoio e incentivo dos pais são elementos essenciais para o sucesso acadêmico, emocional e social dos filhos”, ressalta Thais Lenhardt, Coordenadora de Soluções Pedagógicas da Mind Lab, referência no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. 

O desenvolvimento infantil é uma jornada repleta de descobertas, aprendizado e crescimento. Nesse processo, a família desempenha um papel central, atuando como o alicerce da construção das habilidades e da personalidade da criança. Esta etapa é uma jornada complexa que abrange várias áreas, como cognitiva, emocional, social e física. Cada fase do crescimento traz consigo novos desafios e oportunidades de aprendizado. “É fundamental que as crianças sintam-se apoiadas e incentivadas durante esse processo para alcançarem todo o seu potencial”, observa Thaís. 

A contribuição familiar no desenvolvimento infantil pode ser alcançada de forma satisfatória, destacando-se como o suporte, o incentivo e um ambiente propício para moldar positivamente o futuro das crianças, por meio de seis dicas, como detalha a especialista da Mind Lab.
 

Suporte Emocional

O suporte emocional é fundamental para o desenvolvimento infantil saudável. As crianças precisam sentir-se amadas, valorizadas e seguras. Isso contribui para a construção de uma autoestima positiva e para a capacidade de lidar com desafios emocionais. Um ambiente familiar que promova a expressão emocional e a identificação e a compreensão dos sentimentos é fundamental. Pais que ouvem atentamente os sentimentos dos seus filhos, contribuindo para que eles possam identificá-los e caracterizá-los.
 

Incentivo à exploração e ao aprendizado

A curiosidade é inerente às crianças. Os pais podem incentivar essa curiosidade, criando um ambiente propício à exploração e ao aprendizado. Isso envolve fornecer materiais educacionais, oportunidades de descoberta e encorajar a busca pelo conhecimento e por novas experiências. Como exemplo estão pais que leem para seus filhos, exploram a natureza juntos e incentivam a pesquisa em casa. Eles estão promovendo o amor pelo aprendizado.
 

Comunicação e interação

A comunicação eficaz é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e das habilidades sociais. Os pais desempenham um papel importante no desenvolvimento da comunicação de seus filhos. Conversas regulares, interações lúdicas e o estímulo à expressão verbal (ou até mesmo outras formas de expressão) são estratégias valiosas. Como pais que fazem perguntas abertas, ouvem com atenção e respondem às perguntas. Isso ajuda os filhos nas habilidades de uma comunicação saudável e fortalecem as relações intra e interpessoais.
 

Estabelecimento de rotinas e limites

As crianças prosperam em ambientes estruturados. Estabelecer rotinas consistentes e limites claros ajuda as crianças a entenderem o que se espera delas e a se sentirem seguras. Essa estrutura proporciona um senso de previsibilidade, fundamental para o desenvolvimento emocional. Pais que estabelecem horários para refeições, sono e tarefas escolares estão contribuindo para a organização e o bem-estar de seus filhos.
 

O acompanhamento familiar na educação

Além de desempenhar um papel crucial no desenvolvimento emocional e social, a família também é um parceiro vital na educação formal. O acompanhamento familiar na educação é uma extensão do suporte dado em casa e pode melhorar significativamente o desempenho acadêmico das crianças.

A participação ativa dos pais nas atividades escolares é uma maneira eficaz de mostrar o valor da educação. Comparecer a reuniões escolares, participar de eventos e discutir o progresso acadêmico com os professores demonstra o compromisso dos pais com o sucesso educacional de seus filhos. Pais que se envolvem na escola, acompanham a lição de casa e ajudam na preparação para exames estão apoiando o aprendizado de seus filhos. Quando os pais acompanham a trajetória escolar dos filhos, eles podem ajudar na construção de diagnósticos, metas e objetivo e, até mesmo, sugestão de novas estratégias quando o caminho precisa ser alterado.

 

Apoio nas decisões educacionais

Os pais desempenham um papel ativo nas decisões educacionais de seus filhos. Isso inclui escolher a escola certa, selecionar cursos extracurriculares e discutir objetivos educacionais. Como, por exemplo, pais que colaboram com seus filhos na escolha de cursos que correspondam aos interesses e metas futuras estão incentivando o senso de responsabilidade e autodirecionamento. 

O acompanhamento familiar desempenha um papel inestimável no desenvolvimento infantil. Fornecer suporte emocional, incentivo e um ambiente propício para o aprendizado são investimentos significativos no futuro das crianças. Quando os pais estão ativamente envolvidos na educação e no desenvolvimento de seus filhos, eles estão contribuindo para um crescimento saudável e uma base sólida para o sucesso ao longo da vida.


Thais Lenhardt - Coordenadora de Soluções Pedagógicas da Mind Lab. É Mestra, Doutora e Pós-Doutora em Educação para Ciência pela Unesp Bauru em Educação para Ciência pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Unesp - Bauru. Graduada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Unesp Bauru. Atuou como professora substituta da Unesp Bauru e como professora da Unisagrado de Bauru. É Especialista em Design Instrucional e tem experiência como professora e tutora em cursos de Formação Inicial e Continuada de professores e em produção e revisão técnica de material didático para formação de professores e Educação Básica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados