O Dia das Crianças não é apenas uma data de celebração, mas também uma oportunidade estratégica para as marcas fortalecerem seus laços com o público infantil. É um momento mágico em que os olhos das crianças brilham de expectativa e as empresas têm a chance de fazer parte desse encantamento.
Uma
pesquisa realizada pela Associação de Marketing revela que, essa data, tem um
impacto nas estratégias de marketing das empresas. Segundo o estudo, 85% das
empresas que incorporaram estratégias de marketing direcionadas ao Dia das
Crianças experimentaram um aumento significativo na satisfação do cliente e nas
vendas durante esse período.
Para
mim, o Dia das Crianças vai além de uma celebração, tornando-se um verdadeiro
fenômeno comercial e de marketing. Acredito que a palavra-chave seja
'fidelização'. A data específica é uma grande oportunidade de colocar as
pessoas mais próximas da sua marca ou produto, além de reforçar seus valores,
missões e posicionamento e ir além do que mais uma ação promocional de
calendário.
A
Importância do Dia das Crianças como Data Comercial e de Marketing
Muitas
marcas aproveitam o Dia das Crianças para lançar novos produtos, visando
exatamente o aumento da demanda. Campanhas são cuidadosamente planejadas com o
objetivo de promover esses produtos e, ao mesmo tempo, criar uma ligação
emocional profunda com os consumidores.
É um
momento em que as empresas podem conquistar a confiança e a preferência das
famílias, uma vez que muitos aproveitam essa época para antecipar suas compras
de Natal, tornando o Dia das Crianças uma dupla oportunidade para alavancar as
vendas. A data estimula o consumo de produtos voltados para o público infantil,
o que cria uma oportunidade significativa para que as empresas aumentem suas
vendas e receitas durante o período.
No
mundo digital da atualidade, em que o uso de aparelhos eletrônicos por crianças
aumentou de 15% para 59% nos últimos dois anos, segundo pesquisa feita pela
Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, as estratégias de comunicação devem
passar pelas mídias sociais.
As
mídias sociais exercem influência significativa na decisão de compra, embora o
uso por parte da criança seja mediada pelos pais ou responsáveis, que também
têm peso na decisão de compra. Não podemos esquecer que determinadas tendências
ou ter certos produtos podem ser vistas pelas crianças como forma de se
encaixar e pertencer a grupos específicos, algo que pode aumentar o desejo em
adquirir produtos que estejam em alta.
Diferenças
na venda para crianças e adultos
A
comunicação direcionada às crianças tende a ser mais lúdica e criativa,
enquanto a comunicação aos pais destaca a segurança, aspectos educativos e
benefícios para o desenvolvimento infantil. Ao se comunicar/vender produtos
para adultos, muitas vezes é importante considerar como esse produto será útil,
como facilitará a vida dele. Para crianças, a comunicação pode ser direcionada
aos pais e responsáveis, enfatizando como o produto pode ser seguro, educativo
e benéfico para o desenvolvimento das crianças.
Outra
preocupação para o marketing voltado para esse público são as
questões éticas, um bom profissional nunca vai tentar manipular a mente dos
pequenos por um produto. Promover práticas comerciais éticas ajuda a construir
relacionamento a longo prazo com os jovens clientes e seus pais e responsáveis.
A comunicação deve ser transparente e é importante evitar qualquer forma de
engano, exagero ou apelos excessivos.
É
crucial envolver pais e responsáveis nas decisões de compra, por isso a
importância de fornecer informações claras sobre os produtos e suas
características, assim como preços e meios para adquiri-los, com o intuito de
ajudá-los nas tomadas de decisão.
Fazer
conteúdo personalizado para os pequenos, com estudo e diálogo com os
responsáveis, é a chave para ter sucesso com esse público. A personalização
pode ser uma estratégia eficaz para cativar o público infantil, tornando as
experiências de compra e uso desses produtos mais envolventes e relevantes para
as crianças.
Sejam
brinquedos, roupas ou itens de decoração, isso permite que elas se envolvam com
o produto de forma aprofundada. A comunicação será fundamental para criar a
conexão entre o produto ofertado e o público, além de gerar o desejo.
Leandro
Rampazzo - CEO da Godiva Propaganda, agência full service/360º
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