Pesquisar no Blog

sexta-feira, 12 de maio de 2023

O impacto do Segundo Idioma no mercado de trabalho

A importância que o segundo idioma tem, dentro dos processos de contratações, como diferencial ou pré-requisito

 

A fluência em demais idiomas para a formação acadêmica e consequentemente para o mercado de trabalho tem se destacado dia a dia devido à globalização, ao crescimento do mercado e às novas tecnologias. As relações de um país com outros, em um crescimento e facilidades tecnológicas, evidenciam o que antes era um diferencial no currículo, mas hoje nas contratações passou a ser um pré-requisito importante, o segundo idioma.

O nível de profissionalização aumenta gradativamente e com isso as exigências e pré-requisitos em vagas específicas são evidenciadas pelas suas competências. Assim, o idioma se torna mais que um diferencial, pois com os avanços do mercado ele passa a ser uma necessidade. Como apontam os estudos da Page Personnel, 60% das vagas disponíveis já solicitam a fluência do inglês, idioma considerado universal.

É mais que uma atualização do mercado, é uma tendência, ainda como um pré-requisito ou diferencial. Estudos apontam que o segundo idioma, em 10 anos, será um requisito obrigatório para qualquer nicho profissional, aumentando a valorização do mercado de trabalho e do trabalhador, que com essa competência, recebe seu salário com o reajuste entre 47% e 52% a mais.

Para José Tortato, Diretor Operacional do BNE (Banco Nacional de Empregos), essa mudança do mercado é importante e demonstra um avanço: “é importante as pessoas do mercado estarem preparadas para a comunicação em geral, a globalização é crescente e então todos devem estar preparados para ter relações que ultrapassam fronteiras, isso além de ser uma valorização do trabalhador em si, que busca por seu crescimento profissional e de suas competências”, explica Tortato.

10 áreas que requerem o segundo idioma
Segundo dados do BNE, no Brasil, existem diversas áreas no mercado de trabalho que já exigem o segundo idioma como requisito obrigatório ou um pré-requisito, indo além do diferencial pessoal. Nesse sentido, as 10 áreas que mais requerem fluência em outro idioma são respectivamente: Administração, Informática, Logística, Comércio, Marketing, Educação, Construção, Contabilidade, Recursos Humanos e Financeiro. Além disso, de acordo ainda com o levantamento realizado, a perspectiva nesse cenário é de crescimento em áreas e vagas com essa exigência.


BNE - Banco Nacional de Empregos
www.bne.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados