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sexta-feira, 26 de maio de 2023

Dia Internacional da Dignidade Menstrual: 1 em cada 4 brasileiros faltam em compromissos cotidianos devido a questões com a menstruação


Pesquisa revela outros dados preocupantes sobre o tema, que ainda é considerado um tabu 

 

No Brasil, 713 mil mulheres vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em suas residências e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. É o que diz o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil”, realizado pelo UNFPA - Fundo de População das Nações Unidas, agência de desenvolvimento internacional da ONU, que trata de questões populacionais, e o UNICEF. 

Desde 2014, o dia 28 de maio é dedicado mundialmente à sensibilização e conscientização para a Gestão e Higiene Menstrual. Esta data foi criada com o objetivo de promover a educação menstrual para toda a sociedade e mostrar a importância de atitudes positivas relacionada à menstruação. 

Em pesquisa realizada em 2022, focada no futuro do bem-estar, a Essity, líder global em higiene e saúde, entrevistou mais de 15 mil pessoas em 15 países, entre eles o Brasil, para entender melhor sobre o comportamento dos consumidores e suas visões sobre alguns temas desses setores. Nela, constatou-se que, entre os brasileiros, quase 1 em cada 4 pessoas declararam ter perdido um dia de escola ou trabalho por conta de seu ciclo menstrual. Isso significa que 24% dos entrevistados faltam nesses compromissos, deixando o Brasil em primeiro neste ranking, ficando à frente de países mais populosos, como China (21%) e Índia (17%). 

Além disso, 16% dos brasileiros evitam falar sobre o tema da menstruação, ficando atrás apenas dos indianos (19%) e dos norte-americanos (17%). 

A Libresse®, uma das marcas líderes mundiais de proteção feminina, presente em mais de 100 países e parte do portfólio da Essity, reforça seu compromisso de erradicar tabus e preconceitos em torno da menstruação, fornecendo acesso e soluções de saúde para mulheres, como calcinhas laváveis, coletores menstruais, absorventes, adesivos térmicos, entre outros produtos. 

 

“Desenvolvemos pesquisas frequentes para estarmos sempre atentos ao que pensam nossos consumidores sobre saúde e bem-estar. Frequentemente, nos deparamos com dados que nos assustam no que diz respeito a temas ainda considerados tabus, como a menstruação. Isso mostra que estamos indo na direção certa com o nosso propósito, de romper barreiras pelo bem-estar, e trazer à tona essas discussões, dados e conteúdo relacionado. É um compromisso que temos com a sociedade”, afirma André Aguiar, Diretor Comercial de Bens de Consumo da Essity Brasil.

 

Sobre a pesquisa

Acesse Estudo Global de Saúde e Higiene 2022 – O Futuro do Bem-estar realizado de 13 a 16 de setembro de 2022, reúne informações levantadas com 15 mil pessoas de 15 países. No Brasil, a amostra conta com 2 mil entrevistados.

 

Essity
www.essity.com


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