Contato Seguro fala sobre medidas preventivas e abordagem corretiva ao assédio nas organizações e como um Canal de Denúncias pode ajudar.
O assédio no ambiente laboral aparece de várias
maneiras.
O assédio moral caracteriza-se quando o agressor submete a
vítima a situações degradantes, humilhantes e constrangedoras, em
comportamentos como: gritar ou xingar, exigir tarefas impossíveis, obrigar o
colaborador a trabalhar em ambiente inadequado, limitar acesso a recursos,
espalhar boatos, etc.
O assédio sexual se manifesta por ofensas, palavras, gestos,
insinuações e convites de caráter sexual e inapropriados, que pretendem levar a
vítima a ter contato sexual com o agressor, com ameaça da perda de emprego ou
posição na organização.
A Direção e a
área de Recursos Humanos da organização têm um papel fundamental no cuidado
dessas questões. Sendo responsáveis por seus trabalhadores, é imprescindível que
esses departamentos criem, em primeiro lugar, uma cultura organizacional que
previna o assédio e, em segundo, regras para manejo caso a irregularidade venha
a ser identificada.
O papel da liderança
As lideranças na organização —
gerentes, supervisores e pessoas com cargos mais estratégicos — devem ser
os promotores dos valores da empresa e funcionar como pontos de referência
para a resolução de problemas.
Por isso, esses atores são pontos de articulação e
consolidadores da cultura organizacional. Deles, devem partir o exemplo e
o suporte, quando o assunto é ética e integridade.
Nesse sentido, o trabalho preventivo do assédio no local do
trabalho deve basear-se numa cultura
de comunicação e feedback muito sólida, em que assuntos
delicados são tratados de forma aberta e na qual o Código de Ética está sempre
em pauta.
Tão importante quanto as instruções técnicas de trabalho são
as instruções éticas, a forma que devem se dar as relações,
os valores morais necessários à convivência e as tarefas cotidianas.
Assim, pessoas em papel de liderança devem agir de forma
ética e participar dos processos de capacitação e treinamento.
Quanto à abordagem corretiva, os líderes têm de estar
preparados para acolher questões, queixas e mediar conflitos. E, quando
necessário, orientar seus subordinados a recorrer aos instrumentos adequados
para formalizarem uma denúncia.
Infelizmente, casos de assédio são frequentemente
perpetrados por pessoas em posição hierárquica superior e, por isso, o
Canal de Denúncias torna-se a solução mais efetiva (e agora obrigatória).
Aliás, somente o canal terceirizado oferecerá a proteção necessária do
colaborador e da organização.
Mas, antes de entendermos o papel do Canal de Denúncias,
vamos tratar sobre o papel do RH no tratamento de casos de assédio.
O papel do RH
Sendo o setor de Recursos Humanos um aliado essencial para a
sustentação do Compliance, normalmente é através dele que o planejamento
estratégico contra o assédio no trabalho será posto em prática.
Em conjunto com as pessoas do Compliance, o RH contribui
para a disseminação dos conceitos, sensibilização e divulgação dos valores e
regras da organização, por meio de códigos e políticas, além das campanhas
de comunicação e treinamentos.
Ter um protocolo devidamente comunicado significa dar
aos seus colaboradores um caminho a seguir, caso eles sejam vítimas desse tipo
de violência. Assim, é preciso definir rotinas sistêmicas sobre o que
fazer, respeitando as particularidades de cada instituição, de acordo com sua
forma de funcionamento, cultura, natureza, tamanho, entre outros fatores.
Os treinamentos e campanhas servirão para informar os
funcionários, por exemplo, sobre o que é o assédio, quais são suas
características e formas de manifestação e, portanto, o que deve ser reportado
ou denunciado.
Educar e conscientizar desta maneira tornará alinhados
os valores e expectativas entre empregadores e empregados — é traçar uma
linha objetiva sobre o que é aceitável e inaceitável e manter uma conversa e
negociação vivas acerca dessas questões.
Com isso, todos saberão o que esperar, o que devem e podem
fazer e, principalmente, ficarão atentos ao que aparenta ser irregular e ao que
é claramente uma má conduta.
Utilizando um Canal de Denúncias para combater o assédio no trabalho
Como ficou claro, idealmente a organização como um todo
trabalha com diligência para combater irregularidades diversas, assédios e
outras violências no trabalho.
A postura dos líderes e o trabalho do RH são fundamentais
para levar a empresa a alcançar um grau de desenvolvimento que estabeleça um
ambiente seguro e saudável para seus colaboradores.
Junto a este trabalho, o Canal de Denúncias aparece como uma
ferramenta indispensável: por meio dele, previne-se a ocorrência de assédios,
detectam-se casos indesejados e promove-se a remediação.
Veja, a seguir, 3 motivos que o uso do Canal de Denúncias,
oferecido pela Contato Seguro, corrobora o conteúdo desse artigo:
- Ferramenta
terceirizada: as denúncias ocorrem sem interferência das instâncias
internas da empresa, reduzindo riscos de retaliação ao denunciante e, com
isso, as pessoas passam a ter mais confiança e segurança no uso desse
instrumento.
- Denúncias
anônimas: sem o anonimato, o manifestante pode se sentir exposto, caso o
denunciado seja um líder ou superior hierárquico. Além disso, há sempre o
temor de ser classificado como “dedo-duro”. Embora não seja esse o
contexto de uma denúncia, pois a organização deve incentivar sempre a sua
utilização, a questão cultural pode interferir na decisão sobre denunciar
ou não.
- Profissionais
capacitados: os profissionais que recebem os relatos pelo Canal são uma
equipe especializada: psicólogos ouvidores, especialistas em Compliance e
profissionais do direito, com compromisso inegociável quanto à
confidencialidade. Assim, o manifestante é acolhido, sente-se confortável
em compartilhar suas informações e recebe todas as orientações, para gerar
um relato completo, confiável e claro, a fim de facilitar os processos de
apuração que virão a seguir.
Não à toa a Lei 14.457/22 tornou
obrigatório para organizações com CIPA implementarem um Canal de Denúncias para
receber, acompanhar e solucionar irregularidades.
O Canal de Denúncias propicia trazer à tona fatos até então
desconhecidos pela organização e, dessa forma, medidas preventivas e corretivas
podem ser aplicadas.
Assim sendo, as irregularidades de toda ordem tendem a
diminuir, melhorando o ambiente de trabalho e promovendo benefícios a todos:
colaboradores e empresa.
Em outras palavras, o risco de ser denunciado inibe o
comportamento do agressor — por isso é importante, como colocamos, que a
liderança e o RH sejam ativos na divulgação do Canal e na capacitação, para
utilizar a ferramenta. Dessa forma, o Canal de Denúncias torna-se um método
efetivo tanto de prevenção quanto correção.
Na Contato
Seguro, nós apoiamos todo o processo de implementação do Canal, instruindo
e auxiliando gestores e líderes nas tomadas de decisão, organização e
divulgação da ferramenta, juntamente com os treinamentos e
campanhas que devem acompanhá-lo.
https://canaldaetica.com.br/
conteudo@contatoseguro.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário