Por meio de estratégias e análise de dados, consultoria de performance digital aposta em IA para sucesso de campanhas
Em abril, a
Forbes lançou a lista das 50 empresas privadas
mais promissoras que utilizam Inteligência Artificial. O tema ganhou notoriedade
nos últimos meses com o lançamento do ChatGPT e outros softwares de geradores
de imagens. Coletivamente, as empresas da lista de 2023 receberam um
financiamento coletivo de US$ 27,2 bilhões
Nessa
crescente, a Inteligência Artificial passa a ser utilizada em diversos setores
e iniciativas. Um deles é o de campanhas de performance digital para as
marcas. “Com estratégias personalizadas e melhora na assertividade do
público-alvo por meio da IA, há um ganho operacional e estratégico para marcas
de todos os setores”, comenta Gustavo Franco, Country Manager da Labelium,
consultoria de performance digital para empresas de luxo, turismo, moda e
beleza.
“Frequentemente
nos perguntam como entendemos a aplicação da AI dentro do contexto do marketing
digital, se temos algum receio dela impactar em nossa oferta. A verdade é que a
IA só traz ainda mais necessidade de parceiros inteligentes e criativos para a
mesa. O uso da inteligência, de forma estratégica, está no que se pede a ela -
input - e esse input de qualidade só pode vir de especialistas.”, pontua
Franco.
Sendo assim,
com estratégia e análise de dados como base, as campanhas precisam ser
segmentadas quanto a objetivos e públicos-alvos para que tenham sucesso. E,
além disso, precisam ser frequentemente remetidas a observação de taxa de
acerto e vendas, dessa forma, a inteligência e as estratégias podem se
aprimorar cada vez mais.
A inteligência
artificial atrelada à análise de dados também possibilita a definição, de
maneira clara, de quais canais serão utilizados em cada oportunidade. A
especialização nos canais é chave e com uma jornada de compra cada vez mais
fragmentada, irão surgir profissionais altamente especializados nas
competências de search, social, vídeo, programática, etc.
A consultoria
cita um case de uma grande marca do segmento de luxo em que já está aplicando
IA em duas frentes: criação de variações de anúncios e campanhas inteligentes
de parceiros como Google e Meta. Os resultados vieram em duas frentes: ganho de
eficiência, sobretudo na criação de variação de criativos com uso do ChatGPT e
aumento de vendas, já que as campanhas inteligentes conseguem atingir um
possível comprador com muito mais eficácia do que campanhas
convencionais.
Na criação de
anúncios, o ChatGPT auxilia na variação de textos, respeitando inputs como tom
de voz, quantidade de caracteres e call to action. Quanto às campanhas
inteligentes, formatos dos parceiros que fazem uso de variadas peças e combinam
elementos de comportamento emitidos pelos usuários é a chave do sucesso.
Importante, no entanto, fornecer inputs as campanhas. “Muitas vezes a máquina
irá priorizar o menor custo de aquisição, por exemplo, mas nem sempre isso está
alinhado à estratégia de marca: muitas vezes o negócio precisa priorizar uma
categoria que não necessariamente é a que se vende pelo menor investimento”,
aponta Franco.
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