Especialista da
Gama Ensino, Lorenzo Tessari, explica como os métodos de ensino podem
contribuir na retenção de conhecimento dos estudantes
Muitas técnicas de estudos foram propostas com o
objetivo de auxiliar na retenção de conteúdo, cada uma utilizando um aspecto
diferente do cérebro. No entanto, existem princípios que são comuns a muitas
dessas metodologias que é o fato delas atuarem como meio significativo na
retenção de informações pelos alunos.
De acordo com o Chief
Operating Officer (COO) da Gama Ensino, startup
de tecnologia desenvolvedora de um algoritmo proprietário que identifica os
gaps de aprendizado dos alunos para o direcionamento dos seus estudos,
Lorenzo Tessari, entre os modelos ele destaca como os
mais eficientes os estruturados para memorização por repetição e os
emocionalmente impactantes.
"A repetição como revisões sistemáticas
permite reforçar conteúdos importantes, enquanto os emocionalmente carregados,
também, denominados de técnicas de alto impacto, são facilmente lembrados
devido à forte descarga de neurotransmissores, e quando combinados, podem
potencializar a retenção de informações", esclarece o especialista.
Ainda segundo Lorenzo, uma outra técnica
interessante é a exploração do poder associativo do cérebro, "Ao criar
associações intencionais, facilitamos a aprendizagem e a retenção de conteúdo.
Essas associações agilizam o processo de revisão e o encadeamento de assuntos
interdependentes", complementa. Para avaliar o modelo mais adequado, o
especialista listou seis modelos que podem contribuir com o processo de
aprendizagem dos alunos, como:
Autoexplicação: A autoexplicação é uma abordagem eficaz no processo de aprendizado, na
qual os estudantes se dedicam a explicar o conteúdo estudado para si mesmos.
Essa prática envolve fazer perguntas e responder com suas próprias palavras,
permitindo assim uma compreensão mais profunda do material. Além disso, a
autoexplicação ajuda a identificar lacunas no conhecimento, reforçando a
memória e consolidando informações. Para implementar essa técnica com sucesso,
é importante que o estudante faça perguntas a si mesmo enquanto estuda, de modo
a analisar criticamente o conteúdo e garantir que todas as áreas sejam
abordadas.
Active Recall (Recuperação
Ativa): O Active Recall ou Recuperação Ativa é uma técnica
de aprendizagem que consiste em lembrar ativamente informações sem consultar as
fontes de referência, fortalecendo conexões neurais e melhorando a retenção de
informações. Para implementá-la, utilize flashcards, faça perguntas a si mesmo
ou realize autoavaliações, praticando regularmente e esperando o esquecimento
antes de testar-se novamente. As abordagens, que envolvem identificar a
pergunta para uma resposta ou escrever a resposta sem olhar a fonte, aumentam a
eficiência do estudo.
Método Feynman: O método de Feynman é um método eficiente de aprendizado que permite
compreender rapidamente um conceito, explicando-o de maneira simples e clara.
Ela se baseia na ideia de que explicar algo de forma simples facilita a
compreensão. Para aplicar essa técnica, primeiro escreva o assunto ou conceito
no topo de uma folha de papel. Em seguida, explique-o com suas próprias
palavras, como se estivesse ensinando a alguém, uma criança por exemplo. Revise
o que escreveu e identifique possíveis erros. Após encontrá-los, consulte suas
anotações ou material de leitura para obter a resposta correta. Por fim, se
você usou termos técnicos ou linguagem complexa em sua explicação, reescreva
essas partes em termos mais simples, considerando uma pessoa sem o mesmo
conhecimento prévio que você.
Modo Focado e Difuso: Alternar entre os modos Focado e Difuso é uma estratégia importante para
melhorar a aprendizagem, conforme apresentado no livro "Aprendendo a
Aprender". O modo Focado é quando nos concentramos em uma atividade
específica, enquanto o modo Difuso envolve a ativação de várias áreas do
cérebro para explorar conexões relacionadas ao conhecimento. O estado
denominado de Einstellung ocorre quando nos deparamos com dificuldades em um
assunto e nosso cérebro "trava" tentando encontrar soluções em um
grupo específico de neurônios que não possuem a resposta. Para superar esse
bloqueio, é importante desligar o pensamento focado e ativar o modo difuso a
fim de ampliar o campo de “pesquisa” do cérebro. Práticas como fazer pausas,
tomar um banho, dormir, caminhar ou se envolver em atividades relaxantes ajudam
a ativar o modo difuso, permitindo que o cérebro vasculhe novas conexões e
encontre soluções de forma mais eficiente.
Notas Codificadas: Notas confusas podem dificultar a lembrança dos pontos importantes de
uma palestra. Escrever em cores é uma maneira dinâmica de organizar as
informações que você está aprendendo. Também ajuda a revisar e priorizar as
ideias mais importantes. Um estudo recente descobriu que a cor pode melhorar o
desempenho da memória de uma pessoa. Esse mesmo estudo descobriu que cores
quentes (vermelho e amarelo) “podem criar um ambiente de aprendizado positivo e
motivador que pode ajudar os alunos não apenas a ter uma percepção positiva em
relação ao conteúdo, mas também a se envolver e interagir mais com os materiais
de aprendizagem”, adicionalmente, foi relatado que cores mais quentes “aumentam
a atenção e provocam entusiasmo e informações”.
Aprendizagem Espaçada: A Aprendizagem Espaçada é uma estratégia eficaz para melhorar a
retenção de informações ao longo do tempo, pois possui forte consolidação da
memória de longo prazo. Essa técnica envolve dividir o conteúdo de estudo em
seções menores e distribuí-las em intervalos ao longo de um período prolongado,
ao invés de tentar aprender tudo de uma vez só. Pode ser incorporado diferentes
formas de assimilação de um mesmo conteúdo nesse processo, ora por leitura, ora
por vídeo-aula, como sugerido por Paul Kelly (Spaced Learning: A Harbinger
of a Paradigm Shift Education). A Aprendizagem Espaçada permite que
o cérebro assimile e consolide melhor o conhecimento, aumentando a
probabilidade de lembrar as informações no futuro. Para implementar essa
técnica, é importante planejar sessões de estudo regulares, revisar o conteúdo
em diferentes momentos e permitir um tempo adequado entre as sessões para que o
cérebro processe e armazene as informações adequadamente.
Gama Ensino
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