Um bom atendimento
não só garante a satisfação do cliente, como também a sua fidelidade,
O Grupo Rcell, maior distribuidora de
capital fechado de smartphones, games e informática do País, fala sobre a importância de fidelizar os clientes e manter
um bom relacionamento. O relacionamento com cliente é um conceito que representa a
união entre a empresa e o seu cliente ideal. É uma estratégia que envolve o
setor de vendas e tem como principal objetivo fidelizar clientes. Contudo,
manter um relacionamento com cliente pode ser um desafio enorme para algumas
empresas.
De
acordo com Alexandre Della Volpe Elias, diretor de marketing do Grupo Rcell, “o consumidor nunca deve sair da
empresa com a impressão de que foi mal atendido. Afinal, quem é mal atendido
vai contar a péssima impressão para outra pessoa e pode atingir diretamente na
imagem da organização. O ideal é que o cliente conte a experiência
positiva e que se sinta especial. Um bom atendimento não só garante a
satisfação do cliente, como também a sua fidelidade,” informa o executivo.
11 as dicas para manter um bom relacionamento com o seu cliente
- Atenda bem a
qualquer pessoa que se dirigir ao seu comércio. Para isso, esqueça seus
próprios preconceitos e não forme impressões antecipadas e distorcidas dos
clientes.
- Cumprimente a
todos com um sorriso. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e
receptivos, o que facilita o contato com o cliente. Sempre que possível,
chame-o pelo nome.
- Nunca deixe uma
pessoa esperando, principalmente se o serviço que estiver fazendo não
tiver relação com o assunto que o cliente irá tratar. Para quem espera, um
minuto torna-se uma eternidade. Há pessoas
que aguardam por dois minutos e depois são capazes de dizer que esperaram
por mais de dez! No entanto, após ter sido inicialmente atendida, a pessoa
aguardará com mais calma, naturalmente.
- Mesmo fora de
seu setor, cumprimente a todos. Não só os colegas de trabalho, mas também
os clientes. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação,
mas pode (e deve) se estender a toda a empresa. É sempre gratificante para
o consumidor ser reconhecido e cumprimentado.
- Faça com que o
cliente se sinta bem-vindo. Trate-o como alguém importante para a empresa.
Comentários agradáveis valorizam a relação, mas nunca fale além do
necessário, dê tempo para que ele explique o que deseja.
- Muitas vezes o
cliente fica inibido diante do funcionário, por isso, deixe o consumidor à
vontade e preste um atendimento eficiente, orientando-o em sua compra de
maneira clara e educada.
- Nunca, nunca
mesmo, dê uma ordem ao cliente. Ninguém gosta de ouvir algo como “o senhor
precisa assinar aqui”. Uma expressão cordial tem mais valor: “por favor, o
senhor poderia assinar nesta linha?”.
- Expressões
negativas tendem a criar um clima negativo. O ideal é evitar expressões
como: “não pode”, “está errado”, “não deve”.
- Nas informações
prestadas ao cliente, a verdade é extremamente importante. Mesmo sendo
desagradável, é preferível assumir uma falha a passar ao cliente a
impressão de que esconde informações.
- Fique atento a
qualquer reclamação, queixa ou sugestão vinda do cliente e encaminhe-as ao
superior imediato para verificação
- Diante de um
cliente autoritário, que acha que é dono da verdade, tente usar toda sua
habilidade para atendê-lo da melhor forma e para contornar qualquer
mal-entendido. Caso perceba que uma determinada situação pode piorar,
procure ajuda de seu supervisor ou gerente.
Para
atender melhor os seus clientes, a Rcell conta com 20 anos de tradição no
mercado e é reconhecida pela sua logística eficiente e entregas rápidas em todo
o território nacional. “Temos como diferencial um modelo ágil, dinâmico e
inteligente para atender desde as maiores redes varejistas do país até negócios
de médio e pequeno porte. Atualmente temos uma carteira com mais de 28 mil de
clientes em todas as regiões do Brasil,” finaliza Alexandre Elias.
Rcell
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