Um estado de saúde adequado é alcançado
principalmente por uma boa nutrição e hidratação, atividade física e exercício,
redução de hábitos tóxicos, descanso de qualidade, gerenciamento adequado do
estresse, bem como o desenvolvimento de nossas atividades em um local de
trabalho adequado. Infelizmente, os fatores citados não estão sendo priorizados
pela grande maioria das pessoas, o que gera desequilíbrios e provocam doenças.
Nos últimos anos, os números de doenças
crônicas, como sobrepeso e obesidade (presente em 60% dos latino-americanos,
segundo a Organização Internacional especializada em Saúde Pública nas
Américas), doenças cardiovasculares, transtornos emocionais e mentais, estão
aumentando. Por sua vez, essas condições de saúde são importantes fatores de
risco para outras, como diabetes, acidente vascular cerebral e vários tipos de
câncer.
Já é comprovado que a prevenção de
doenças permite manter a saúde em condições ideais para as pessoas e,
consequentemente, para o sistema de saúde em geral. Fica claro como é
importante que as empresas comecem a investir em programas de prevenção que promovam
um estilo de vida saudável, que evitem o desenvolvimento ou agravamento de
múltiplas doenças em seus colaboradores.
Como a saúde dos funcionários afeta as empresas?
No ambiente de trabalho, garantir o
bem-estar dos colaboradores resulta em uma medida estratégica para as empresas,
uma vez que a manutenção da saúde física, emocional e mental adequada, bem como
a comunicação eficaz entre os pares, faz com que os colaboradores desempenhem
suas tarefas com eficiência.
Com os efeitos da pandemia e as
mudanças nas modalidades de trabalho e convivência, os números sobre o aumento
de patologias nos últimos anos são bastante contundentes e a falta de
estratégias de prevenção nas doenças mais prevalentes faz com que os números
sejam cada vez maiores:
- Cerca de 80% dos colaboradores apresentaram ou apresentarão lesões nos músculos, tendões, articulações, ligamentos e ossos associados a posturas inadequadas durante o turno de trabalho;
- Quase 60% da população latino-americana está com
sobrepeso ou obesidade;
- O nível de burnout e fadiga mental no local de trabalho
está aumentando, atingindo quase 80% dos trabalhadores latino-americanos;
- Mais de 90% relatam que o estresse ou a ansiedade
afetam a qualidade de seu trabalho e as relações interpessoais.
Essas condições de
saúde, quando não tratadas adequadamente, produzem múltiplos impactos nas
empresas:
O
burnout gera uma queda significativa na produtividade (um colaborador leva
aproximadamente seis meses para se recuperar), além disso, produz perdas
constantes de talentos;
As
alterações mentais, emocionais e físicas geram altos índices de presenteísmo
(estar no trabalho, sem ser produtivo), que por sua vez levam a diminuição da
otimização de recursos e dificuldades no cumprimento de tarefas;
As
empresas estão lidando com alta rotatividade de mão de obra, por não levar em
conta os salários não emocionais (benefícios de saúde, relacionamento
interpessoal, ambiente de trabalho adequado) de suas equipes.
Por que as
empresas devem implementar programas de saúde preventiva?
É função dos sistemas de saúde (públicos e privados), de suas respectivas organizações de atenção primária, trabalhar para que o bem-estar da população seja mantido. No entanto, devido a múltiplos fatores, atuam mais nos problemas de saúde já estabelecidos do que nos fatores de risco que os desencadeiam. Isso significa que eles têm uma abordagem reativa e não preventiva.
As empresas devem compreender que seus
problemas de absenteísmo, presenteísmo, rotatividade, diminuição de
produtividade, estão intimamente relacionados ao estado de saúde de seus
funcionários e que uma abordagem adequada pode reverter seus números.
Os programas de saúde visam contribuir
para a mudança do estilo de vida visando um estilo de vida saudável e de acordo
com o estado de saúde dos colaboradores e a abordagem que necessitam, podem ser
divididos em:
- Prevenção primária: focada em pessoas saudáveis, onde
se promove o exercício, a alimentação saudável e a gestão do stress.
- Prevenção secundária: voltada para colaboradores que já
possuem risco de apresentar doenças, por hábitos inadequados, e revelam
alterações como excesso de peso, glicemia e lipídios elevados, entre
outros.
- Prevenção terciária: para colaboradores com doenças
como diabetes, depressão, distúrbios osteomusculares, com o objetivo de
obter melhor adesão ao tratamento e retardar o desenvolvimento de
complicações.
Por esse motivo, ter programas de saúde
preventivos adaptados às necessidades individuais das pessoas que compõem as
equipes de trabalho e que atuam física, mentalmente e nutricionalmente, gerará
uma diminuição do absentismo laboral por doença, nos custos de saúde
atendimento (que de outra forma pode chegar a R$ 21 mil por
funcionário).
Além disso, o estudo realizado pela
Factorial HR e a GOintegro, no qual participaram mais de 300 gestores de RH,
revelou que se implementados corretamente, os programas de saúde e bem-estar
provocam um aumento significativo na produtividade e uma melhora de até 50% na
percepção do ambiente de trabalho adequado.
Karen Salirrosas - Diretora Médica Executiva da Smart Doctor,
healthtech que oferece às empresas soluções focadas na saúde e bem-estar de
colaboradores e suas famílias, priorizando a prevenção de doenças.
https://www.cesla.com/detalle-noticias-de-latinoamerica.php?Id=29025
https://www.inovarse.org/sites/default/files/T16_260.pdf
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