A ferramenta financeira contribuiu
para o aumento da pontuação de score, preenchendo lacunas de informação que
impossibilitavam a concessão de um crédito de qualidade
Um estudo inédito da Serasa Experian revelou um salto de
22,1 milhões (14% da população adulta) sobre número de brasileiros que
conquistaram a oportunidade de ter acesso a um crédito de qualidade. O montante
foi de 59,1 milhões para 81,2 milhões. Além disso, o levantamento mostrou que
esses 22,1 milhões de consumidores possuíam o Serasa Score abaixo de 500 e, por
isso, poderiam não ser aprovados em análises de concessão feitas pelo mercado
de crédito. No entanto, essa pontuação amena não era causada por negativações,
mas pela insuficiência de informações que os credores tinham sobre os possíveis
tomadores de crédito. Problema que foi solucionado com a implementação do
Cadastro Positivo.
Observando em outros recortes o estudo identificou que, dos 22,1 milhões de consumidores que foram impactados positivamente, 11,8 milhões são mulheres e 10,3 milhões, homens. Em relação à faixa etária, a mais beneficiada foi aquela entre 26 e 40 anos, com um incremento de 10,2 milhões de pessoas com acesso ao crédito de qualidade. Confira os dados completos no gráfico abaixo:
O levantamento também considerou a visão por faixa de
renda, destacando que 12,4 milhões de pessoas que possuem rendas mensais de R$
1.000 até R$ 2.000, passaram a ter acesso mais assertivo e qualitativo ao
crédito. Veja a seguir as informações na íntegra:
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o
Cadastro Positivo revolucionou a concessão de crédito feita pelas empresas no
Brasil. “As companhias que concediam crédito baseadas majoritariamente em
informações negativas como, contas não pagas ou atrasadas, passaram a contar
com todo o histórico financeiro do cidadão e fazer análises frente a forma como
ele quita suas dívidas contraídas com os bancos, empresas do comércio e
serviços (luz, água, telefone, gás). Sob o pronto de vista dos credores, esse
tipo de análise positiva permite uma concessão de crédito mais segura e
rentável, enquanto os clientes (consumidores e empresas) afirmam ter mais
transparência nas relações comerciais e ofertas de crédito mais justas, de
acordo com o seu perfil de pagamento”.
A geografia da inclusão
Considerando as regiões brasileiras e os 22,1 milhões de
consumidores que foram incluídos no mercado de crédito por meio das informações
do Cadastro Positivo, o Estado de São Paulo demonstrou resultado mais
expressivo, com a inclusão de 5,2 milhões de pessoas. Em ordem decrescente dos
principais destaques temos: Minas Gerais (2,5 milhões), Rio de Janeiro (2,4
milhões), Bahia (1,5 milhões) e Paraná (1,1 milhão). O gráfico abaixo revela
onde estão distribuídos as outras 9,4 milhões de pessoas beneficiados pela
ferramenta financeira.
O Estudo foi realizado levando em comparação os anos de
2019 e 2020, tendo em consideração a mudança de opt-in (solicitar ativamente
para fazer parte do cadastro) para o opt-out (ter de solicitar para sair) do
sistema de Cadastro Positivo. Foi utilizada uma amostra de 1,2 milhão de
consumidores de todas as regiões do país. Os resultados obtidos através da
amostra foram extrapolados para a população brasileira considerando-se os dados
da PNAD/IBGE.
Serasa
Experian
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