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quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

O que analisar na hora de definir em qual área empreender?


Muito mais do que ter uma ideia, coragem, investir tempo e dinheiro, para empreender e ter sucesso no negócio são necessárias boas doses de preparação e muito planejamento. 

 

Pode parecer óbvio, mas antes de dar qualquer passo é interessante refletir se você realmente tem perfil empreendedor. A dinâmica do empreendedorismo envolve habilidades e comportamentos peculiares. É preciso ser ousado, saber lidar com riscos, ser resiliente, ter olho vivo para oportunidades. Também é necessário, muitas vezes, tomar decisões que ninguém mais está preparado para adotar. 

 

Se essa realmente for a sua praia, chega o momento de avaliar o segmento no qual você deseja atuar com um negócio próprio. É extremamente importante averiguar, por exemplo, se o setor é regido por barreiras regulatórias e quais tipos de licenças são exigidas para a operação. Recomendo que o mercado seja estudado de forma detalhada. Não deixe de buscar ajuda profissional para entender melhor as particularidades da área, assim como para o desenvolvimento de um bom plano de negócios. 

 

Dependendo do tipo de negócio, um ponto comercial será imprescindível. Não arrisque no momento da escolha do local usando apenas a sua intuição. Analise o fluxo de pessoas, circulação de veículos, proximidade de estacionamentos, facilidade de acesso, concorrência e saturação do mercado local, etc. 

 

Estude o seu cliente, quais são os seus gostos, desejos, o que ele costuma consumir. Se possível, faça pesquisas de comportamento de consumo e entenda quais aspectos são os mais procurados por essas pessoas que você quer atrair e quais os levariam a recomendar seus produtos e serviços a familiares e amigos. Apesar de vivermos em um mundo extremamente digitalizado, a propaganda boca a boca ainda tem grande valia. 

 

E por falar em comunicação, não deixe de pensar em formas de divulgação e em estratégias de marketing para o seu negócio antes mesmo ou ainda no início das atividades. Estude as melhores técnicas, os canais de divulgação mais adequados e procure marcar presença especialmente naqueles que o seu público-alvo mais utiliza. 

 

Claro, saber definir os preços é essencial. É das vendas que o empreendedor retirará os valores para bancar custos fixos e variáveis, de onde virá o lucro e a possibilidade de manter o capital de giro positivo. Infelizmente, nem todo mundo sabe precificar e realmente não é muito simples chegar ao valor certo. Por isso, muita atenção a esse ponto, que é um dos mais importantes para o negócio. 

 

Por fim, recomendo que você esteja preparado para os mais variados cenários. É natural estarmos empolgados no início de um novo negócio, assim como também é comum que alguns obstáculos apareçam no percurso. Mesmo que você esteja no início de um projeto, analise os mais diversos panoramas e possibilidades e defina um Plano de Continuidade de Negócios. Isso, com certeza, dará mais segurança para enfrentar qualquer tipo de situação. Em paralelo, tenha, também, uma reserva financeira para o primeiro ano de atividades com o seu próprio negócio. É com ela que você atenderá suas necessidades pessoais e familiares enquanto a empresa começa a dar os primeiros passos, ganha fôlego até passar a obter lucro. Do mesmo modo, cerque-se de bons profissionais, mentores, consultores e conselheiros. Converse e troque ideias sempre que possível. Essa é uma prática muito positiva! 

 

 

Haroldo Matsumoto - especialista em gestão de negócios e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa, consultoria multidisciplinar com atuação entre empresas de diversos portes e setores da economia – www.prosphera.com.br


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