Muito mais do que ter uma ideia, coragem, investir tempo e
dinheiro, para empreender e ter sucesso no negócio são necessárias boas doses
de preparação e muito planejamento.
Pode parecer óbvio, mas antes de dar qualquer passo é
interessante refletir se você realmente tem perfil empreendedor. A dinâmica do
empreendedorismo envolve habilidades e comportamentos peculiares. É preciso ser
ousado, saber lidar com riscos, ser resiliente, ter olho vivo para
oportunidades. Também é necessário, muitas vezes, tomar decisões que ninguém
mais está preparado para adotar.
Se essa realmente for a sua praia, chega o momento de
avaliar o segmento no qual você deseja atuar com um negócio próprio. É
extremamente importante averiguar, por exemplo, se o setor é regido por
barreiras regulatórias e quais tipos de licenças são exigidas para a operação.
Recomendo que o mercado seja estudado de forma detalhada. Não deixe de buscar
ajuda profissional para entender melhor as particularidades da área, assim como
para o desenvolvimento de um bom plano de negócios.
Dependendo do tipo de negócio, um ponto comercial será
imprescindível. Não arrisque no momento da escolha do local usando apenas a sua
intuição. Analise o fluxo de pessoas, circulação de veículos, proximidade de
estacionamentos, facilidade de acesso, concorrência e saturação do mercado
local, etc.
Estude o seu cliente, quais são os seus gostos, desejos, o
que ele costuma consumir. Se possível, faça pesquisas de comportamento de
consumo e entenda quais aspectos são os mais procurados por essas pessoas que
você quer atrair e quais os levariam a recomendar seus produtos e serviços a
familiares e amigos. Apesar de vivermos em um mundo extremamente digitalizado,
a propaganda boca a boca ainda tem grande valia.
E por falar em comunicação, não deixe de pensar em formas de
divulgação e em estratégias de marketing para o seu negócio antes mesmo ou
ainda no início das atividades. Estude as melhores técnicas, os canais de
divulgação mais adequados e procure marcar presença especialmente naqueles que
o seu público-alvo mais utiliza.
Claro, saber definir os preços é essencial. É das
vendas que o empreendedor retirará os valores para bancar custos fixos e
variáveis, de onde virá o lucro e a possibilidade de manter o capital de giro
positivo. Infelizmente, nem todo mundo sabe precificar e realmente não é muito
simples chegar ao valor certo. Por isso, muita atenção a esse ponto, que é um
dos mais importantes para o negócio.
Por fim, recomendo que você esteja preparado para os mais
variados cenários. É natural estarmos empolgados no início de um novo negócio,
assim como também é comum que alguns obstáculos apareçam no percurso. Mesmo que
você esteja no início de um projeto, analise os mais diversos panoramas e
possibilidades e defina um Plano de Continuidade de Negócios. Isso, com
certeza, dará mais segurança para enfrentar qualquer tipo de situação. Em
paralelo, tenha, também, uma reserva financeira para o primeiro ano de
atividades com o seu próprio negócio. É com ela que você atenderá suas
necessidades pessoais e familiares enquanto a empresa começa a dar os primeiros
passos, ganha fôlego até passar a obter lucro. Do mesmo modo, cerque-se de bons
profissionais, mentores, consultores e conselheiros. Converse e troque ideias
sempre que possível. Essa é uma prática muito positiva!
Haroldo Matsumoto - especialista em gestão de
negócios e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa, consultoria
multidisciplinar com atuação
entre empresas de diversos portes e setores da economia – www.prosphera.com.br
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