Pesquisar no Blog

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Janeiro Branco: diminuir o estresse ajuda a melhorar o desempenho nos jogos

Mês dedicado a saúde mental atrela novas metas do ano à práticas saudáveis de vida

 

Poucas pessoas sabem que o primeiro mês do ano é voltado para a saúde mental, o chamado Janeiro Branco. A ideia é que, com as novas metas frescas para o recomeço, as pessoas consigam cuidar mais da saúde mental, de forma a lidar com este novo ciclo de maneira saudável e tranquila. 

Após dois anos vivenciando uma pandemia, onde o mundo todo teve que se adaptar a um estilo de vida diferenciado, a saúde mental das pessoas foi colocada de lado. No Brasil, de acordo com um levantamento do Instituto FSB, 62% das mulheres e 43% dos homens declararam que a saúde emocional “piorou” ou “piorou muito” durante o isolamento social.  

Segundo uma cartilha do CVV, o equilíbrio mental não depende apenas da existência de distúrbios como ansiedade e depressão, as pressões internas ou externas e conflitos são capazes de afetar a saúde, seja ela física, psicológica ou social. Entretanto, se quem não depende de resultados já sente o desempenho não render, imagine os gamers, que vivem disso.  

Quem compete online sofre muita pressão em vencer, pois o campeonato acaba dependendo da performance dos jogadores para seguir. Junto a ela vem a ansiedade e, no final, isso acaba atrapalhando. "Jogadores ansiosos não conseguem manter o mesmo ritmo e nem mesmo mostrar um desempenho tão bom. O pior é que a falta de resultados gera pressão, que gera estresse, que gera ansiedade, e isso se torna um ciclo vicioso”, afirma Dr. Victor Kurita, médico focado no bem-estar e saúde mental dos gamers. 

Para reduzir estes níveis de estresse e conseguir um melhor desempenho nos jogos, alguns bons hábitos são fundamentais, como por exemplo respirações profundas, caminhadas ao ar livre, exercícios físicos, uma boa alimentação, rotina de sono de pelo menos 8h e uma boa relação interpessoal com os outros.  

“É importante também que eles lembrem que o jogo é bom enquanto ele causa uma sensação de prazer, mas se foge dessa conduta o indicado é procurar um profissional gabaritado para que ele faça um acompanhamento. O vício em games pode dar a esse jogador uma rotina ainda mais estressante”, finaliza Dr. Kurita.

 


Dr. Victor Kurita - Formado pela Faculdade de Medicina do ABC, o Dr. Victor Kurita tem mais de 20 anos de experiência na área de saúde, é filho de pais orientais e teve uma educação bastante tradicional, motivado por sua própria história de superação do vício em jogos, ele se especializou no atendimento desse público. Por meio da Medicina Integrativa o Dr. Kurita tem ajudado os jovens a superar seus desafios equilibrando a saúde mental e física e incentivando o diálogo entre pais e filhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados