Pesquisar no Blog

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Especialista alerta para a importância do check-up odontológico

 Os exames periódicos podem detectar sinais de doenças como hipertensão e diabetes 


Realizar exames periodicamente é importante para saber como está a saúde de uma maneira geral. Com a saúde bucal não é diferente. Para isso, é realizado o check-up odontológico, que consiste em consultas regulares para avaliar as condições dos dentes, gengiva, língua e outras estruturas que compõem a cavidade oral. “Realizamos exames preventivos que são capazes de detectar alterações precocemente, antes de seu agravamento. O acompanhamento nos permite manter a saúde bucal sempre em dia, além de reforçar as medidas de prevenção e os bons hábitos de higiene e alimentação por meio das orientações do dentista”, afirma Paulo Espinosa, dentista da Sorridents. 

Espinosa explica que no check-up são realizados exames minuciosos como:

  • Anamnese: levantamento de informações sobre o histórico médico e odontológico, antecedentes familiares, hábitos, sintomas, queixas e demais dados presentes e passados que auxiliem no diagnóstico, planejamento e tratamento;
     
  • Exame físico extra-bucal: análise da região de cabeça e pescoço do paciente, avaliando as condições e detectando qualquer alteração em pele, mucosa, músculos, articulações, estrutura óssea e cadeias linfáticas;
     
  • Exame físico intra-bucal: avaliação de todas as estruturas da boca, incluindo dentes, língua, palato, periodonto, ossos e tecidos moles;
     
  • Exames de imagem e complementares: sempre que necessário, o especialista pode fazer ou solicitar radiografias (como as periapicais e panorâmicas), escaneamento, imagens com câmeras intra-orais, tomografias, exames laboratoriais, aferição de pressão arterial e glicemia, entre outros.

A realização desses exames uma vez ao ano, a cada seis meses ou em períodos menores, de acordo com a avaliação do profissional, é importante para a detecção de possíveis problemas relacionados não apenas à saúde bucal, mas também a outras doenças. 

“O check-up odontológico pode identificar desde alterações mais comuns, como cárie, doença periodontal, problemas de mordida ou estéticos, até doenças mais graves, como o câncer bucal, doenças auto-imunes, entre outras. Além disso, é frequente que se identifique sinais de alterações sistêmicas, como a hipertensão e o diabetes. Portanto, é importante que, ao perceber alguma alteração ou sinal de uma doença mais grave, o paciente seja encaminhado para o especialista indicado, para que se inicie o tratamento o quanto antes”, alerta Espinosa. 

Quanto ao início do check-up, Espinosa explica que ele deve ser feito mesmo antes da primeira dentição. “As visitas regulares ao dentista devem ser feitas antes do nascimento do primeiro dentinho do bebê, uma vez que o check-up odontológico não avalia apenas os dentes, mas também todos os tecidos e estruturas que compõem a boca e face”, completa o especialista. 

Para facilitar o acesso a consultas e check-ups, a Sorridents possui condições facilitadas. Nas mais de 480 unidades, localizadas em 21 estados brasileiros, é possível realizar consultas com especialistas e realizar exames, se necessário, no mesmo local, com a facilidade de parcelar o tratamento em até 12 vezes sem juros, com o cartão de crédito próprio. Há também a opção de contratação de um programa de prevenção odontólogica da Sorriden, parceira da Sorridents que, disponibiliza programas pessoais, para a família ou empresariais.
 


Sorridents 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados