Segundo especialista, o armazenamento correto de insumos
melhora em 15% a lucratividade de bares e restaurantes
O
setor food service sentiu o impacto dos bares e restaurantes de portas
fechadas, muitos estabelecimentos deixaram de funcionar. Segundo um
levantamento realizado pela ANR (Associação Nacional dos Restaurantes) em
parceria com a Galunion, aponta que 35% dos bares e restaurantes com mais de
uma unidade já fecharam lojas permanentemente por conta da pandemia.
De acordo com Ana Paula Coelho, CEO da Monte Carlo Alimentos - (https://www.montecarloalimentos.com.br/) - distribuidora com 26 anos de mercado focada em pequenos negócios do setor food service - para fugir das estatísticas ainda é preciso criatividade e atenção. “A gestão de estoque de insumos e alimentos dos estabelecimentos feita de uma maneira correta equivale a 15% da lucratividade dos negócios. Por isso, para quem vai investir no abastecimento do comércio para a chegada do final de ano, vale ficar atento aos tipos de alimentos, quantidade e armazenamento. É imprescindível manter a organização desse estoque”, afirma.
Pensando nisso, Ana Paula apontou as 5 dicas para não perder dinheiro com o estoque de insumos do seu negócio:
1.
Preste atenção aos cuidados sanitários
É fundamental seguir as normas de saúde e higiene estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que os produtos não sejam contaminados e também para evitar que os alimentos e as bebidas estraguem antes mesmo do prazo de validade. O armazenamento adequado pode evitar prejuízos como a perda de alimentos e bebidas estragadas ou fora do prazo de validade
2.
Trabalhe com um estoque mais enxuto
Para movimentar o estoque de maneira rápida sem perder produtos. A gestão do estoque do estabelecimento influência no abastecimento de insumos desse bar e restaurante. Por isso invista em parcerias com seu fornecedor para entregas menores e contínuas, comprando apenas o que está em falta. Esse movimento ajuda neste período de incertezas em relação a pandemia do COVID-19.
3.
Conecte-se com seus fornecedores
Estamos todos no mesmo barco e vivemos numa era de conexão devido aos avanços da tecnologia. Isso facilita também as relações profissionais e é um passo importante para os dois lados saírem beneficiados. Converse com seus fornecedores e descubra se podem fazer algo juntos. Eles também têm produtos a serem trabalhados com urgência. Aqui na Monte Carlo, por exemplo, facilitamos o abastecimento dos clientes por uma plataforma B2B, onde os produtos podem ser comprados a qualquer hora do dia.
4.
Crie categorias para classificar produtos
Crie categorias para separar os diferentes grupos de produtos. Essa é uma estratégia interessante porque cada tipo de alimento ou bebida tem suas necessidades específicas em termos de padrões de armazenamento. Com essa classificação é possível dividir a área do estoque e criar ambientes propícios para os diferentes tipos de alimentos e bebidas.
5.
Substitua alguns alimentos
Embora
trabalhar com produtos frescos seja preferido por muitos empreendedores,
algumas substituições podem valer a pena neste momento. Pegue suas receitas e
veja se os ingredientes podem ser substituídos pelo que você ainda tem em
estoque. Outra opção é enxugar o cardápio, eliminando alguns itens do cardápio
diminui as chances de estragar alimentos, principalmente frutas, legumes e
verduras. E seja transparente sobre as mudanças, os clientes vão entender sua
postura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário