Especialista comenta sobre o assunto e dá dicas para vendedores, empreendedores e gestores de centrais de negócios
Você, gestor de central de negócios, vendedor,
fornecedor, tem sucesso durante as negociações? Saber negociar é uma habilidade
muito importante para que o processo de vendas seja bem-sucedido, caso
contrário, pode frear o desempenho da empresa. Lidar com parceiros, clientes e
fornecedores faz parte da rotina de qualquer gestor, as estratégias de
negociação podem ser aprimoradas e são o diferencial para alcançar bons
resultados para a rede ou loja.
Nas centrais de negócios — grupos de empresários que se unem para ganhar escala nas compras obtendo melhores preços e vantagens competitivas — as negociações fazem parte do cotidiano dos gestores. Esse modelo associativo pode proporcionar melhor negociação entre fornecedores com melhoria no preço de compra de mercadorias, construção de uma marca própria, acesso a novos mercados, treinamento de colaboradores, concentração de informações, troca de experiências, entre outras vantagens.
Jonatan da Costa, CEO da Área Central — empresa especialista em tecnologia para gestão de centrais de negócios — compartilha dicas para ter negociações mais assertivas, confira:
1. Tenha um histórico das negociações: para
realizar bons acordos é importante ter um registro de tudo que já foi
negociado. Assim o gestor poderá analisar o fornecedor, quais preços já foram
oferecidos e quais os resultados obtidos.
2. Entenda o momento certo para fazer
concessões: na hora de negociar é comum fazer concessões. Elas servem como poder de
troca para a central. Para realizar concessões é preciso estar muito seguro
sobre seus limites e possibilidades, para não prejudicar a organização. Avalie
as condições da negociação e aplique suas estratégias no momento certo.
3. Pesquise antes de negociar com um novo
fornecedor: é comum realizar negociações ruins por não estar bem informado sobre
um novo fornecedor. Sempre busque informações relevantes sobre quem irá
negociar com você. Procure conhecer a empresa e pesquise referências.
4. Trace uma estratégia: antes de
ir para a reunião, defina as estratégias do acordo, com base nos objetivos da
organização. Se preparar com antecedência diminui a insegurança e o nervosismo,
além de gerar uma visão mais clara do que você pode ceder e o que propor em
troca.
Como saber se a negociação foi boa?
Jonatan comenta que, para saber se uma negociação foi
boa, pode-se comparar a atual com as anteriores que foram bem-sucedidas. Além
disso, também é possível avaliar se os interesses de ambas as partes foram
satisfeitos, analisar se o acordo firmado trará oportunidades de crescimento
para a central de negócios e verificar se as condições do acordo estão
claras.
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