Pesquisar no Blog

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Estação Santa Cruz abriga campanha sobre o colesterol

Endócrinos de SP chamam atenção para o Dia Nacional de Combate ao Colesterol

 

Durante todo mês de agosto a Estação Santa Cruz da Linha 5-Lilás de metrô de São Paulo abrigará uma exposição com 20 artes impressas em displays de acrílico para chamar atenção sobre o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado em 8 de agosto. A iniciativa é uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) e a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás.

• O que é o colesterol?

• Para que ele serve?

• Quem pode ter a saúde prejudicada pelo excesso de colesterol no sangue?

São algumas das informações que estão presentes nos cartazes para alertar a população - entre outras coisas - que, nem sempre, o colesterol alterado no sangue dá sinais.

“Mas engana-se quem acredita que o colesterol é do mal. Essa molécula é muito importante ao nosso organismo, pois faz parte das membranas celulares, então é necessário termos uma taxa adequada de colesterol, e essa taxa varia entre crianças e adultos. O colesterol, que é uma molécula ‘do bem’, só passa a ser um vilão quando está em excesso no nosso organismo”, explica Dr. Osmar Monte, endocrinologista da SBEM-SP e curador do conteúdo da exposição.

O colesterol presente na dieta é absorvido pelo intestino e a capacidade de absorção é limitada para cada pessoa, de acordo com a genética de cada um. “Pessoas com hipocolesterolemia, ou seja, níveis muito baixos de colesterol têm aumento do risco de ter câncer”, conta o endocrinologista.

Valores limites

Crianças antes da puberdade: 180mg/dl do colesterol total

Adultos: 200mg/dl

A principal causa do colesterol alto é genética. Em média, a cada 300 a 500 nascimentos, uma criança é afetada com problemas do metabolismo do colesterol, que pode se manifestar na primeira infância ou já na vida adulta. “Por isso é importante saber o histórico de saúde familiar das crianças”, alerta Dr. Osmar.

Alimentação com redução de gordura de origem animal e rica em fibras vegetais ajuda a reduzir o colesterol. Medicamentos podem ser associados em alguns casos e de acordo com a faixa etária do paciente.

 

Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Quando: de 1º a 31 de agosto de 2020

Local: Estação Santa Cruz, da Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo (Avenida Domingos de Morais, 2474)

 

SBEM-SP - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados