Desafio da educação a distância é garantir a qualidade da aprendizagem e a aprovação nos exames de suficiência
Com
o isolamento social as aulas on-line
se tornaram mais frequentes. A modalidade EaD ganha força, como mostra um estudo feito pela Associação
Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em maio
deste ano. Entre os que planejam iniciar
a graduação no segundo semestre deste ano, 30% optarão pelo EaD e
apenas 7% pelo presencial.
O
estudo também faz uma projeção de que em 2023
mais alunos se matricularão em cursos da modalidade a distância do que nos
presenciais, o que faz com que as instituições de ensino
precisem se dedicar na melhoria da qualidade dos cursos.
O
diretor-presidente da Fipecafi, Welington Rocha, explica que o EaD vai além de
uma tendência, mas que é preciso oferecer conteúdo de qualidade. “O ensino a
distância precisa oferecer ao estudante uma experiência similar ao da sala de
aula. O conteúdo, claro, precisa ser adaptado para as plataformas on-line, de forma a
garantir que as informações estejam sendo absorvidas adequadamente. Entendemos
que oferecer educação superior a distância, além de ser uma forte tendência, é
uma forma de adaptar as modalidades de ensino à nova realidade das pessoas.
Focar na qualidade é essencial para oferecer ao mercado profissionais
preparados para fazer a diferença”, destacou.
A
educação a distância enfrenta o desafio de garantir a aprendizagem, mesmo com
os alunos não estando presencialmente nas salas de aula. Os exames de
suficiência, como os realizados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou
pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), conhecidos pela rígida avaliação,
são uma forma de mensurar a eficiência dos cursos.
No
último exame do CFC para
o curso EaD de Ciências Contábeis, 7162 pessoas fizeram a prova
e a média nacional de
aprovação ficou em 29%. Este curso é pautado em processos,
cálculos e diretrizes que são importantes para os profissionais e na modalidade
EaD isso não pode ser esquecido, como explica o coordenador dos cursos de
graduação da Fipecafi, Jhonatan Hoff. “Diferente da média nacional, a graduação
EaD em Ciências Contábeis da Fipecafi
obteve 92% de aprovação. Este índice demonstra a qualidade do
ensino e o comprometimento dos alunos com a educação a distância. Desenvolvemos
um programa de ensino baseado em uma sólida formação teórica, mas também
levando em consideração as necessidades do mercado, que são importantes para os
profissionais. O aumento da procura pelo EaD faz com que estejamos cada vez
mais atentos para adaptar, diversificar e oferecer um ensino de excelência”,
ressaltou o professor.
O EaD rompe as barreiras
antes impostas e agora oferece novas possibilidades para que quem deseja
estudar consiga ter acesso a um ensino de qualidade, sem que seja necessário se
deslocar. Neste momento de isolamento social, a educação a distância é uma
ferramenta importante para que o aprendizado continue sendo buscado.
Fipecafi
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