Pesquisar no Blog

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Estratégias podem melhorar o comércio no Dia das Crianças


Professor da FGV orienta como criar planos para atrair o olhar do consumidor


Já é sabido que as expectativas do comércio para a vendas do Dia das Crianças deste ano estão bastante tímidas. Segundo o Serasa, cerca de 63% da população brasileira possui dívidas vencidas, e 40,3%, quase metade da população adulta deve na praça e 4 entre 10 brasileiros já declararam não ter condições de quitar suas dívidas a curto prazo. E o 13° salário, que muitas vezes foi o grande permissor de compras extras em datas especiais como Dia das Crianças e Natal, muito provavelmente será destinado ao pagamento de algumas contas.  Luciano Salamacha, um dos professores mais premiados da FGV Management e doutor em administração, afirma que o momento não é para desanimo, mas sim para planejamento de vendas. 

Para o professor, o  lojista precisa criar estratégias bem definidas para minimizar prejuízos para este ano em função de baixas vendas, não criar grandes estoques e se preparar para uma queda no valor que o consumidor gastará com os presentes nas datas comemorativas. 

Considerado uma autoridade em estratégicas e gestão, Luciano Salamacha explica que agora é o momento em que as marcas devem inovar e buscar renovar a forma com que vinham atuando. Além do momento economicamente crítico que o Brasil enfrenta, vale ressaltar que a estrutura familiar também está diferente, mais enxuta, com menos filhos.

Investir em produtos lúdicos, que permitem interação entre pais e filhos, é uma das sugestões do especialista. E ele justifica: “Esse itens acabam seduzindo os pais pelo fator emocional e pode levá-los ao consumo”. O professor da Fundação Getúlio Vargas comenta que a grande maioria dos pais que forem comprar algo, estarão de olho em opções mais baratas, e deverão negociat com seus filhos para garantir também o presente de Natal.

Então, algumas estratégias podem gerar maior movimento no Dia das Crianças. Cinco delas, são:

1. Pensar além do básico, apostar em produtos lúdicos. Brinquedos que podem aproximar a família;

2. Abordagem diferente para atrair o consumidor. Mude prateleiras, cores, pense na loja com ambientes interativos, um parque de diversão.

3. Renovação. Tente produtos novos, clientes novos aparecerão; 

4. Gestão de estoque para minimizar prejuízos em 2020,

5. Criar interesse com promoções. A palavra promoção por si só já atrai o cliente. Mas não tente enganá-lo. De fato, pense em estratégias verdadeiras e pontuais em que possa ajudar o consumidor e potencializar as  vendas, ainda que com uma margem de lucro menor.



Luciano Salamacha - Doutor em Administração, Mestre em Engenharia de Produção, com MBA em Gestão Empresarial e Pós-Graduação em Gestão Industrial. Além de palestrante, atua como consultor de empresas, preside e integra o Conselho de Administração de companhias nacionais e multinacionais. É professor em programas de Pós-Graduação e Mestrado em instituições de ensino no Brasil, Argentina e EUA. Docente no Instituto Olímpico Brasileiro e na FGV Management, onde foi por sete anos considerado o melhor professor de Estratégia de Empresas nos MBAs, e um dos poucos professores que foram laureados para o Quadro de Honra de Docentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados