Estudo da Kurier revela que as principais ações
foram Procedimento do Juizado Civil, Execução Fiscal e Processo Cível do
Trabalho
De
acordo com o estudo realizado pela Kurier, empresa pioneira em tecnologia e
inteligência jurídica, os processos de consumidores contra empresas de
telemarketing, no Brasil, aumentaram, principalmente, na esfera da Justiça
Estadual, por dois anos consecutivos. Em 2018, 93% dos processos registrados
pertenciam a Justiça Estadual, contra 7% da Justiça Federal. Já em 2019, 96%
dos processos registrados foram na Justiça Estadual, sendo 4% na Justiça
Federal.
A
pesquisa mostrou que os principais tipos de processos registrados por
consumidores contra empresas de telemarketing no País foram: Procedimento do Juizado Civil,
Execução Fiscal
e Processo Cível do
Trabalho. O estudo aponta também que as cidades que mais
tiveram processos foram São
Paulo (SP), Rio
de Janeiro (RJ), Salvador
(BA) e Recife
(PE). Além disso, o levantamento relata que as empresas que
lideraram o ranking de ações judiciais, no período avaliado, foram a Paschoalotto Serviços Financeiros,
Banco Bradesco S/A
e Zanc Assessoria
Nacional.
O
estudo, realizado em julho deste ano, apresenta as distribuições de processos
entre 2018 e 2019, em todo o território nacional, por meio da Kurier Analytics, plataforma analítica, descritiva e
preditiva, desenvolvida pela Kurier. A ferramenta conta com dois módulos, o
Descritivo - que possibilita uma visão sintética e analítica dos dados da
justiça brasileira, apresentando toda sua movimentação, com mais de 200 milhões
de processos na base e atualização diária de mais de 150 mil processos - e o
Preditivo - responsável pela entrega da distribuição de probabilidade de
encerramento dos processos antes mesmo do seu nascimento, bem como pela
previsão de sua duração para cada um de seus possíveis desfechos e estimativa do
valor a ser desembolsado pelo réu, no caso de final desfavorável.
- Procedimento do Juizado Civil
Líder
no ranking por 2 anos consecutivos, este tipo de processo trata de assuntos
como direito do consumidor, danos morais, ações de cobrança, ações de execução,
acidente de trânsito, etc. Em 2018, o Procedimento
do Juizado Civil representou 41% das ações de consumidores
contra empresas de telemarketing. Já em 2019, saltou para 48%, obtendo,
portanto, um aumento de 7%.
- Execução Fiscal
Termo
que se aplica ao procedimento especial em que a Fazenda Pública requer de
contribuintes inadimplentes o crédito que lhe é devido, utilizando-se do Poder
Judiciário, pois não lhe cabe responsabilizar o devedor. Em 2018, os processos
de Execução Fiscal
ocuparam a segunda posição do ranking citado no levantamento da Kurier,
representando 17% das ações judiciais. Já em 2019, passou para a terceira
posição, representando 9% dos processos.
- Processo cível e do trabalho
A
seção Cível atende causas relacionadas a família, consumidor, compra e venda,
danos morais, contratos, cobranças e muitas outras. Em 2018, este tipo de
processo ficou em terceiro lugar no ranking do estudo, representando 10% das
ações judiciais. Já em 2019, foi para o segundo lugar, constituindo 13% dos
processos.
Resultados
de 2018 / Resultados de 2019, respectivamente.
As
cidades que mais receberam processos contra empresas de teleatendimento foram
São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife. São Paulo registrou 14% dos
processos do País, no primeiro semestre de 2019, obtendo uma redução de 5%, em
relação ao ano anterior. A cidade ficou em primeiro lugar do ranking por dois
anos consecutivos. O Rio de Janeiro representou 6% dos processos do Brasil, em
2018, e 5%, em 2019. A cidade ficou em segundo lugar do ranking, nos dois
anos avaliados pelo levantamento. Já Salvador representou, em 2018, 5% dos
processos do País e, em 2019, manteve a porcentagem, bem como o terceiro lugar
consecutivo na liderança de ações judiciais. Recife aparece em quarto lugar em
2018, representando 3% dos processos e, em 2019, empata com Belo Horizonte,
também com 3% das ações judiciais.
Empresas que mais receberam processos
O
estudo da Kurier aponta que a Paschoalotto Serviços Financeiros foi a empresa
líder em processos judiciais de consumidores contra empresas de teleatendimento
em 2018 e 2019. Apenas no primeiro semestre de 2019, a empresa foi responsável
por 19% dos processos no País, contra 17% registrados em 2018. Já o Banco
Bradesco S/A, ficou em segundo lugar no ranking da pesquisa, por dois anos
consecutivos, representando 13% dos processos recebidos no Brasil em 2019 e, em
2018, 12%. O terceiro lugar, no período avaliado, fica com a Zanc Assessoria
Nacional que representou 10% das ações judiciais em 2018 e em 2019.
Resultados
de 2018 / Resultados de 2019, respectivamente.
Para Pedro Neto, Head of Legal da Kurier, a alta taxa de
judicialização é um reflexo do descaso com a privacidade, sossego e a
tranquilidade do consumidor, além de caracterizar falha na prestação de serviço
de telefonia. “Cada vez mais os tribunais têm sedimentado o entendimento de que
o telemarketing excessivo gera dano moral. Por vezes, as abordagens destas
empresas representam um total descuido às normativas setoriais como, por
exemplo, o ‘Código de Ética do Telemarketing’ e, principalmente, ao que
serve de defesa da parte, geralmente, mais fraca que é o ‘Código do
Consumidor (Lei 8.078/90)’ ” , afirma Neto.
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