Crédito: divulgação/Colégio Positivo |
Benefício é
evidente - tanto dentro, como fora do ambiente escolar
De todo o tempo que passamos acordados, quase a
metade – 47% – é gasta com dispersão, segundo um estudo da Universidade de
Harvard publicado na revista Science. Conseguir com que crianças e adolescentes
não dispersem a atenção com frequência em sala de aula tem sido um dos maiores
desafios dos educadores na atualidade.
Segundo Larry Rosen, professor da Universidade
Estadual da Califórnia e pesquisador da chamada “psicologia da tecnologia”, a
capacidade média de concentração da nova geração de estudantes é de 3 a 5
minutos. Depois disso, eles se distraem, sem conseguir terminar seus estudos. O
problema tende a se acentuar à medida que os alunos se tornam cada vez mais
inseparáveis de tablets e smartphones – e as consequências podem ser ruins para
a capacidade de aprender. “Se ficamos trocando de tarefa, nunca passamos tempo
o bastante para nos aprofundarmos em nenhuma delas. Três minutos certamente não
bastam para estudar”, diz o pesquisador
Por isso, a prática de mindfulness (atenção
plena, em tradução livre), uma busca de estar 100% no momento presente e
naquilo que se está vivendo, tem se mostrado uma ferramenta excepcional - tanto
para melhorar o desempenho acadêmico, como para desenvolver a inteligência
emocional dos jovens - e, em muitas escolas, é uma prática que já vem
acontecendo. Nos Estados Unidos e na Europa, o número de escolas que dedica
algumas horas por semana ao ensino da técnica é cada vez maior, no Brasil ainda
são bem poucos, mas deve aumentar.
Para exercitar o mindfulness, o Colégio Positivo adotou
este ano a prática de ioga em três unidades bilíngues, localizadas em Joinville
(SC) e na capital paranaense. De acordo com a coordenadora do programa Bilíngue
do CIPP (Centro de Inovação Pedagógica Positivo), Silvana Baú, a prática é uma
das modalidades mais eficientes e requisitadas para praticar o mindfulness.
“A ioga é uma modalidade dentro do mindfulness que dá
ao aluno a oportunidade de reconectar-se consigo mesmo. Por meio das técnicas,
procuramos desenvolver a respiração, contemplação, reflexão e concentração nos
estudantes”, explica.
Segundo ela, os resultados já são visíveis e
poderão ser aproveitados até quando as crianças entrarem no mercado de
trabalho. “Já percebemos que os estudantes estão mais tranquilos, concentrados
e energizados. Acredito que até quando forem adultos isso será um diferencial,
visto que muitas empresas já estão trabalhando com mindfulness e
valorizam a capacidade do profissional de manter o foco e se desligar do
superficial”, diz. Nos próximos anos, o Colégio Positivo pretende adotar
gradativamente a prática de ioga em todas as suas nove unidades.
De acordo com o professor Paris, do Colégio
Positivo Joinville, para atingir o estágio de atenção plena é preciso prática,
por isso, é essencial treinar em casa para que a criança crie consciência do
momento presente. “É preciso, também, constância e paciência, já que as
crianças estão cada vez mais agitadas”, explica. O professor, que ministra aula
de Mindfulness no Colégio, dá algumas dicas para exercitar em casa:
Percebendo objetos
Aproveite um passeio em família em um parque, por
exemplo, para pedir a criança que fique atenta a tudo o que vê pelo caminho.
Explique como vai funcionar a brincadeira. Ao final do passeio, peça-lhe que
recorde ao menos cinco coisas que tenha visto ao longo do caminho. Pergunte-lhe
como era cada coisa, motivando a criança a perceber as qualidades dos itens
citados. A ideia é apreciar as características.
Como enxergo você
O exercício deve ser realizado em duplas. Olhando
um de frente para o outro, o objetivo é olhar no olho sem perder o contato,
mantendo o foco da concentração. Esse é um excelente exercício para criar
vínculo, despertar a empatia e ajudar a criança a desenvolver a emoção.
Respiração da Abelha
Tudo começa com colocar as mãos nas orelhas para
encerrar o barulho externo. Depois, a criança deve inspirar profundamente,
prestando atenção ao movimento. Então, precisa expirar de forma lenta,
pronunciando a letra “m”. A ideia é criar um zumbido, que lembra o som de uma
abelha. Esse exercício pode ser feito quando observar que a criança está
nervosa e precisa acalmar o pensamento.
Cheire e conte e cheire e sinta
Nesse exercício, entregue à criança algo aromático
(gomo de limão ou laranja, sabonete, hortelã). Em seguida, peça-lhe para fechar
os olhos e descrever o que sente ao cheirar o objeto. A ideia é que a criança
aprenda a focar sua atenção em apenas um dos sentidos. Essa prática é eficaz
contra a ansiedade.
Círculo de atenção
Essa atividade é ótima para ser feita em família,
já que é preciso um grupo de ao menos cinco pessoas. O responsável por conduzir
o jogo deve apresentar um objetivo que todos devem ir passando de um a outro
com muita atenção e cuidado. No caso de um sino, por exemplo, o objetivo é não
deixar que ele soe. Esse exercício desenvolve a atenção ao que se está sendo
feito.
Coma e sinta
Dê a criança algo que ela nunca comeu. Pode ser,
por exemplo, um chocolate diferente. Em seguida, explique que ela precisa olhar
para a comida, comer pedacinhos, aos poucos, prestando atenção na textura,
aroma e sabor. O objetivo é observar como o corpo reage ao alimento. Esse
exercício ajuda no desenvolvimento da consciência do momento.
Escovação consciente
Hábitos da rotina como escovar os dentes também
podem ser um momento para desenvolver a atenção plena. O objetivo é aproveitar
para se concentrar e reparar como a escova se move e o gosto do creme dental. O
segundo passo é trocar a mão usada para a escovação.
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