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quinta-feira, 5 de setembro de 2019

8 DE SETEMBRO - DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO


Transformações propostas pela BNCC, aliadas ao maker, robótica e inteligência artificial podem fazer a diferença no aprendizado e nas taxas de evasão escolar


Experiências internacionais demonstram o impacto da Inteligência Artificial na alfabetização


Sonia Virginia Lourenço Guimarães, diretora do Colégio Peres Guimarães, de Boituva, São Paulo, é entusiasta das novas tecnologias na educação. Após a introdução do ensino maker, da robótica e de programação na grade curricular da escola, os alunos do Peres Guimarães tiveram melhor aproveitamento das aulas. “Utilizamos muitas ferramentas e processos que corroboram com a evolução dos alunos em termos de competências e habilidades sociomocionais e no processo de alfabetização. Alinhado à BNCC, as novas tecnologias têm de fato auxiliado a formação plural do estudante”, afirma Sonia Guimarães.

Em um mundo no qual a inovação na escola é necessária e a ciência e a tecnologia se transformam diariamente e estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano, o Dia Internacional da Alfabetização (8 de setembro) traz inúmeros desafios. A começar pela própria sala de aula, que continua a mesma de séculos passados e ainda está bastante distante da realidade dos alunos, mesmo de estudantes de classes sociais menos favorecidas, mas que interagem por meio da internet em smartphones cada vez mais acessíveis.

“As metodologias ativas, como a proposta maker (hands-on), visam que o estudante deixe de ser um depósito de conteúdo e passe à condição de protagonista da construção de seu próprio conhecimento”, avalia o educador Marcos Pollo, Diretor Pedagógico da Viamaker® Education.

Para o educador, a incorporação de novas metodologias para a aprendizagem, incluindo o maker, a robótica e a inteligência artificial, por exemplo, devem se integrar ao currículo da escola, através de um trabalho interdisciplinar, com maior sentido para o aluno e atribuindo significado prático aos conhecimentos teóricos abordados pelos educadores.


Inteligência Artificial já impacta alfabetização no mundo

Se no Brasil ainda falamos em mudar a disposição das salas de aula e a introdução da tecnologia para produzir conteúdos, em vários países do mundo essa fase já foi ultrapassada e em casos como a China, por exemplo, crianças já são alfabetizadas com uso da Inteligência Artificial.

Na China, dezenas de milhões de estudantes usam agora alguma forma de inteligência artificial para aprender, seja através de programas de tutoria extracurriculares ou plataformas de aprendizado digital, ou até mesmo em suas salas de aula principais. Trata-se do maior experimento do mundo em IA na educação. Pesquisadores, educadores e pais avaliam o novo método como extremamente produtivos, já que adequam o conteúdo à forma de aprendizado de cada estudante.

“O uso intensivo de dados e a introdução de inteligência nos computadores para tomada de decisão é o futuro da educação. De forma autônoma, tornará o aprendizado mais versável, dinâmico e preciso”, avalia Alexandre Alvaro, Consultor de TI da Viamaker® Education. A Viamaker trabalha com data analytics e aprendizado de máquina como forma de maximizar o aprendizado do aluno em sala de aula, bem como através de geração de conhecimento para o mantenedor da escola. Desta forma, com o uso massivo de tecnologia, está sendo possível transformar a educação e torna-la mais divertida.


Impacto da atualização profissional de professores na alfabetização

Para Marcos Pollo, Diretor Pedagógico da Viamaker® Education, a tecnologia deve ser encarada também como um recurso para os professores. No que tange a alfabetização, a cultura digital oferece ainda uma dinâmica diferente para a aula, porque aproxima os conteúdos teóricos da realidade dos alunos e proporciona uma visualização e simulação dos conceitos trabalhados na prática, tornando o ensino-aprendizado mais atrativo.

Por meio do maker e da robótica é possível ainda realizar a horizontalização das aulas, tirando o protagonismo do educador e compartilhando-o com os estudantes, permitindo que os alunos construam seu conhecimento coletivamente, respeitando suas individualidades e transformando a ação do professor mediadora.





Viamaker® Eductation: www.viamaker.com


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