Atentas às necessidades desse jovens, escolas brasileiras já estão
oferecendo o Empreendedorismo Criativo como disciplina
A Geração
Z (nascidos entre 1996 e 2010), também chamada de Centennials, é conhecida por
sua vontade de mudar o mundo. Essa mentalidade pode ser percebida no mercado de
trabalho: segundo a pesquisa GEM Brasil 2018 (Global Entrepreneur Monitor),
entre 2013 e 2018 a participação dos empreendedores nas faixas de 18 a 24 anos
aumentou em aproximadamente 5% pontos percentuais.
Atualmente, 22,2% dos jovens
com essa idade fazem parte do grupo de empreendedores iniciais. Ou seja,
recém-chegada no mercado de trabalho, a Geração Z já se destaca com iniciativas
de negócios próprios. Por isso, muitas escolas estão investindo em disciplinas
de empreendedorismo com o objetivo de ajudar seus alunos a desenvolverem
habilidades como criatividade e independência.
A Geração Z é a primeira
nativa digital e também se caracteriza por seu raciocínio rápido e capacidade
de se adaptar. Personalidades brasileiras famosas como o youtuber Lucas Rangel
(22), a cantora Luísa Sonza (21) e o influencer Leo Picon (23), por exemplo,
são alguns dos rostos dessa nova geração que não tem medo de se arriscar na
carreira.
Empreendedorismo
como uma habilidade
No Brasil, o
Empreendedorismo já está sendo oferecido como disciplina em escolas
particulares. Para Dudu Obregon, autor da disciplina LIGA -
Empreendedorismo Criativo ofertada pela Mind Makers, os jovens que ainda estão
no Ensino Médio podem aprender a empreender entrando em contato com projetos e
dinâmicas que estimulem sua capacidade de solucionar problemas e aprimorar
ideias. Obregon defende que empreendedorismo não é apenas uma modalidade de
trabalho, mas uma habilidade, portanto, capaz de ser aprimorada.
“Quando falo de
empreendedorismo, é mais do que abrir uma empresa. É sobre autonomia para saber
o que te toca. Todas as pessoas são potenciais empreendedoras e quanto mais
exercitam essa habilidade, maior capacidade de execução”, explica. Não à toa,
os conteúdos ensinados pela disciplina de empreendedorismo criativo focam na
resolução de problemas reais, que se relacionam com a vida dos
estudantes.
A Mind Makers atua com a
disciplina para cerca de dois mil estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II
ao 3º ano do Ensino Médio. As aulas são estruturadas em atividades que
complementam e expandem o aprendizado escolar e se baseiam em conceitos de
Startup e Design Thinking. Os estudantes também são estimulados a criar
projetos que estejam calcados nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável
da ONU.
Obregon relembra que essa
geração enxerga o professor e a sala de aula como guias do conhecimento,
facilitadores. “A Geração Z é uma geração que não tem medo de se arriscar e que
procura se inovar no mercado de trabalho, sempre levando em consideração as
urgências do mundo”, finaliza.
Mind Makers
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