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quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Geração Z é a geração do empreendedorismo, aponta pesquisa



Atentas às necessidades desse jovens, escolas brasileiras já estão oferecendo o Empreendedorismo Criativo como disciplina


A Geração Z (nascidos entre 1996 e 2010), também chamada de Centennials, é conhecida por sua vontade de mudar o mundo. Essa mentalidade pode ser percebida no mercado de trabalho: segundo a pesquisa GEM Brasil 2018 (Global Entrepreneur Monitor), entre 2013 e 2018 a participação dos empreendedores nas faixas de 18 a 24 anos aumentou em aproximadamente 5% pontos percentuais. 

Atualmente, 22,2% dos jovens com essa idade fazem parte do grupo de empreendedores iniciais. Ou seja, recém-chegada no mercado de trabalho, a Geração Z já se destaca com iniciativas de negócios próprios. Por isso, muitas escolas estão investindo em disciplinas de empreendedorismo com o objetivo de ajudar seus alunos a desenvolverem habilidades como criatividade e independência.

A Geração Z é a primeira nativa digital e também se caracteriza por seu raciocínio rápido e capacidade de se adaptar. Personalidades brasileiras famosas como o youtuber Lucas Rangel (22), a cantora Luísa Sonza (21) e o influencer Leo Picon (23), por exemplo, são alguns dos rostos dessa nova geração que não tem medo de se arriscar na carreira. 


Empreendedorismo como uma habilidade

No Brasil, o Empreendedorismo já está sendo oferecido como disciplina em escolas particulares.  Para Dudu Obregon, autor da disciplina LIGA - Empreendedorismo Criativo ofertada pela Mind Makers, os jovens que ainda estão no Ensino Médio podem aprender a empreender entrando em contato com projetos e dinâmicas que estimulem sua capacidade de solucionar problemas e aprimorar ideias. Obregon defende que empreendedorismo não é apenas uma modalidade de trabalho, mas uma habilidade, portanto, capaz de ser aprimorada.

“Quando falo de empreendedorismo, é mais do que abrir uma empresa. É sobre autonomia para saber o que te toca. Todas as pessoas são potenciais empreendedoras e quanto mais exercitam essa habilidade, maior capacidade de execução”, explica. Não à toa, os conteúdos ensinados pela disciplina de empreendedorismo criativo focam na resolução de problemas reais, que se relacionam com a vida dos estudantes. 

A Mind Makers atua com a disciplina para cerca de dois mil estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio. As aulas são estruturadas em atividades que complementam e expandem o aprendizado escolar e se baseiam em conceitos de Startup e Design Thinking. Os estudantes também são estimulados a criar projetos que estejam calcados nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

Obregon relembra que essa geração enxerga o professor e a sala de aula como guias do conhecimento, facilitadores. “A Geração Z é uma geração que não tem medo de se arriscar e que procura se inovar no mercado de trabalho, sempre levando em consideração as urgências do mundo”, finaliza.




Mind Makers


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