Já
teve a situação de ficar em casa após vários convites dos amigos para aquele
bar novo de drinks que está em alta na cidade? Ou aquela volta para casa
amargurada pós baladinha, por ter comprometido o mercado da semana?
Vamos falar então sobre possibilidades que podem gerar um equilíbrio entre esses dois lados em cinco dicas:
1 - Aproveitem os diversos "app" que ajudam os restaurantes e bares a se promoverem. Como por exemplo: Grubster; ChefsClub, Restorando, PrimeiraMesa etc Aquele desconto na hora de pedir a "maldita" (a conta) dará um grande alívio.
2 - Não gosta de tomar decisões? Tente mudar isso! No grupo do WhatsApp onde a turma está discutindo para onde ir, tente participar e ficar à frente (sem exagerar, claro). Falando de um modo delicado, outros também podem se identificar com a preferência por opções mais "em conta".
3 - Priorize! Em nenhum orçamento do mundo cabem todos os desejos, mesmo os maiores. Portanto, se você é daqueles que vivem ansiosos para sentar à mesa com os amigos para beber e comer até desabotoar o botão da calça, talvez tenha que aliviar em alguma outra atividade menos importante para ti (dar banho no cão em casa pode ser divertido nessa troca, vai!).
4 - Mi casa, su casa! Convide ou se convide para a casa dos amigos e coloque a mão na massa. Fazer esses tipos de encontros pode se tornar uma experiência interessante, barata e mais íntima. Porque não encarnar a "Palmirinha" (senhorinha cozinheira de programa da TV), recebendo os amigos em que cada um traz uma parte do jantar.
5 - A última de hoje e acredito que a mais importante: Fala de modo aberto e natural sobre a necessidade de não exagerar nos gastos, mas ainda assim ter a felicidade de vê-los. Afinal, não tem como eles ajudarem facilmente sobre algo que não sabem. Assim todas as dicas anteriores serão menos desgastantes e terão as contribuições de todos, ou quase todos.
Ricardo Hiraki Maila -
administrador, pós-graduado em gestão financeira pela FGV e pós-graduado em
gestão de negócios pelo Mackenzie. Trabalhou por mais de cinco anos como
diretor de planejamento e financeiro de um grande grupo do Brasil. Fundou a
Plano Consultoria há dois anos, empresa de consultoria de finanças pessoais,
que hoje conta com 15 colaboradores. Para saber mais, acesse
http://planofp.com.br/ ou pelas redes sociais @planofp
Nenhum comentário:
Postar um comentário