Junto
com a chegada de um novo ano, vem aquela vontade de recomeçar, de buscar
soluções para os problemas não resolvidos e a realização de novos projetos.
Entre eles estão um novo emprego, a aquisição de um bem, poupar dinheiro, o
início de uma atividade física e a perda de peso. Arrisco-me a dizer que os
dois últimos encabeçam as listas e que são os primeiros a serem deixados de
lado com o passar dos meses. A fim de mudar tal realidade é preciso trabalhar a
mente e o corpo, para não ganhar peso, seja qual for a época do ano Carnaval,
Páscoa, férias ou festas de fim de ano.
Se você já tem uma meta, parabéns! Mas, a pergunta que vem agora é: o que devo fazer? Em primeiro lugar recomendo que planeje, o mundo não foi criado em um único dia, pense na imagem que deseja ver no espelho em um ano, afinal o processo leva algum tempo. Lembre-se que para alcançar o objetivo traçado é preciso levar muita coisa em consideração, porém a mais importante de todas é a “força de vontade”, ou seja, o compromisso com você mesmo, o qual te dará determinação para não desviar o mínimo de foco. Mas, se você não a tiver, esqueça, pois provavelmente não colherá resultado algum ou pelo menos que lhe anime a progredir em sua meta.
Dado esse primeiro passo, conscientizando-se do quão importante você é chegamos ao item “dieta", que dispensa longos comentários, já que depois da força de vontade e foco, esse é o elemento com maior peso dentro do projeto. Portanto tenha em mente que todos os pilares que envolvem uma dieta têm uma importância gigantesca para que a mesma vingue, gere resultados e mantenha seu bom estado nutricional. Opte por uma boa hidratação; ingestão de fibras para o adequado funcionamento intestinal; menor ingestão de açúcares simples e gorduras saturadas.
A maioria das dietas da moda privam os nutrientes importantes, os quais influenciam no funcionamento do organismo, causam alterações e prejuízos, portanto não são recomendadas. A melhor alternativa é consultar um nutricionista, a fim de fornecer a assessoria necessária para o período.
Com o passar dos meses é ideal que a dieta tenha mudanças, com variação do aporte calórico, conforme o aumento ou diminuição da atividade física, a qual também tem papel importantíssimo no processo e colabora para o aumento do gasto diário, aumentando o débito das calorias armazenadas – mais conhecidas como gordurinhas indesejadas.
Vale ressaltar que a atividade física é uma parte importante e não pode ser desprezada e assim como a dieta, ela precisa ser alterada regularmente. Avalie com seu professor ou personal trainer a estratégia a ser usada no intuito de manter o gasto calórico e o tipo de atividade que será usada para chegar ao objetivo. Atente-se que é um projeto longo, opte por exercícios que lhe dê prazer, analise um número mínimo de vezes semanais que pretende realizá-los, estabeleça um tempo para essa prática, se houver disposição extrapole os dias e horários pré-determinados, porém lembre-se da frase inicial “O mundo não foi feito em um dia”.
Assim como na vida, a palavra chave na dieta ou na prática esportiva também é a moderação. Se você faz ou come o que não gosta, acredite, nenhum projeto terá vida longa.
Leandro Pontelli - Educador Físico e Nutricionista Esportivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário