Pesquisar no Blog

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

O que é bruxismo?


Especialista do Hapvida Saúde explica causas e tratamento de movimento involuntário com os dentes que geralmente ocorre durante o sono


Por ocorrer durante o sono, muitas pessoas demoram a descobrir que sofrem de bruxismo. Bruxismo trata-se do hábito de pressionar e ranger os dentes de maneira forçada, podendo produzir ou não sons. Comum em crianças, o problema também atinge adolescentes e adultos e, se não for tratado devidamente, pode causar complicações.

As consequências do bruxismo são desgaste do esmalte dentário e até mesmo da dentina (parte do dente que fica atrás do esmalte), quebra de próteses ou dentes, sensibilidade, dor e mobilidade dos dentes, dor facial devido à força com que os músculos maxilares são pressionados, dor de cabeça, fadiga facial geral e dor na articulação temporomandibular.

A dentista Renata Maia, do Hapvida +Odonto, explica quais são as causas do bruxismo. "Pode ocorrer devido ao estresse psicológico, seja ele de origem interna ou externa. Os fatores internos estão relacionados a alimentos consumidos, preparo físico, estabilidade emocional, estado de saúde geral, nível de bem-estar e qualidade do sono. Os fatores externos têm a ver com o ambiente em que se vive e a maneira com que cada um enfrenta os desafios do dia a dia. Dentes mal alinhados ou má oclusão podem também ser uma das causas para desencadear o bruxismo", afirma.

Por conta das diferentes causas, o tratamento deve ser feito por um especialista para que a origem do bruxismo possa ser identificada. "Recomenda-se o uso de placas oclusais para evitar a pressão e o ranger de dentes durante o sono. Se o bruxismo for mais severo e causar muita dor, pode-se optar pelo uso de medicamentos para que o paciente relaxe e durma melhor", diz Renata sobre as possibilidades de tratamento odontológico.

Se o bruxismo estiver relacionado ao estresse, porém, é importante encontrar formas de relaxamento e melhora do sono. Prática de ioga, técnicas de respiração, massagens, evitar fumar, consumir álcool e tratamento como terapias cognitivas e comportamentais também são indicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados