Conselhos certeiros para dominar o dress code
fazendo a leitura do ambiente da empresa
A
imagem do profissional é um elemento relevante na cultura das empresas e
contribui para a evolução da carreira. No mercado de trabalho, causar uma boa
impressão sempre conta pontos, e aí entra o trabalho da consultoria de imagem,
que atua para alinhar o estilo individual ao ambiente da empresa, e ao seu
dress code, formal ou informal.
Com
existência ou não de manual de "dress code" na organização, é
possível cultivar estilo próprio. Para isso, é fundamental estar à vontade com
o que usa, pois não há como passar credibilidade sem autoconfiança. Como etapa
relevante do trabalho de imagem, o profissional precisa identificar o que lhe
cai bem.
"Zelo
é palavra-chave quando se trata de imagem corporativa, uma das mensagens mais
importantes que se pode passar no ambiente da empresa", afirma Lais
Machado, consultora de imagem e estilo. A partir dessa premissa, Lais dá cinco
dicas para ter uma imagem adequada no ambiente de trabalho.
1-
Perfil da empresa
Com
cultura corporativa não se brinca: a escolha do que vestir no ambiente de
trabalho deve considerar o perfil da empresa. O colaborador representa a
empresa, seu modo de vestir precisa estar alinhado ao "mood"
organizacional. Para não errar, deve-se analisar: qual o perfil da empresa? Ela
é mais tradicional? Mais criativa? Mais contemporânea? Temos dois exemplos
extremos: bancos e agências de publicidade. O primeiro com o código mais formal
e o segundo com uma liberdade maior para se vestir. Avalie por essa régua onde
está sua empresa e, a partir disso, faça as escolhas.
2-
Função desempenhada
Os
líderes são sempre boas referências de como se vestir. Eles são espelhos, mas
deve se considerar ainda o cargo ocupado. A partir dessas observações, fazer as
escolhas para o guarda-roupa. A função que a pessoa desempenha deve estar
representada no jeito que ela se veste. Então, não podemos esperar de um
estagiário o mesmo que se espera de um gestor ou diretor.
3-
Estilo pessoal
O
estilo nada mais é do que reflexo da personalidade, por isso é sempre
importante a pessoa identificar se o perfil da empresa vai de encontro com quem
ela é, para não causar nenhum sofrimento e desconforto desnecessário. Depois de
mapeado o ambiente e refletir sobre o código de vestimenta para a função
desempenhada, importante trazer referências do estilo pessoal, de forma sutil,
para o ambiente de trabalho. Pequenos elementos podem indicar pontos da
personalidade a destacar. Influências culturais, idade e a geração a que o
profissional pertence são balizas para essa composição.
4-
Tendência de moda
Trazer
um ar contemporâneo ao look é sempre bem-vindo, sem ser uma vítima da moda. Se
o funcionário é ligado ao universo da moda e deseja trazer as tendências para o
dia a dia, vale investir em elementos sutis e acessórios. Uma gravata
divertida, colares, brincos, lenços, sapatos e bolsas.
5-
Avalie o guarda-roupa
Para
facilitar o dia a dia, analisar o guarda-roupa e mantê-lo organizado com
peças-chave, sem excessos, vale muito. Normalmente, trabalha-se no mínimo 5
dias por semana, então você vai passar a maior parte do seu tempo em atividades
profissionais. Assim, 70% das roupas devem ser voltadas para o trabalho, 15%
para o lazer, 10% para ficar em casa e 5% para a vida noturna. A maioria das
pessoas gasta muita energia fazendo o movimento contrário.
Lais Machado - Movida pelo propósito de ajudar
pessoas a transformarem suas imagens e aumentar suas autoestimas, Lais Machado
tem a missão de fazer com que seus clientes se sintam mais seguros e
autoconfiantes por meio de uma comunicação não verbal consciente, estratégica e
assertiva. Consultora de imagem e estilo pós-graduada pela faculdade Belas
Artes de São Paulo, jornalista graduada pela UP e especialista em marketing
pela PUC-PR, Lais tem quase dez anos de experiência em comunicação corporativa,
marketing e branding, tendo passado também por cargos de gestão.
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