Época
de Black Friday é sinônimo de descontos no varejo e também de fraudes cometidas
por pessoas que querem se aproveitar do consumidor em ambiente online para
roubar seus dados bancários e seu dinheiro.
Os
cybercriminosos aproveitam a animação dos consumidores e criam sites falsos com
promoções falsas, que se tornam atrativas para o cidadão.
O
advogado especializado em Defesa do Consumidor, Sérgio Tannuri dá três
orientações importantes para que você não caia em fraudes virtuais.
1.
Quais os principais cuidados que devemos
ter ao comprar online na Black Friday?
Nessa época de Black Friday,
o número de reclamações dos consumidores é alarmante. O cidadão deve pesquisar
a reputação da loja, se ela possui denúncias ou reclamações (e se as
solucionou) e observar também se a loja possui endereço físico e com canais de
comunicação com o comprador, como chat, e-mail, números de telefone etc. Deve
haver um desenho de cadeado no navegador, na parte superior da tela, onde
digitamos o endereço do site. Ele significa que o ambiente é seguro e o
consumidor pode efetuar a compra com tranquilidade.
2.
Que medidas o consumidor deve tomar caso
seja vítima de fraude em ambiente online? É possível denunciar um site falso?
Sim, é possível. Se perceber
que um site é falso, o consumidor deve procurar entidades de Defesa do
Consumidor, como o Procon do seu estado, por exemplo, e alertá-lo sobre o golpe,
registrando sua reclamação para evitar que mais pessoas caiam nessa armadilha.
Deve também procurar delegacias policiais especializadas em crimes virtuais
para efetuar o Boletim de Ocorrência, já que tal medida é configurada como
estelionato.
3.
Quais documentos são necessários para
reaver o dinheiro gasto numa compra falsa?
O consumidor deve ter em
mãos a nota fiscal da compra e o Boletim de Ocorrência para tentar reaver o
dinheiro na esfera cível competente. Se possível, anote tudo. Horário que
visitou o site, que finalizou a compra, horário que o pagamento foi autorizado
pelo banco... Tudo isso serve para fortalecer as provas de que você foi
enganado e merece o dinheiro de volta.
Sérgio Tannuri - trabalha há mais de 20 anos na Defesa do Consumidor e mantém um site com orientações, dicas e e-books gratuitos - www.pergunteprotannuri.com.br.
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