Verdades e Mitos dos Exames Femininos
Com a proposta de promover a prevenção e o diagnóstico
precoce das doenças mais comuns entre mulheres, a médica radiologista e
especialista em saúde feminina, Flora Finguerman, e a ginecologista e gestora
do setor de Colposcopia, Sueli de Almeida Raposo, ambas do Lavoisier
Laboratório e Imagem, trazem uma relação de verdades e mitos para que as
mulheres possam sanar dúvidas a respeito do assunto.
O Papanicolau é o mesmo exame que a Colpocitologia Oncótica?
Verdade.O nome mais conhecido é Papanicolau, porém seu médico também pode colocar no pedido Colpocitologia Oncótica. Trata-se de um exame preventivo, ou seja, que permite retirar lesões que ainda são benignas. Desta forma, é um importante método para a prevenção do câncer de colo do útero e, também, para detectar processos inflamatórios. O exame permite, ainda, uma avaliação hormonal da paciente.
A Colposcopia serve para esclarecer as alterações de um Papanicolau?
Verdade. Com este exame visualiza-se o colo do útero por meio de um microscópio, sendo possível diagnosticar alterações inflamatórias e lesões suspeitas de HPV.
A Mamografia deve ser realizada apenas após os 40 anos?
Mito. A Mamografia é um exame radiológico das mamas e é utilizada como rotina anual a partir dos 40 anos – ou antes para pacientes que possuem histórico familiar de câncer ou nódulos na mama. A Mamografia pode detectar o câncer de mama em suas fases iniciais, inclusive quando ainda não é palpável. O exame também pode ser indicado para pacientes que apresentem nódulos palpáveis e secreção papilar.
A Densitometria Óssea deixa o paciente muito exposto à radiação e pode ser prejudicial a saúde?
Mito. Esse é o melhor e mais moderno método para diagnosticar a osteoporose. Rápido, indolor e com baixa exposição a radiação, este exame é capaz de quantificar a massa óssea e o risco de uma possível fratura.
A Ultrassonografia Pélvica só pode ser realizada via endovaginal?
Mito. Esse exame pode ser feito via abdominal ou endovaginal e permite avaliar bexiga, útero e ovários, assim como detectar doenças dos órgãos pélvicos, como miomas uterinos, cistos ovarianos, pólipos, entre outros.
HPV e candidíase podem ser diagnosticado pelo Papanicolau?
Verdade. O exame preventivo faz o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis como câncer de colo do útero e de infecções vaginais, como a candidíase. Importante ressaltar que algumas doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis e a gonorreia, necessitam de outros exames complementares.
Câncer de mama é a única doença diagnosticada
pela mamografia?
Mito. A mamografia ajuda no diagnóstico das doenças benignas da mama.
Lavoisier
www.lavoisier.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário