Levantamento sobre
impacto da plataforma DreamShaper aponta também aumento da disposição para
buscar novidades e novas experiências
A tecnologia está cada vez mais
presente na vida dos jovens: de acordo com levantamento realizado pela TIC
Kids, 80% da população brasileira entre 9 e 17 anos têm acesso e utiliza a
internet. Mas e quando a rede vai para a sala de aula, os avanços tecnológicos
ajudam ou atrapalham? Um estudo realizado sobre o impacto da DreamShaper,
plataforma online de ensino que permite a criação de projetos temáticos em sala
de aula, prova que os resultados podem ser bem positivos e impactar até mesmo
na relação entre alunos e professores.
Segundo uma pesquisa realizada pelo
DataFolha, 96% dos professores acreditam que o uso de tecnologia amplia suas
habilidades como professor e 94% que ajuda a incorporar novos métodos de
trabalho. Já o estudo realizado pela Plan, encomendado pela Fundação Lemann,
parceira da DreamShaper, avaliou os impactos causados pelo uso da ferramenta em
sala de aula, e aponta que 79,49% dos professores do ensino fundamental ou
médio que utilizaram a plataforma se abriram para novas experiências e
começaram a pesquisar sobre novidades em sala de aula. No ensino superior, o
número salta para 82,46%.
Para João Borges, head of sales da
DreamShaper, o uso de tecnologia nas salas de aula é inevitável e tende a
crescer. "Hoje os jovens já crescem conectados, estamos lidando com um
novo perfil de aluno. É preciso se adaptar às suas necessidades e oferecer
novas ferramentas de estudo, que além de trazer inovação para a escola, possam
aliar o aprendizado com seus objetivos pessoais", aponta Borges.
Atualmente, a plataforma é utilizada por mais de 60 mil alunos em todo o mundo.
Os professores entrevistados no
levantamento da Plan apontam ainda que o uso da tecnologia da DreamShaper
melhorou em 66,67% a relação entre aluno e professor no ensino fundamental e
médio, e 62,28% no ensino superior. "Além de promover uma nova forma de
aprendizado para os alunos, as ferramentas educacionais devem priorizar a
didática do professor sem interferir em seu formato de aula, sendo um aliado no
ensino do dia a dia. Isso pode aproximar os alunos dos professores e proporcionar
uma relação de melhor entendimento, beneficiando ambos os lados", analisa
Borges.
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