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segunda-feira, 21 de março de 2016

QUE DEUS NOS SACUDA!






Texto: Jean di Barros
DIREÇÃO DE RENATO SCARPIN
Elenco : Renato Scarpin, Maritta Cury, Andresa Gavioli e Mauro Pucca.
Texto inédito no teatro leva ao palco cenas de humor com linguagem de Internet


 Que Deus nos Sacuda! surgiu da experiência de cenas feitas para o Canal de Humor do Youtube ‘O QUE TEM PRA HOJE’ com a proposta de sacudir a plateia satirizando desde nossos políticos, passando por personalidades que são vítimas constantes de ‘memes’ de Internet, como uma conhecida chef de cozinha natural, até chegar nele mesmo, o Todo Poderoso, mas sempre com muito humor, um tanto de crítica, uma pitada de acidez e certa leveza. Comportamento, sociedade e política servem de base para a exposição das nossas falhas, tanto como indivíduos, como no coletivo.
“Fui provocado pelos produtores a levar meus textos pro teatro e pensei: a agilidade de um clique permite que, em questão de segundos, uma notícia, uma piada ou mesmo uma injúria ou mentira sejam compartilhadas com milhões de pessoas, sem critério, sem filtro e, assim, tudo acaba sendo influenciado e influenciável. Então, por que não o teatro também ser influenciado pela Internet? Mas, claro, no que ela tem de melhor!”, conta o autor Jean di Barros.
Para Renato Scarpin, que além da direção também assina a autoria de duas das cenas do espetáculo, o projeto pretende levar ao teatro tanto os textos da Internet como o público da Internet, fazendo com que tanto um como o outro saiam da tela do computador. Ele brinca: “No caso dos humanos, que levantem a cabeça e parem, por pelo menos 60 minutos, de olhar pros seus próprios umbigos, ou melhor, smartphones! Mas para poder sacudir é preciso primeiro conquistar e nada melhor do que o humor pra ganhar empatia e novas amizades!”.
“É mais uma entre tantas comédias? Pode até ser que seja, mas garantimos textos ousados e algumas cutucadas na plateia, contamos com curtidas e torcemos para muitos compartilhamentos quem sabe... e aí sim a comédia se estabelece com sua melhor função: fazer rir! E o riso, muitas vezes, é a melhor forma de catarse”, complementa o diretor.
Os atores e também produtores do projeto se associaram para esta montagem movidos pela inspiração do provérbio japonês dos Três Macacos Sábios: “Não escute o mal, não olhe para o mal e não pronuncie o mal”. Scarpin ainda conta: “conversando sobre o momento em que o mundo vive, nos demos conta da importância desse provérbio, do quanto ele é significativo e como tem tudo a ver com o mundo atual das redes sociais, do individualismo e falta de amor. As coisas poderiam ser bem diferentes se seguíssemos essa sabedoria e então fizemos nossa própria adaptação do pensamento: “Se os homens não ouvissem, não olhassem e não falassem o mal alheio, a vida teria mais graça”.

O espetáculo é todo concebido pelos produtores, que deram identidade à cenografia e figurinos de uma forma bem simples, fazendo-os servir ao espetáculo. Puffs são movimentados pelos próprios atores a cada cena compondo os objetos necessários pra situação, assim como diversos adereços são colocados em cima de um figurino base, de acordo com cada uma das vinte cenas curtas do espetáculo. A sonoplastia, assinada pelo diretor, desenha o roteiro da peça, colorindo, junto à iluminação de Rodrigo de Souza, as nuances e amarrações de uma cena pra outra e, principalmente, variações de clima.


TEATRO SANTO AGOSTINHO
 Rua Apeninos, 118 – Liberdade / Vergueiro
 tel: (11) 3209-4858end_of_the_skype_highlighting.
Sábados, às 20h30
Temporada:02 de abril à 28 de maio
Recomendação: 14 anos. Ingressos
Acesso para deficientes. Ar condicionado. Aceita cartões.

Contas atrasadas de internet e TV por assinatura são as mais pagas após cobrança dos credores, mostra SPC Brasil





Por outro lado, dívidas de crediários, empréstimos, cartão de crédito e cheque
especial são as menos quitadas pelos consumidores após serem cobrados

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) identificou as estratégias de cobrança mais utilizadas pelas empresas para receberem os pagamentos pendentes e quais são os segmentos dessas dívidas atrasadas. O estudo revela que mais de 80% dos entrevistados foram notificados pelos credores em decorrência das dívidas que os deixaram com nome sujo de cartão de lojas varejistas de eletrodomésticos e eletrônicos (88,2%), cartão de crédito (83,8%) e cartão de lojas varejistas de roupas e calçados (81,2%).

A pesquisa mostra que em 58,3% dos casos em que o consumidor é cobrado, as empresas adotaram o formato via carta e 47,5% por telefone. Os entrevistados que receberam a cobrança ainda preferem evitar contato direto com os cobradores: 28,9% querem ser avisado por carta simples e 25,8% por e-mail, e apenas 0,7% preferem a visita do cobrador.

Oito em cada dez consumidores (83,7%) admitem que a cobrança era, de fato, procedente. Entre os que a consideraram indevida, a percepção mais frequente foi a de que os valores não estavam corretos e a questão não foi resolvida (8,0%).


Contas em atraso de internet e TV foram as mais pagas após cobrança

A eficiência das cobranças é bastante variável em função do segmento da conta em atraso. A pesquisa do SPC Brasil mostra que as contas em atraso de internet e TV por assinatura foram as que tiveram os maiores índices de sucesso nas cobranças para o pagamento da dívida, ou seja, elas de fato foram pagas após a cobrança - 54,0% e 52,0%, respectivamente.

Por outro lado, as dívidas em atraso de crediários são as que possuem o índice mais baixo de pagamento (16,9%), atrás das dívidas de empréstimos e do cheque especial (ambos com 24,2%) e do cartão de crédito (29,1%).


Mais da metade se sente constrangida

Um dado esperado é o que mostra que a cobrança é um momento desconfortável para os consumidores: 24,7% se sentem incentivados a pagar as dívidas, porém mais da metade (52,8%) afirma sentir constrangimento, 23,8% ficam chateados e 19,5% angustiados.

Em relação ao tom adotado nas cobranças por parte dos credores, 33,7% garantem que a abordagem foi principalmente respeitosa e 26,8% usam o termo “cordial”. Ao menos 16,8% dos consumidores entrevistados afirmam que o tratamento foi inadequado, sendo que 8,5% mencionam o termo “ameaçador”.

O estudo identificou que o principal argumento adotado pelo cobrador para convencer o consumidor a pagar as contas pendentes foi informar de que o nome do entrevistado seria cadastrado em serviços de proteção ao crédito caso a dívida não fosse quitada (53,2%). Um em cada cinco consumidores (20,4%) garante ter sido avisado de que seria acionado judicialmente.


Dicas para uma boa negociação das dívidas

Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, é importante que a iniciativa de tentar negociar a dívida também parta do consumidor. “Mas antes deve existir um planejamento para saber quais dívidas são mais importantes pagar primeiro e aí então negociar com a empresa credora”, diz. “Antes de tudo o consumidor tem que conhecer a fundo os próprios gastos e sua renda para saber quanto pode disponibilizar para o pagamento do total da dívida ou das parcelas mensais”, explica.

Confira algumas dicas que a economista dá para os consumidores conseguirem uma boa negociação das suas dívidas:

 
  • Tentar substituir a dívida, considerando taxas de juros mais baixas: “As taxas do cartão de crédito (média de 440% ao ano) e do cheque especial (média de 290% ao ano) são muito altas e é possível trocar essas dívidas por um empréstimo pessoal com taxas de juros mais razoáveis (30% ao ano, em média). Mas é importante estar atento às parcelas deste novo empréstimo e honrar o pagamento delas”;

  • Não ter vergonha ou medo do gerente do banco ou do responsável pela cobrança. “O consumidor deve ser firme e conversar com o credor o quanto antes. Mesmo que o problema seja antigo, vale a pena negociar com o gerente ou empresa credora para conseguir descontos e menores taxas de juros. O banco sempre tem interesse em negociar para poder receber o valor devido ou ao menos parte dele, por isso é importante não desistir e ir atrás”;

Em caso da negociação com o banco credor não ser bem sucedida, tentar a portabilidade do crédito, ou seja, trocar o banco com qual a dívida foi originada. “De acordo com a regulamentação do Banco Central, se o consumidor encontrar um banco que aceite financiar sua dívida em condições melhores que as do seu banco atual e com taxas de juros menores, ele pode mudar sua pendência de um banco para o outro, melhorar as condições de seus empréstimos e reduzir seus custos.

Metodologia

A pesquisa entrevistou 794 consumidores residentes em todas as regiões brasileiras, com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais, atuais inadimplentes ou ex-inadimplentes há no máximo 12 meses. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para uma confiança de 95%.

 
Faça simulações de taxas de juros em: 

COMO PREPARAR A CASA PARA A CHEGADA DO OUTONO





Rede especializada em limpeza doméstica ensina como fazer da limpeza aliada
para evitar a proliferação de diversas doenças nesta época do ano

    

Preparando a casa para os dias mais frios

O Outono já está chegando e é hora de preparar a casa para os dias mais frios. Com a queda das temperaturas alguns cuidados são importantes para evitar a proliferação de bactérias e fungos, principais agentes causadores de alergias e doenças respiratórias.

As ocorrências mais comuns são as que atingem as vias respiratórias, a garganta, os ouvidos e os pulmões. De acordo com os médicos as doenças mais freqüentes registradas nos períodos de outono e inverno são a gripe, a rinite, a sinusite, a bronquite e a pneumonia, entre outras.

As alergias respiratórias – asma e rinite alérgica – também são outras vilãs que atingem crianças e adultos com mais freqüência quando os termômetros indicam baixas temperaturas. Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-Facial os problemas respiratórios aumentam 40% no período.

Provocadas por microorganismos como os ácaros, as doenças provocam vários incômodos e, de acordo com os médicos, a prevenção é fundamental. Neste caso a limpeza dos ambientes tem papel de destaque.

Segundo os especialistas da rede House Shine, franquia de limpeza residencial, é fundamental abrir as janelas de casa ou do trabalho pelo menos duas vezes por dia para ventilar e arejar o ambiente. Também é importante manter limpos os lençóis, os travesseiros, os cobertores e os edredons – o ideal é lavar tudo previamente para evitar o acúmulo de fungos.

Lilian Esteves, diretora da House Shine, alerta que nesta época do ano a faxina deve ser feita com mais freqüência. A argumentação da executiva está baseada na recomendação médica de evitar manter os ambientes fechados, com ventilação reduzida, já que a proliferação e transmissão das doenças é maior nessas condições.

Além disso, alguns cuidados ajudam a otimizar a faxina. “A dica é dar preferência ao pano úmido para retirar o pó dos móveis. A aspiração também é eficiente para retirar a sujeira do chão – evite varrer ou espanar as superfícies. Isso vai apenas trocar a sujeira de lugar”, ensina Lilian. “É importante aspirar os cantos de parede, rodapés e movimentar os móveis do lugar para limpar todos os espaços”, acrescenta.

O momento também é adequado para lavar cortinas, cobertores e demais roupas de inverno e aproveitar para revisar os armários e dar uma geral nos espaços para verificar se não foi acumulado mais coisa que o necessário.

Lilian lembra ainda que é indicado lavar e secar adequadamente cobertores e edredons. A medida se estende aos lençóis para que fique tudo pronto para quando a temperatura baixar.

Outra dica é organizar os armários e encaminhar para doação as peças que não estão sendo utilizadas deixando à mão as roupas de inverno. “Além de uma boa ação a medida evita que o acúmulo de roupas resulte num criadouro de ácaros”, reforça Lilian. 

Casacos e agasalhos de lã também devem ser higienizados previamente para evitar a proliferação de fungos. Já as cortinas, tapetes, mantas e capas de sofá, assim como as almofadas também devem passar por um processo de higienização antes de esfriar muito.



 House Shine



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