A resolução de conflitos em geral é um grande desafio para a maioria das pessoas. Isso ocorro pois, por não conhecerem estratégias de resolução de conflitos, caem em dois extremos perigosos:
1. tornam-se hostis e
acreditam que levar a melhor e tirar vantagem é o melhor caminho;
2. não se posicionam e
fogem de conflitos que deveriam ser enfrentados.
Ambos os casos tendem a
ser danosos, pois são utilizados da forma errada e, no momento errado e em
geral, não resolvem o conflito em si.
Dito isto, fica a grande
pergunta: como se posicionar frente aos conflitos?
Indico aqui 5 possíveis
estratégias que podemos usar dependendo da situação:
- Evitar
Evitar significa fugir
do conflito ou confronto. Podemos evitá-los quando a situação não é relevante
para nós e não há benefícios em confrontar. Já participou de polêmicas
políticas, religiosas etc.? Elas se encaixam quase que perfeitamente nessa
categoria, concorda?
- Acomodar
A estratégia de acomodar
está relacionada a ceder algo para manter a harmonia da relação. Podemos
utilizá-la quando a situação, novamente, não é relevante, mas podemos gerar
créditos futuros quando satisfazemos as necessidades da outra parte.
- Forçar
Forçar, por sua vez,
está relacionado a satisfazer uma necessidades pontual de maneira enérgica.
Usa-se essa estratégia quando a questão do conflito é relevante, urgente e não
negociável. Em geral, associada a uma crise que precisa ser resolvida de forma
urgente e com decisões rápidas.
Imagina se, em uma
situação de emergência, os bombeiros tentassem chegar em um consenso junto às
vítimas sobre o que fazer. Seria, no mínimo, estranho ou contra producente, não
concorda?
- Conceder
Conceder é quando ambas
as partes do conflito cedem algo de valor. Usa-se quando uma situação é de
grande relevância para ambas as partes, mas elas possuem objetivos e propósitos
distintos.
É uma estratégia usada
quando em uma negociação ambos cedem algo de valor para se chegar a um
consenso.
- Colaborar
Em minha opinião, é a
melhor estratégia. É quando ambas as partes se unem para gerar uma solução onde
todos saem ganhando (ganha-ganha).
E você? Qual estilo de
resolução de conflitos mais usa em suas relações interpessoais? Aqui vale a
pena falar que os diferentes estilos podem se fazer necessários, ou
preferenciais, em determinadas situações.
Há momentos em que o
melhor é evitar, há situações em que se faz necessário forçar. Enfim,
assim está escrito no livro mais lido do mundo: existe um tempo certo para cada
coisa na vida.
Ao ler até aqui, você
ampliou sua visão e seu repertório de comportamentos em relação à resolução de
conflitos.
Convido você agora a
escolher ativamente qual estratégia comportamental irá utilizar em sua próxima
situação de necessidade. Ao fazer isso, você se tornará não somente um líder
melhor, como também um ser humano mais preparado e valorizado pelas pessoas ao
seu redor.
Valdez Monterazo - associado sênior na Sociedade Brasileira de Coaching, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias empresas. Saiba mais em: https://valdezmonterazo.com.br