Pesquisar no Blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Vegetação nativa cresce no estado de São Paulo

A revista Pesquisa, editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), acaba de publicar mais uma versão do Inventário florestal do estado de São Paulo, documento que mostra a situação das áreas do estado cobertas por vegetação nativa.

As notícias são animadoras: a regeneração florestal já é maior que o desmatamento. 22,9% ou 56,7 mil quilômetros quadrados do território paulista são ocupados por vegetação nativa, contra 17,5% há 10 anos atrás e 17,7% há 50 anos.

É importante uma cobertura de no mínimo 20% da área para que a vegetação possa ajudar a regular a temperatura, a umidade e os estoques de água, bem como proteger o espaço urbano contra inundações e deslizamentos de encostas.

A vegetação nativa continua concentrada na Serra do Mar, cujo relevo dificulta a ocupação urbana e a agricultura; mas é escassa no oeste do estado. As cidades de Ilhabela, Iporanga e Pedro de Toledo são as que tem a maior área coberta por vegetação nativa, respectivamente 94,1%, 90,9% e 90%. Em situação oposta estão São Caetano do Sul, Cruzália e Pedrinhas Paulista com apenas 1,6%, 3,7% e 3,9%; as duas últimas são cidades muito pequenas, situadas no oeste do estado.

O Inventário pode servir de base para a definição de políticas de fiscalização, conservação e licenciamento ambientais, apoio ao planejamento territorial e zoneamento ecológico-econômico. Foi produzido através da análise de imagens feitas pelos satélites americanos WorldView-1, GeoEye e QuickBird.

É uma boa notícia que esperamos possa incentivar o processo de recuperação de outras áreas degradadas.

 



Vivaldo José Breternitz - Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

Valéria Farinazzo Martins - Doutores em Ciências pela Universidade de São Paulo, são professores da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados